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Com design e acabamento refinado, Novo Classe A parte de R$ 99.900

O segmento de compactos premium fica ainda mais competitivo com a chegada do Novo Mercedes-Benz Classe A. Principal lançamento da fabricante alemã no mercado brasileiro, o modelo 2014 do A 200 Turbo chega em duas versões, Style e Urban, com opção única de motorização, a já conhecida 1.6 que produz 156 cavalos de potência e transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem.

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Tanto a transmissão como o motor, são os mesmos já utilizados no modelo Classe B, apresentado no ano passado.

Tendo o fator preço como um dos principais atrativos, o mais novo “modelo de entrada” da fabricante alemã faz parte do programa NGCC (New Generation of Compact Cars – nova geração de carros compactos) da Mercedes-Benz, um capítulo completamente novo tanto na história da marca como na do segmento dos compactos, marcado pela combinação entre design emocionante e propulsão eficiente.

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Carro bonito não é apenas o mais importante. É preciso ter engenharia por trás dos traços. É aí o diferencial dessa nova geração de veículos que a Mercedes-Benz começa a introduzir no mercado. O arrasto aerodinâmico foi fator decisivo no desenvolvimento do modelo.

Com o valor significativo de 0,27 para o CD, o novo Classe A vai além de um design bonito, mas principalmente funcional, que interfere até mesmo na redução do consumo de combustível e redução de ruídos em alta velocidade. O que para muitos pode parecer apenas um enfeite, o aerofólio traseiro é ítem de série e exerce papel importante no ganho aerodinâmico.

Analisando melhor as características de design do Novo Classe A, encontramos uma forte identidade evidenciada pela grade do radiador com a estrela da Mercedes-Benz destacada no centro. A grade é independente do capô e está integrada ao amplo para-choques, que traz grandes entradas de ar e, na versão Style, os faróis de neblina.

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As linhas frontais são claramente esportivas, em forma de flecha, suavizadas nas extremidades, com destaque também para os faróis com luzes de circulação diurnas e lâmpadas bi-xenônio, no pacote Urban.

A concepção da traseira, visualmente estruturada horizontalmente, reforça a percepção de largura, e maior robustez ao modelo. As lanternas estendem-se para baixo e para os lados e são formadas de peças únicas, contando com LEDs de alto desempenho.

Os para-lamas traseiros salientes criam “ombros” largos para o carro e, para reforçar ainda mais o visual alargado, o para-choques traz um difusor central preto texturizado. Defletores aerodinâmicos com bordas cuidadosamente desenvolvidas otimizam o fluxo de ar sobre a larga e plana superfície do vidro traseiro.

Lateralmente, o Classe A se caracteriza pela linha do teto lembrando a de um cupê, que se curva no sentido da traseira, contrapondo-se à linha de cintura, que sobe na mesma direção, estreitando a área das janelas posteriores.

Os retrovisores externos têm design aerodinâmico para redução do arrasto e de ruídos em alta velocidade e possuem luzes indicadoras de direção integradas. Destacam-se também as rodas de liga leve com design exclusivo, com 16 polegadas na versão Style e 17 polegadas na Urban.

A essência da Mercedes-Benz no exterior do Classe A tem continuidade quando o motorista entra no veículo. A atenção aos detalhes é evidenciada pelas formas, acabamentos das superfícies e seleção de materiais.

Únicos no segmento, os bancos esportivos proporcionam ótima ergonomia e visual atraente, com as áreas dos ombros acentuadas, o formato concha proporciona maior apoio lateral nas curvas. Os pacotes Urban e Style oferecem dois distintos padrões de acabamento para maior individualização.

As versões de acabamento estão fortemente caracterizadas no painel de instrumentos. O pacote de iluminação e visibilidade aumenta a sensação de valor agregado por meio de um extenso conjunto de luzes internas.

Molduras com acabamento metálico em cromo prateado conferem uma percepção de alta qualidade. De acordo com o modelo escolhido, elas estão presentes no volante, saídas de ar, console central, apoios de braços das portas e diversos controles.

O volante multifuncional com três raios possui 12 teclas e, na versão Urban, é revestido de couro. No conjunto de instrumentos, destacam-se os quatro mostradores redondos – dois maiores, velocímetro e conta-giros, e dois menores, indicadores do nível do tanque e temperatura do motor, inseridos sobre os grandes. Ao centro, um display multifuncional com 11,4 cm.

No console central fica o display digital de 5,8 polegadas com bordas cromadas, juntamente com o sistema de som Audio 20. As saídas de ar do sistema de ventilação e climatização lembram turbinas.

As portas da linha Style tem o centro dos painéis revestidos em tecido, com os apoios de braço em preto, com costuras cinza cristal e frisos em cromo prata. No Urban eles são de couro sintético. O porta-luvas iluminado tem capacidade de 6,6 litros e as bolsas das portas acomodam garrafas de até um litro. Graças à ausência da alavanca do câmbio, há mais espaço no console central.

Segurança de série – Esportividade de verdade combina mesmo é com segurança. Com itens normalmente presente em modelos superiores, o Novo Classe A traz de série sete airbags e, entre outras tecnologias, os sistemas ATTENTION ASSIST, que detecta a fadiga do condutor, e freios ABS, que ajuda o motorista em situações de alto risco.

Na hora de manobrar o motorista deve ficar atento, pois em nenhuma versão é disponibilizada qualquer assistência para estacionamento, como sensores por exemplo.

Mecânica Online – Fica fácil falar do propulsor utilizado no Novo Classe A, já que é mesmo que equipa modelos como o Classe B e a Classe C. O motor a gasolina M270 tem a função ECO start/stop, que é equipamento de série, que aumenta sua eficiência, economia e o desliga sempre que o carro for imobilizado, voltando a funcionar assim que o motorista deixa de pressionar o pedal do freio.

O motor a gasolina com injeção direta e turbo alimentado gera uma potência de 156 cv a 5.300 rpm e um elevado torque de 250 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm. O pacote tecnológico do motor de quatro cilindros conta com vários elementos introduzidos inicialmente nos motores BlueDIRECT V6 e V8 dos automóveis da Classe S da Mercedes-Benz, entre eles a terceira geração do sistema de injeção direta.

A eficiência do motor do novo Classe A resulta da combinação desse sistema de injeção direta e da turbocompressão por meio dos gases de escapamento, um processo de combustão mais eficiente e um espectro de estratificação ampliado para operação com queima “magra”, utilizando injetores de ação rápida para múltipla injeção do combustível, além da ignição multifaíscas sob demanda.

O sistema CAMTRONIC é uma inovação mundial introduzida no motor 1,6 litro: ele ajusta a elevação das válvulas de admissão, restringindo a quantidade de mistura utilizada em regime de bcarga parcial e, desta forma, otimizando o consumo.

Toda a eficiência do motor é otimizada pela transmissão automática 7G-DCT, com dupla embreagem. Pesando apenas 86 quilogramas, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem.

Graças a essa configuração, as mudanças para a próxima marcha – acima ou abaixo – são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo.

Um fator determinante para a eficiência geral e o dinamismo do Classe A é a integração entre a transmissão e o motor. As unidades eletrônicas de controle dos dois componentes trocam dados continuamente, levando ao melhor aproveitamento em quaisquer circunstâncias.

Caso deseje, o motorista pode trocar as marchas manualmente, utilizando os shift paddles, palhetas colocadas atrás do volante. Outra particularidade do Classe A é a ausência da tradicional alavanca de comando do câmbio no console, o que proporciona mais espaço livre na cabine.

O controle da transmissão é feito por uma pequena alavanca seletora na coluna de direção, à direita do volante. O câmbio oferece três modos de condução: ECONOMY, SPORT e MANUAL. No primeiro, as trocas de marchas são totalmente automáticas e feitas em baixas rotações, privilegiando o conforto e o baixo consumo de combustível.

No modo SPORT, também automático, as mudanças são mais rápidas e acontecem em rotações mais altas, aumentando a agilidade do Classe A. O modo MANUAL dá total liberdade ao motorista para trocar marchas conforme seus próprios critérios, utilizando os shift paddles.

Nos modos ECONOMY e SPORT, o motorista pode intervir a qualquer momento para realizar mudanças de marchas manualmente. A transmissão volta a operar automaticamente caso os shift paddles permaneçam inativos por mais de 12 segundos ou, em descidas longas ou trechos muito sinuosos, após um tempo maior.

Suspensão, aerodinâmica e segurança – O dinamismo prometido pelo design e pelo sistema de propulsão é complementado pelo trabalho da suspensão, construída em alumínio. O baixo centro de gravidade e um novo eixo traseiro 4-link formam a base do comportamento do automóvel.

A suspensão dianteira é tipo Mc Pherson, configuração compacta que proporciona grande agilidade, maior conforto e alta segurança na condução. A geometria do eixo foi projetada para minimizar a influência das irregularidades do piso na direção, assim como a disposição dos componentes, com peso reduzido.

Na suspensão traseira, a construção permite que as movimentações e dinâmica longitudinal e lateral das rodas sejam praticamente independentes, mais uma vez reforçando as características de dirigibilidade e conforto de rodagem. A adoção do alumínio em toda a estrutura, reduzindo o peso, permite respostas mais imediatas às ondulações e irregularidades do piso.

A direção eletromecânica do Classe A foi completamente reprojetada e agora o motor elétrico fica posicionado diretamente sobre a caixa de direção, que utiliza um sistema de duplo pinhão, compacto e extremamente preciso.

Linha Style – Características

Externas:

• Rodas de liga leve de 16 polegadas com 10 raios e pneus 205/55 R16

• Grade do radiador com duas hastes na cor do veículo e acabamento cromado

• Friso na linha de cintura com acabamento cromado

Internas:

• Bancos esportivos em couro sintético ARTICO / tecido Messancy e costuras contrastantes

• Acabamento do painel com visual matrix

• Painel com alto brilho, seletor de luz giratório com acabamento cromado prata e saídas de ar em estilo turbina com acabamento cromado prata

Linha Urban – características

Externas:

• Rodas de liga leve de 17 polegadas com cinco raios duplos e pneus 225/45 R17

• Grade do radiador com duas hastes na cor prata e acabamento cromado

• Sistema de escapamento duplo, com ponteiras ovais e acabamento cromado

• Frisos na base das janelas com acabamento cromado

Internas:

• Bancos esportivos em couro sintético ARTICO / tecido Larochette e costuras contrastantes

• Acabamento com padronagem diamante

• Volante multifuncional esportivo com três raios, revestido em couro, perfurado na área de grip com costuras contrastantes

• Painéis das portas revestidos em couro

• Fundo dos instrumentos na cor branca

Conectividade – O Classe A conta com o sistema Audio 20, equipado com rádio, leitor de CDs e teclado de telefone, que pode ser operado pelo volante multifuncional e inclui alto-falantes especialmente configurados para o modelo.

O sistema proporciona fácil operação de todas as principais funções, por meio de uma interface compartilhada e um display a cores com tela de 14,7 centímetros (na diagonal). Também conta com interface Bluetooth com função hands-free e streaming de áudio para reproduzir arquivos de música, transferência de dados do telefone celular para a unidade principal via Bluetooth (PBAP – Phonebook Access Profile), entradas de áudio USB e AUX e conexão para a integração de dispositivos móveis no apoio de braços central (de série).

Dados técnicos

Motor  
Nº de cilindros/disposição  4 em linha, transversal 
Nº de válvulas por cilindro 4
Cilindrada (cm3) 1.595
Potência nominal [kW (cv)/rpm] 115 (156) / 5.300
Torque máximo (Nm/rpm) 250 / 1.200 – 4.000
*Aceleração 0 – 100 km/h (s) 8,3
Velocidade máxima (km/h) 224
Câmbio Automático, dupla embreagem, 7 marchas
Diâmetro de giro (m) 11,00
Peso /carga útil (kg) 1.370/565
Peso máximo admissível (kg) 1.935
Carga máxima sobre o teto (kg) 100
Pneus versão STYLE 205/55 R16
Pneus versão URBAN 225/45 R17
Volume do porta-malas (l) 341 – 785
Volume máximo do porta-malas (l) 1.157
Capacidade do tanque de combustível/reserva (l) 50/6,0
Comprimento (mm) 4.292
Largura (com espelhos) (mm) 2.022
Altura (mm) 1.433
Preços R$ 99.900,00 (Style)

R$ 109.900,00 (Urban)

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