A Ford lança no Brasil a versão fastback de quatro portas da linha Focus, que chega ao mercado com inovações no visual, no refinamento técnico e nos equipamentos. O Focus Fastback começa a ser vendido em agosto para atender os consumidores do segmento de carros médios com uma nova proposta de esportividade, desempenho, segurança e tecnologia.
O Focus Fastback representa muito para a imagem da marca por ser considerado um legítimo veículo com o “DNA Ford”. Sua silhueta dinâmica, inspirada nos atuais carros globais da Ford, traz uma conexão emocional com outros modelos de grande sucesso.
“O Focus Fastback quer conquistar um consumidor de perfil diferente no segmento de carros médios, que deseja mais espaço no porta-malas sem ter de abrir mão da esportividade, performance, tecnologia e prazer de dirigir.
O Focus Fastback atende plenamente essa aspiração do cliente em ascensão e entusiasta. Por isso dizemos que ele é um carro para quem gosta de carro”, afirma Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.
O Focus Fastback conta com as versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades.
É um carro com muito conteúdo, design, inovação e tecnologia, com preço a partir de R$ 77.900 para competir num segmento muito disputado, em que predomina a oferta de veículos de perfil mais conservador no estilo e equipamentos.
Design Fastback Inspirado em Ícones da Marca – O Focus Fastback é um carro inovador, que traz a influência de design de outros ícones da marca, sem perder a identidade expressiva da linha.
O capô amplo com ressaltos dá ao carro uma presença imponente. O para-choque dianteiro, de linhas limpas, exibe um novo desenho na tomada de ar inferior e nos faróis de neblina – item de série em todas as versões.
A grade dianteira poligonal incorpora o atual estilo de design da Ford, com frisos cromados nas versões Titanium e tipo colmeia nas SE. Os novos faróis, mais afilados, avançam nas laterais com traços dinâmicos e elegantes.
A versão Titanium Plus vem com luzes de LED e faróis bi-xenon adaptativos, que regulam o facho de luz conforme a velocidade e direção.
A lateral é ágil, com uma linha de teto fluida que percorre o carro até a traseira, desenhando uma curva suave. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenhos exclusivos para as versões SE, SE Plus e Titanium. Na traseira, as novidades incluem as lanternas mais estreitas e translúcidas, acentuando a esportividade.
O para-choque traseiro foi redesenhado, assim como a tampa do porta-malas de formas limpas e precisas. As mudanças estéticas beneficiam também a aerodinâmica do veículo, que ficou 4% mais eficiente, com um coeficiente de 0,296 Cx, o melhor da categoria.
A linha conta com nove opções de cores modernas e elegantes, que fazem parte do portfólio global da marca: as perolizadas preto Gales, cinza Moscou, cinza Ubatuba, prata Viena e azul Aurora, as metálicas azul Mônaco e prata Geada e as sólidas vermelho Bari e branco Ártico.
Por dentro o requinte também evoluiu, com o uso de materiais nobres e peças de encaixes precisos. O painel, moldado em espuma injetada, tem acabamento em material macio ao toque e traz no centro a tela do sistema de conectividade SYNC (de 8 ou 4,2 polegadas, conforme a versão).
A cabine em estilo “cockpit” faz do motorista o ator principal, criando um ambiente equilibrado e envolvente. O volante revestido em couro incorpora os comandos de áudio, do sistema de conectividade e do câmbio.
Os bancos, revestidos em couro a partir da versão SE Plus, contam com ajustes elétricos para o motorista na versão topo de linha. O ar-condicionado digital tem comandos independentes para o motorista e o passageiro. Espelho retrovisor eletrocrômico é item de série em todas as versões.
“A renovação de geração do Focus no Brasil está sendo feita em sintonia com o seu lançamento nos Estados Unidos e Europa. O conceito fastback de quatro portas do Focus tem inspiração em modelos icônicos da Ford, como o Mustang e o Fusion lançados recentemente. Ao mesmo tempo, o interior foi projetado para quem gosta de ‘vestir’ o automóvel e estar conectado”, explica Fábio Sandrin, supervisor de Design da Ford.
Segurança 5 Estrelas e Assistente de Frenagem Autônomo – O Focus Fastback foi projetado para atender às normas internacionais de segurança e emissões mais exigentes. Assim como em outras partes do mundo, o Focus produzido regionalmente tem o padrão máximo de cinco estrelas do Latin NCAP, entidade responsável pela classificação de segurança dos veículos comercializados na América Latina.
Contribuem para essa pontuação a oferta de até seis airbags (frontais, laterais e de cortina), a estrutura reforçada com aços de alta resistência e barras de proteção lateral e o sistema de alerta pós-acidente. Possui também sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis.
Na segurança ativa, tem um conjunto de sistemas eletrônicos, chamado AdvanceTrac, que inclui os controles de estabilidade e tração e de torque em curvas. Incorpora ainda um novo recurso de controle de estabilidade preventivo, conhecido pela sigla ETS, que atua para evitar derrapagens.
Assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, controle de torque em curvas e luz de emergência em frenagens bruscas completam o sistema AdvanceTrac.
A versão Titanium Plus vem equipada com o assistente de frenagem autônomo, tecnologia desenvolvida para o tráfego urbano. Através de sensores, ele identifica partes reflexivas no veículo à frente (como placa e lanternas) e aciona os freios em caso de colisão iminente.
O sistema pode evitar o impacto em velocidades até 20 km e é capaz de reduzir os danos em velocidades de até 50 km/h. Esse sistema funciona exclusivamente na prevenção de choque traseiro em outro veículo e não detecta pedestres, motos ou bicicletas.
Direção Elétrica e Suspensão Independente Multilink – O Focus Fastback chama atenção pela suavidade e precisão na condução. Suas mudanças de engenharia foram especialmente concentradas na dirigibilidade, que ficou ainda mais impressionante com a nova calibração da direção elétrica.
Esse aprimoramento garante maior precisão e facilidade nas manobras, através de um sistema progressivo que atua de acordo com a velocidade do veículo.
Também foram aplicados novos ajustes na suspensão. Na frente, o Focus Fastback tem a consagrada suspensão McPherson, enquanto que a traseira é independente Multilink, com o recurso de barra estabilizadora.
Para aumentar a economia de combustível, foram introduzidos um novo sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador, dependendo da demanda solicitada, além de um novo compressor de geometria variável para o ar-condicionado.
Também foram adicionados novos materiais isolantes que deixaram o habitáculo do veículo muito silencioso. Esse trabalho incluiu a aplicação de isoladores de alta eficiência nas caixas de rodas, na parte interna dos espelhos retrovisores, nos extratores de ar e um novo carpete interno.
“O Focus é um carro excelente de dirigir. Além disso, ficou mais econômico e reduziu as emissões. Está 8,2% mais econômico com etanol e 4,2% com gasolina”, diz Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford.
Motor 2.0 Flex com Injeção Direta e Câmbio Automático Sequencial com “Paddle Shift” – O conjunto mecânico do Focus Fastback é equipado com o elogiado motor Direct Flex 2.0, fabricado em alumínio, o primeiro no mundo a oferecer injeção direta com etanol e gasolina.
Ele gera 178 cv e torque de 221 Nm com etanol. Sua elasticidade é revelada pela curva de torque, com 88% da força máxima disponível a 2.750 rpm. Além disso, conta com a melhor relação peso-potência da categoria.
Esse motor vem associado ao câmbio automático de seis velocidades sequenciais com dupla embreagem. Ele tem dois modos de condução: Drive (D), com giro mais baixo para privilegiar o conforto e o consumo, e o Sport (S) para uma condução mais esportiva com trocas de marcha em até 0,2 segundo.
Uma novidade é o “Paddle Shift”, disponível a partir da versão SE Plus, que possibilita a troca de marchas por teclas no volante, tanto no modo Drive como no Sport, um item muito desejado por entusiastas de veículos com pegada esportiva.
A durabilidade do motor foi ampliada com uma nova proteção térmica no cabeçote. Foi adicionado um sensor de temperatura que promove o desligamento automático dos cilindros em caso de superaquecimento.
Ele também tem a função de desligar automaticamente o motor após 30 minutos sem o carro estar em movimento.
Estacionamento Automático e Tecnologia Embarcada – Uma das inovações na tecnologia embarcada é o estacionamento automático de segunda geração, disponível no Focus Fastback Titanium Plus.
Além de identificar os espaços disponíveis, ele permite estacionar o veículo em vagas paralelas ou perpendiculares, comuns nos shopping centers, sem precisar mexer na direção. O motorista apenas controla o acelerador e o freio e o carro estaciona sozinho.
A relação de itens de conveniência é ampla e, conforme a versão, inclui: ar-condicionado digital, espelhos externos com rebatimento elétrico, chave com sensor de presença e partida sem chave, retrovisor eletrocrômico, limitador de velocidade, controle de velocidade de cruzeiro e acendimento automático dos faróis.
Em todas as versões, é disponível uma chave programável, chamada My Key, que permite limitar vários parâmetros do carro quando ele é usado por terceiros.
Para a conectividade, o Focus Fastback traz o sistema multimídia SYNC, com comandos de voz, duas entradas USB, tomada de 12 V e tela colorida de 4,2 polegadas (versões SE) ou de 8 polegadas (versões Titanium). Estas últimas vêm também com o MyFord Touch, tela colorida no painel que permite configurar as funções dos instrumentos e do computador de bordo, além de navegador e sistema de som premium da Sony com nove alto-falantes.
O AppLink, para acessar aplicativos de smartphones, e o Assistente de Emergência, que quando conectado ao celular faz chamadas ao SAMU em caso de acidentes graves, são recursos de série do equipamento.
Versões Completas e Preços Atrativos – A Ford trabalhou em várias frentes para oferecer um veículo completo e superior em equipamentos ao mesmo preço do modelo anterior, nas principais versões de comercialização.
A versão de entrada é a 2.0 SE AT, que custa R$ 77.900, mesmo preço do modelo anterior, com mais equipamentos. Vem de série com rodas de liga leve de 17″, duplo airbag, sistema Advance Trac (controle de estabilidade, tração e curvas, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus e assistência de frenagem de emergência), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.
Em seguida, é ofertada a versão SE Plus AT, que por R$ 2.000 a mais (ou seja, R$ 79.900,00), além desses equipamentos acrescenta rodas de liga leve 17″ exclusivas, quatro airbags (frontais e laterais), bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, “Paddle Shift”, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de dupla zona.
A versão Titanium, pelo preço de R$ 87.900,00, oferece ainda: rodas de liga leve 17″ exclusivas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8″, tela multifuncional colorida de 4,2″ no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com nove alto-falantes.
A topo de linha Titanium Plus custa R$ 96.900 e vem com tecnologia de ponta só encontrada em modelos de preço muito superior, no segmento de alto luxo. Traz tudo que as demais versões oferecem mais o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.
Fidelização, Seguro e Plano de Manutenção – Além dos preços atrativos, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Por tempo limitado, a Ford criou uma pré-venda especial para esses clientes que comprarem o novo Focus 2016.
Os valores da chamada cesta de peças de reposição da linha foram mantidos e são altamente competitivos dentro do segmento. Isso permitiu à Ford oferecer outra vantagem inédita para os clientes: a empresa vai pagar o custo das revisões durante os três anos de garantia das primeiras 2.000 unidades vendidas.
A Ford Seguros, através da Mapfre Seguros, também oferece um plano de seguro diferenciado neste lançamento, com preço médio nacional de 3,8% do valor do carro.
A apólice, sem perfil do condutor, considera apenas o CEP do proprietário e inclui garantia de peças originais, franquia fixa, indenização pelo valor do carro 0 km (tabela FIPE) nos primeiros 12 meses do plano e assistência AutoMais de 250 km.
O preço do seguro para o Focus Fastback Titanium, por exemplo, é de R$ 3.332. O Titanium Plus, por ser equipado com o assistente de frenagem autônomo, conta com um desconto adicional de 15% e sai por R$ 3.198.
A garantia do veículo é de três anos, sem limite de quilometragem, e inclui assistência com guincho por todo o período, também sem limite de quilometragem, além de três diárias de carro reserva em caso de necessidade.
“A Ford lança o Focus Fastback 2016 com inovações no design, tecnologias inéditas de segurança e conveniência, além de refinamentos na dirigibilidade e performance”, afirma Oswaldo Ramos. “Também criamos condições especiais no preço, na manutenção e no seguro. Acreditamos que são muitas as vantagens para o consumidor aprimorar a sua experiência com o Focus e com a marca”, conclui.