sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Em 2012 os motores da F-Indy passam de aspirados para turbos

Tendo o etanol como combustível, os preparadores dos novos motores poderão optar pelo uso de um ou dois turbocompressores BorgWarner EFR, cada um com dois tamanhos de carcaça de turbina – dependendo do traçado de cada pista

Recife (PE) Com assessoria da Lellis Assessoria de Imprensa e Consultoria Ltda

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

A partir de 2012, os carros da Fórmula Indy deixarão de usar motores aspirados.

Em seu lugar entrarão motores de 4 e 6 cilindros de até 2,4 litros, todos superalimentados por turbocompressores BorgWarner EFR (Engineered For Racing).

- Publicidade -

A Honda, que desde 2006 era a única fornecedora de motores para a categoria (V8 de 3,5 litros e 650 cv), já anunciou seu motor para a próxima temporada: um V6 biturbo de 2,4 litros, 40% mais barato do que os utilizados neste ano.

Em 2012, o fabricante japonês também sofrerá a concorrência de outros dois fabricantes de motores.

Tendo o etanol como combustível, os preparadores dos novos motores poderão optar pelo uso de um ou dois turbocompressores BorgWarner EFR, cada um com dois tamanhos de carcaça de turbina – dependendo do traçado de cada pista. Motores de 2,2 litros também foram desenvolvidos.

- Publicidade -

A linha de turbocompressores BorgWarner EFR foi lançada em novembro de 2010, em Las Vegas, especialmente para repotenciar motores de 200 a 1.000 cv.

Para a Fórmula Indy, este turbo foi desenvolvido com rotores de turbina em liga de “titanium aluminide”, mancais de rolamentos com esferas em cerâmica e carcaça da turbina de aço inoxidável.

Inicialmente projetados para tunadores e entusiastas por desempenho, os turbos EFR foram customizados para a categoria mais veloz do automobilismo mundial, utilizando técnicas de redução de peso e carcaças de saída projetadas especificamente para esta utilização.

Na próxima temporada da Fórmula Indy, os motores com estes turbos terão potência variando entre 560 e 700 cv, dependendo da preparação de cada um.

Ou seja: é o chamado “downsizing” (diminuição dos motores sem perda de potência) também no automobilismo de competição.
Mecânica Online®

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias Tecnovidade

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn