A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, acaba de atingir o seu recorde histórico de produção.
Em 2010, a fábrica de Resende entregou 68.002 unidades, incluídos os kits enviados para montagem nas unidades do México e da África do Sul.
Foi o maior resultado de todos os tempos, superando em 50% os números de 2009 (45.469 veículos).
Esse resultado permitiu à empresa atingir a liderança brasileira em vendas de caminhões acima de cinco toneladas pelo oitavo ano consecutivo, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam.
Em 2010, foram emplacados 45.319 caminhões da marca Volkswagen, assegurando a liderança tanto no segmento acima de cinco toneladas, com 29,1% de participação, quanto no mercado com mais de 3,5 toneladas, com 28,7%.
A diferença em relação à marca segunda colocada foi superior a 4.400 unidades. Em ônibus, a linha Volksbus assegurou a vice-liderança em licenciamentos, com 7.523 licenciamentos, participação de 28,7% e aumento de 23% em relação a 2009.
Nas vendas brasileiras no atacado, de janeiro a dezembro do ano passado, a MAN Latin America comercializou 48.649 caminhões, crescendo 42% em relação a 2009 e superando o volume de 2008 em 31%, até então o melhor ano da história da empresa.
O volume de ônibus Volksbus vendidos no País em 2010 foi de 8.716 unidades, número 30% superior ao de 2009 e 11% acima do de 2008.
No ano passado, mesmo com os mercados da América Latina e África ainda se recuperando dos efeitos da crise econômica mundial, as exportações da MAN Latin America chegaram a 8.007 caminhões e ônibus – um volume 54% superior às 5.194 unidades embarcadas em 2009.
“Também estamos comemorando os mais de 50 prêmios conferidos por nosso desempenho ao longo de 2010, como os de Empresa do Ano em Veículos Comerciais pelas revistas Carta Capital e Época Negócios, destaque no ranking Melhores de IstoÉ Dinheiro, a marca mais desejada pelos concessionários de caminhões e ônibus pelo segundo ano consecutivo e muito mais”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Um ano especial – O ano de 2010 foi marcado por grandes realizações e notícias para a MAN Latin America.
Ainda em janeiro, o presidente Roberto Cortes anunciou ao governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral o aumento na produção, com a contratação de mais 700 pessoas para as empresas do Consórcio Modular em Resende (RJ).
Três meses depois, Cabral visitou a fábrica da montadora no Sul Fluminense para assistir à abertura da linha de montagem dos caminhões MAN, com mais 100 colaboradores contratados, e ser comunicado dos planos para a construção de um Parque de Fornecedores, que ficará pronto em 2012.
A tecnologia de biocombustíveis da MAN Latin America, com pesquisa pioneira no mercado brasileiro de veículos comerciais iniciada em 2003, vem sendo testada por clientes da marca Volkswagen.
O mais recente desenvolvimento, um kit que permite a rodagem com 100% de biodiesel, foi destaque em setembro do ano passado durante a Feira de Hannover, na Alemanha.
Exibido num caminhão VW Constellation 24.250, chamou a atenção de visitantes de todo o mundo que conheceram o estande da MAN.
Os frotistas e transportadores autônomos ganharam mais opções nas linhas de caminhões e de chassis de ônibus Volkswagen.
O cavalo mecânico VW 26.370 6X4, disponível para venda em todo o País a partir deste mês, complementará a linha de extrapesados com motor Volkswagen NGD.
Além da configuração bitrem, o veículo também pode ser utilizado em outras aplicações com carretas convencionais onde se requer maior tração do cavalo mecânico. O protótipo de ônibus articulado com 320 cv de potência foi destaque no salão FetransRio em novembro, ao lado dos novos chassis VW 17.260 EOT piso baixo e VW 9.150 EOD plus.
Nos esportes, mais excelentes resultados. A MAN Latin America conquistou o tricampeonato brasileiro de montadoras na Fórmula Truck.
No futebol, os times Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro, Fluminense, e Resende Futebol Clube, além da Confederação Brasileira de Futebol, passaram a usar o ônibus VW 18.320 EOT como o transporte oficial de seus atletas, dentro do projeto Seleção Volksbus.
“Sem dúvida, 2010 foi o melhor ano na história de nossa empresa. Nossos colaboradores, parceiros e clientes estão de parabéns”, comemora Roberto Cortes.