Criado pela Fiat Automóveis, programa oferece oportunidade de trabalho e renda para comunidade vizinha à montadora
O programa social Árvore da Vida fechou o ano de 2008 com resultados recordes. A Cooperárvore – cooperativa social mantida pelo programa – apresentou um salto significativo na produção, aumentando a renda e melhorando a vida de cooperados e suas famílias.
Em 2008, foram produzidas e comercializadas 42 mil peças, um aumento de 127% se comparado à produção de 18.500 unidades no ano de 2007.
A gerente da cooperativa, Carla Cristina de Matos, explica que o crescimento se deve à fidelização dos antigos clientes e maior participação em feiras, o que aumentou a visibilidade da marca e, consequentemente, da demanda. Em 2008, a Cooperárvore participou de 17 eventos.
“O fato de oferecermos produtos ambientalmente corretos também impulsiona as vendas”, conta Carla. Parte da linha de produtos é confeccionada a partir de materiais reciclados, disponibilizados pela Fiat e seus fornecedores, como refugos e retalhos de cintos de segurança e tecidos de estofados automotivos.
Uma das cooperadas é Marilene Alves de Souza, 49 anos, moradora do Jardim Teresópolis, comunidade atendida pelo projeto.
Participando das atividades do programa desde 2006, ela conta que o bom resultado da Cooperárvore no último ano foi importante para gerar muito trabalho e garantir sua renda mensal.
Além disso, afirma que ser cooperada trouxe benefícios ainda mais profundos para sua vida, comprovando outros relevantes pontos de atuação da Cooperárvore.
“Antes de entrar para a cooperativa eu estava com dificuldades financeiras, depressão e não saía de casa. Trabalhar e conviver com as pessoas me ajudou a superar essa fase difícil”, diz Marilene.
Os resultados da Cooperárvore apontam o crescimento e o desenvolvimento dos participantes que, de acordo com o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage, é o objetivo principal.
“2008 marca um importante salto da cooperativa. E é exatamente isso que esperamos; o fortalecimento das pessoas na gestão, no compromisso e na produção para que no futuro eles sejam totais responsáveis pelo sucesso da Cooperárvore”, afirma.
O Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis é realizado desde 2004 pela Fiat Automóveis e pelas as ong´s AVSI e CDM, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, social e econômico da comunidade, localizada próxima à fábrica da montadora, em Betim.
O programa já conta com mais de 8 mil pessoas beneficiadas com atividades de capacitação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, esporte, música, dança e formação cidadã.
Números da Cooperárvore
Produção em 2008: 42 mil peças
Crescimento da produção em relação a 2007: 127%
Participação em eventos 2008: 17
Aumento da renda média por cooperado/mês em 2008, com relação a 2007: 101%
Felipe Massa visita a Fiat Automóveis – O piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, vice-campeão mundial pela Ferrari, participou de evento interno com os funcionários da Fiat Automóveis, na última terça-feira, 27 de janeiro, onde foi cumprimentado pelo Presidente da empresa na América Latina, C. Belini e pelos funcionários da Fiat por seu desempenho na Fórmula 1 em 2008 e pelo título mundial de construtores conquistado pela Ferrari neste ano.
Massa – Felipe massa visitou também a fábrica da Fiat Automóveis e já testou o próximo lançamento da montadora, o Punto Turbo. O modelo estará disponível no mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano.