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Produzido na Argentina, Agile utiliza os mais modernos processos de manufatura da General Motors

O Chevrolet Agile é produzido na moderna unidade industrial de Rosario, na Argentina, uma das primeiras fábricas da empresa a seguir o Sistema Global de Manufatura (GMS – Global Manufacturing System).

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Este sistema foi responsável pela modernização do processo produtivo na medida em que houve melhorias em termos de otimização das instalações e do lay out da fábrica, da instalação de novas ferramentas e equipamentos, no fluxo do abastecimento de materiais para a linha de montagem e logística, entre outros aspectos.

“Esta fábrica segue uma estrutura enxuta, assim como a de Gravataí (RS), com processos modernos de produção, que foram sendo estendidos para outras unidades ao longo dos anos”, destaca José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da GM Mercosul.

Segundo ele, na fabricação do Agile, foram utilizados diversos sistemas automatizados que garantem uma maior qualidade e uniformidade ao resultado final, seja nos processos de Funilaria, Pintura e Montagem Final.

Esta automação proporciona maior nível de repetibilidade dos processos, trazendo benefícios em termos de segurança e ergonomia aos operadores, bem como melhora de forma consistente a qualidade final dos veículos ali produzidos.

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As novidades estão em várias etapas do processo de manufatura do Chevrolet Agile. O setor de Funilaria ganhou 50 novos robôs, em função da produção do Agile, benefício que será compartilhado pelos demais modelos fabricados em Rosario.

Eles permitem maior repetibilidade nos processos de soldagem, aplicação de adesivos e operação de flangeamento (dobra de chapas que formam a carroceria), com visível impacto na melhoria da aparência da superfície das carrocerias.

Ainda no setor de Funilaria os equipamentos de solda apresentam monitoramento de pressão do fluxo de ar e corrente elétrica, o que garante ainda maior segurança aos operadores da fábrica, e maior integridade estrutural ao produto, pois quando acontece qualquer falha nos parâmetros estabelecidos, o serviço pode ser interrompido.

Desenvolvimento do Agile – O setor de Pintura também foi contemplado com 12 robôs equipados com equipamentos de última geração encarregados de aplicar os materiais de pintura: primer, base e verniz o que garante uma aparência de superfície altamente uniforme e uma qualidade final ainda mais apurada.

A automação também melhora a transferência da tinta para a carroceria.

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“Neste processo há uma sensível redução do desperdício, uma vez que 90% da tinta fixam-se no carro e 10% apenas são descartadas, enquanto que em um processo manual a perda é de 70%, o que traz óbvios benefícios também para o meio ambiente”, salienta Pinheiro.

No setor de Montagem Final houve uma renovação do parque de apertadeiras de controle eletrônico de torque, que substituem as aparafusadeiras pneumáticas e torquímetros manuais.

Por serem elétricas, essas ferramentas emitem um nível de ruído menor, dão mais conforto ao operador, são mais ergonômicas e ainda garantem torques finais perfeitos aos parafusos dentro das especificações técnicas estabelecidas pelo projeto dos veículos.

O nível de segurança das operações da GM Mercosul, aliás, é motivo de orgulho na companhia.

“As unidades industriais da região estão entre as mais seguras, equiparadas àquelas que chamamos de fábricas de referência”, observa José Eugênio Pinheiro.

Validação técnica – Chevrolet Agile e sua criação – O Chevrolet Agile é o primeiro modelo do projeto Viva, que dará origem a uma família de novos veículos, inicialmente para mercados emergentes como o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Apesar de seu lançamento ser neste ano de 2009, tudo começou há três anos.

Em meados de 2006, quando o departamento de Marketing da Chevrolet identificou a necessidade de ampliar sua gama de compactos para satisfazer um grupo crescente de consumidores, os departamentos de Design e Engenharia da General Motors do Brasil iniciaram sua busca por novos conceitos.

O primeiro sketch já foi apresentado no mesmo ano. Ainda distante do produto final, teve sua evolução mais significativa com a realização do crossover cupê GPiX (G de Global e PiX, de Picture, ou Imagem Global de um modelo criado para a marca), carro-conceito da Chevrolet apresentado durante a 25º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2008.

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