sexta-feira, 10 maio , 2024
28 C
Recife

Oficina de Curitiba é referência em customização no segmento duas rodas

O mercado de customização está em ascensão no Brasil, e não é para menos. Cada vez mais os proprietários dos veículos sob duas rodas procuram customizar suas motocicletas com um único objetivo: ter em sua propriedade um exemplar único e exclusivo. A busca por exclusividade faz com que as oficinas de customização trabalhem com projetos criativos e ousados, com o objetivo de ter ao final um produto com design inovador. Em muitos casos, os projetos de customização tendem a refletir a personalidade do proprietário da motocicleta.

- Publicidade -

Em Curitiba, a oficina Celio Motorcycles, do empresário Célio Dobrucki, tem muita história pra contar. Referência em customização no segmento duas rodas, a Celio Motorcycles é responsável por uma grande parte das motocicletas customizadas no Brasil (e também no exterior). A oficina conta com clientes fiéis que já fizeram diversas alterações nas motos e customização em mais de um modelo de motocicleta. Entre as marcas de maior preferência dos clientes estão Harley-Davidson e Triumph.

Celio se preocupa muito com a informação visual que a moto vai passar para o cliente. “Além de ser um trabalho bom precisa ser algo que combine com o perfil do cliente. Não pode ser apenas uma customização.

Os clientes não percebem mas acabo fazendo um estudo de cada um, por suas atitudes, seus gostos, sua personalidade e em cima disso crio um projeto de customização que satisfaça o cliente”, explica o customizador Célio Dobrucki. Entre alguns dos clientes que já fizeram customizações de suas motocicletas na oficina Célio Motorcycles estão Vera Felippetto (que inclusive conta com um blog onde fala sobre Harley-Davidson – http://883zen.blogspot.com.br), Sylvio Rocha e Dauzelei Benetton (considerado o maior Harleyro do mundo (http://migre.me/omfnL).

A motocicleta de Dauzelei Benetton que aparece no vídeo citado no link acima, um modelo Harley-Davidson Road King 2010, foi customizada com inspiração no estilo “Live to Ride”, com uma águia com bico feito com pintura em folhas de ouro. O próximo projeto de Célio Dobrucki para o cliente Dauzelei Benetton já está em andamento e promete ser uma customização especial, já que se trata da quarta motocicleta a ser projetada pela oficina para este cliente.

- Publicidade -

Entre outras customizações em destaque estão a Harley-Davidson Heritage 1997 com motor evolution 1340, de cor branca. A motocicleta ganhou nova pintura, escapamento, guidão, manoplas, filtro de ar, piscas, rodas, banco e espelhos. Além disso, a Harley-Davidson Sportster Forty-Eight, de cor verde, ganhou nova pintura, para-lama, filtro de ar, escapamento e manoplas.

Paixão que começou na infância – Considerado um dos pioneiros no mercado de customização de Harley-Davidson no Brasil, e um dos principais do mundo, Célio Dobrucki, da Célio Motorcycles começou a sua história, de paixão e sucesso, customizando capacetes. Logo na infância, aos 3 anos de idade, Célio começou a frequentar a oficina de seu avô (mecânica e pintura) e depois de seu pai (pintura).

Trocou as famosas “peladas” (jogos de futebol) com os amigos pelas constantes visitas a oficina. Aos 13 anos Celio comprou sua primeira moto, uma Mobilete. Foi também sua primeira moto customizada. Já com 20 e poucos anos e algumas motos customizadas, Celio comprou uma Yamaha RD 350, também conhecida como “Viúva Negra”. “Eu não tinha o dinheiro para comprar um capacete, pois havia comprado a moto e não sobrou nada.

Lembrei então que tinha um capacete velho e resolvi pintar. Fui na oficina do meu pai e customizei o capacete. Logo no primeiro ano, após este primeiro trabalho, pintei 12 capacetes, pois vários amigos viram o trabalho e gostaram. E naquela época havia um mercado muito grande com o Kart, automobilismo, era década de 90. Já no segundo ano eu pintei 260 capacetes e depois mais. Foram 5 anos pintando capacetes”, conta Celio Dobrucki. Na sequência Celio começou a customizar motos.

Em 1998 quando a Harley-Davidson instalou sua primeira loja em Curitiba, Celio foi chamado para customizar Harley para um proprietário de motocicleta interessado em seu trabalho. Ali foi seu primeiro contato com a Harley. Na sequência, Celio customizou 10 motocicletas Harley-Davidson, no mesmo ano.

- Publicidade -

No ano seguinte comprou uma Harley-Davidson, de cor verde, que atualmente é de propriedade de seu sócio Marcelo Guaiba. “Trabalhei até 2004/2005 focado nesse mercado de customização, depois o próprio mercado deu uma encolhida. Agora começou a vir a tendência de “menos é mais”, das bobbers e café racer, onde não é preciso gastar muito e usar mais da criatividade”, explica Celio.

Célio não é apenas um customizador, ele cria algumas de suas motos desde o chassis, como por exemplo as Bobbers que criou e montou nos EUA, mais especificamente em Miami e Colorado. Além disso, Célio criou e montou uma Bobber para o seu filho, hoje com 6 anos.

De seu contato com as Harleys, surgiu a necessidade de mudar um guidão, uma pedaleira, buscando sempre aprimorar. “Buscava em revista, internet, fiz alguns cursos de solda e me inteirei bem no que eu poderia fazer com moto. 3 anos depois eu estava fabricando um chassis inteiro, peças, fazendo o desenho de uma moto por inteiro e todo tipo de partes das motos”, conta Celio. Foi a partir de seu trabalho de muito capricho, com pinturas minimalistas e a grande procura por serviços de mecânica que Celio abriu a oficina, onde passou a oferecer um serviço completo com pintura e customização, mecânica e venda de peças próprias, terceirizadas e importadas.

A dificuldade de encontrar peças no Brasil fez com que Celio abrisse uma importadora. “Com um mercado grande e lucrativo eu montei um dos maiores sites de revenda de peças do Brasil, o celiomotorcycles.com (ou .br)”, diz Celio. Em 2013, o empresário lançou a loja virtual com peças de marcas como Drag Specialites, Vance & Hines, Harley-Davidson, entre outras. O objetivo é atingir o público de cidades onde não tem uma loja especializada em Harley, mas que existe a possibilidade de entrega via Correios. Mesmo assim, os principais pedidos partem de estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais