segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

O desafio de inovar ao longo de 300 anos

O que um mosquete, um microondas e uma roçadeira têm em comum? Todos são, ou já foram, fabricados pela Husqvarna, multinacional sueca em que a inovação é o carro chefe

Uma coisa é certa, ao longo dos anos de existência de uma empresa, seus produtos podem variar, mas a imagem da marca permanece.

- Publicidade -

Por isso, manter-se ativo no mercado durante centenas de anos é um dos grandes desafios para empresas de todo o mundo e o maior desejo de seus fundadores.

Isso requer flexibilidade, capacidade de inovação, investimentos em tecnologia e práticas de inteligência competitiva para que possam estar sempre à frente da concorrência e atender às demandas de mercado, que está em constante transformação.

A receita de sucesso ainda parece inalcançável para muitas empresas, mas a Husqvarna é um exemplo de que isso funciona.

- Publicidade -

Fundada em 1689, na Suécia, a multinacional iniciou suas atividades produzindo mosquetes (armas de fogo do feitio da espingarda), passou a fabricar bicicletas, motocicletas, eletrodomésticos e, hoje, atua no desenvolvimento de produtos destinados ao manejo de florestas e áreas verdes.

“Desde que foi fundada, nossa empresa ocupa uma posição de destaque no que diz respeito à inovação e readaptação da linha produção, sempre atentos às reais necessidades de seu usuário”, diz Gino Gragnani, Diretor Comercial da Husqvarna no Brasil.

Anos mais tarde, a multinacional decidiu se restabelecer no mercado civil, fabricando armas de caça e espingardas de tiro ao alvo.

- Publicidade -

Essa mudança ocorreu por uma decisão da empresa de se adaptar ao mercado e, novamente, fornecer alguns dos produtos mais demandados na época.

Atualmente, possui uma ampla linha de produtos como roçadeiras, cortadores de grama, tratores cortadores de grama, podadores de cerca-viva, motocultivadores, sopradores, motosserras e podadores de galhos.

“A capacidade de inovar e se reinventar sempre foi a receita para a empresa acompanhar o mercado e sobreviver por tantos anos. Além disso, a empresa possuiu uma visão que englobou todos os processos em que seus produtos estivessem envolvidos. Desde emissões de gases poluentes até a reciclabilidade de seus produtos, bem como as normas que seus fornecedores e transportadoras devem respeitar”. Um reflexo dessa política de responsabilidade ambiental foi a criação de motores com tecnologia X-TORQ, que emitem 60% menos poluentes na atmosfera e consomem 20% menos combustível.

Hoje, muitas empresas gostariam de trilhar o mesmo caminho e chegar a três séculos de atuação com influência em vários países no mundo.

Para alcançar esse patamar é preciso ter foco no presente e um olhar no futuro.

Analisar seus clientes e surpreendê-los com o que se tem de melhor a oferecer é fundamental, bem como a qualidade no serviço prestado e/ou produto que supere suas expectativas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno