sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Downsizing, revolução nos 35 da Fiat

Nas comemorações de 35 anos de operação industrial no Brasil, a Fiat revogou um costume de engenharia – o aumento de potência está ligado ao aumento de cilindrada, de massa e volume do motor.

- Publicidade -

Seu pequeno 1.4 T-Jet, que equipa Punto, Bravo e Linea, ganhou enorme implemento em potência, saltando dos 215 cv para 260 valentes cavalos. Por enquanto não está disponível para os carros de rua, mas restritos aos Linea do Trofeo que os reúne.

Conseguir maior potência e emissões, diminuindo o tamanho e o peso do bloco do motor, é um processo chamado Downsizing, redução de tamanho.

É um desafio para a engenharia e os resultados permitem atender às exigências legais de consumo e emissões.

Há outras conseqüências benéficas aos usuários de carros e ruas: com a diminuição do tamanho do motor, novos projetos de carros podem ter menos espaço destinado ao propulsor. Isto pode aumentar a área para os passageiros, ou reduzir o comprimento do veículo.

- Publicidade -

A Fiat, por sua comandada FPT – Fiat Powertrain Technologies – domina esta tecnologia e, mais recentemente, deu revolucionário passo criando o cabeçote Multi Air, o primeiro na história da motorização com regulagem da entrada de ar.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança