sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Peugeot apresenta suas novidades no 66º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt

Após anunciar a volta dos resultados positivos no último Salão de Genebra, a PEUGEOT acelerou seu desempenho comercial ao longo do primeiro semestre de 2015 e, em Frankfurt, informa a venda 886 mil unidades até o final de junho deste ano, número que registra um aumento de 3,9% das vendas mundiais e uma forte progressão na Europa (+6,7%), Ásia (+9,6%), África / Oriente Médio (+10,9%) e Índia Pacífico (+50,2%), ao mesmo tempo em que prossegue sua estratégia de subida de gama.

- Publicidade -

1 – Referência em sustentabilidade

Em 2020, o grupo PSA PEUGEOT CITROËN estabeleceu como metaum nível médio de emissões de 95g de CO2/km na região da União Europeia.

Nos cinco primeiros meses de 2015, foi o primeiro fabricante de automóveis a ficar abaixo da marca de 110 g de CO2/km, com 106,9g de CO2/km, enquanto a média dos fabricantes foi de 121,4 g de CO2/km.

Com emissões médias de 106,3 g de CO2/km, a PEUGEOT assume a liderança à frente de grandes concorrentes. Ao mesmo tempo em que Marca alcançou este resultado, também aumentou as vendas de SUV e o mix de motorizações a gasolina.

- Publicidade -

Desde 2012, a PEUGEOT reduziu suas emissões de CO2 em -12,6%, acrescidos de -3% suplementares no primeiro semestre de 2015. Este desempenho deve-se principalmente à eficiência da nova gama de motorizações a Diesel BlueHDi, a gasolina PureTech e à nova caixa de câmbio automática EAT6 de seis marchas.

Com 25 veículos Best In Class em seis gamas diferentes,a PEUGEOT se consolida como referência por sua atuação sustentável. Isto se aplica a toda a gama, desde os compactos até os veículos de grande porte:

  • no segmento B, o 208 1.6 l BlueHDi 100 emite apenas 79 g de CO2/km e bateu recentemente o recorde mundial de consumo, com apenas 50 km/l;
  • no segmento C, o 308 conta com 10 versões Best In Class, incluindo o 1.2 l PureTech 110, que emite apenas 95 g de CO2/km; sem esquecer o prêmio Motor do Ano, atribuído no último mês de junho ao motor de 3 cilindros turbo PureTech na categoria 1.0 a 1.4l;
  • no segmento D, o 508 1.6 BlueHDi 120 equipado com o câmbio automático de seis marchas EAT6 emite apenas 99 g de CO2/km.

2 – 308 GTi by PEUGEOT SPORT: o best-seller mundial em modo esportivo

Dois anos após seu lançamento, o PEUGEOT 308 é o best-seller mundial da marca. No concorrido segmento C europeu, o modelo entra para o TOP 3 (n° 3 em vendas na Europa considerando hatch, sedã e perua). O sucesso deste modelo eleito Carro do Ano de 2014 é incontestável.

Primeiro lugar na França na configuração hatchback, com a chegada da versão SW o 308 passou a liderar seu segmento também na França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Países-Baixos. Depois do lançamento das versões GT e GT Line no início do ano, o 308 acelera ainda mais com a chegada do radical 308 GTi by PEUGEOT SPORT.

- Publicidade -

Com ele, a gama do modelo muda de dimensão. Depois do RCZ R e do 208 GTi 30th, o 308 GTi torna-se o terceiro veículo do portfólio da Marca a ostentar a inscrição PEUGEOT SPORT, atestando seu desenvolvimento especificamente pelos técnicos, engenheiros e pilotos do departamento de competição baseado em Vélizy.

O desempenho é garantido: com sua motorização turbo a gasolina 1.6 l THP de 270 cv, o 308 GTi by PEUGEOT SPORT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, percorre 1.000 m em 25 segundos e atinge uma velocidade limitada eletronicamente de 250 km/h. Graças a este motor excepcionalmente flexível, que desenvolve 169 cv/l e a um peso limitado de 1.205 kg, o 308 GTi by PEUGEOT SPORT emite apenas 139 g de CO2/km, o que faz dele a referência na categoria.

Fiel ao know-how da Marca, o modelo adere ao piso em função da suspensão rebaixada de 11 mm e a um comportamento dinâmico excepcional, graças ao diferencial de deslizamento limitado Torsen® eficiente, aos pneus Michelin Super Sport montados em rodas de 19 polegadas e aos enormes freios dianteiros de 380 mm. Ele é oferecido em seis cores diferentes e na versão bicolor que contrapõe o preto Perla Nera ao novo vermelho Ultimate.

3 – PEUGEOT 308 R HYbrid: um hatch com desempenho de superesportivo

Com suas bitolas alargadas em 80 mm e sua carroceria musculosa, o PEUGEOT 308 R HYbrid impressiona à primeira vista. E os números são bem expressivos. Dotado de uma tecnologia plug-in híbrida que desenvolve 500 cavalos potência, 270 cavalos vêm do motor 1.6L THP e os outros 230 cavalos de dois motores elétricos, montados no eixo dianteiro e traseiro do veículo.

Sua relação peso/potência é de incríveis 3,1 kg/cv, com torque máximo de 74,5 kgfm. Assim, o modelo precisa de apenas 4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e de somente 22 segundos para percorrer da imobilidade a 1.000 m.

Baseado na plataforma modeular EMP2 do PEUGEOT 308, ele tem tração integral, um interior com quatro bancos esportivos e emite apenas 70 g de CO2/km.

O piloto ainda pode escolher entre quatro modos de percurso que entregam níveis de potência diferentes: Hot Lap (500 cavalos), Track (400 cavalos), Road (300 cavalos) e ZEV (0 emissão).

4 – PEUGEOT 308 Racing Cup: nascido para correr

Derivado do 308 GTi by PEUGEOT SPORT, com quem compartilha a base motora, este 308 troca o asfalto de ruas e avenidas pelas pistas dos autódromos.

Ao contrário seu “irmão” de série, que desenvolve 270 cavalos graças a um motor 1.6L THP, o 308 Racing Cup entrega no mínimo 308 cavalos, ou seja, 38 a mais. Um ganho de 14% de potência, que também ficou de 100 a 150 kg mais leve do que a versão esportiva de série.

Embora tenha elementos da suspensão do PEUGEOT 308 GTi by PEUGEOT SPORT, o 308 Racing Cup é equipado com freios de competição munidos de pinças com seis pistões e uma transmissão sequencial de seis marchas com comando no volante.

Quanto ao estilo, o modelo impressiona com seu spoiler, em conformidade com o regulamento da WTCC, projetado para colar ao solo, e com as extensões dos para-lamas que aumentam sua largura em 106 mm em relação ao PEUGEOT 308 GTi by PEUGEOT SPORT.

Solidamente apoiado em largas rodas de 18 polegadas, ele está pronto para devorar o asfalto com seu para-choque que integra uma lâmina inferior e duas amplas entradas de ar.

Disponível no fim de 2016 para clientes de todo o mundo, ele vai substituir o RCZ Racing Cup nas Fórmulas de Promoção da PEUGEOT SPORT e poderá participar dos campeonatos de carros de passeio, como o VLN na Alemanha, o CER na Espanha, o CITE na Itália e o BCDG na Bélgica, ou ainda nas corridas de resistência da série “24 Horas”.

5 – PEUGEOT FRACTAL apresenta o conceito i-Cockpit® do futuro

Com mais de 1,8 milhão de clientes conquistados desde 2012 e com o lançamento do 208, o PEUGEOT i-Cockpit® tornou-se o traço distintivo das criações recentes da Marca. Em 2015, a PEUGEOT revela um novo estudo, materializado num conceito inovador batizado de PEUGEOT FRACTAL.

Por trás das linhas futuristas deste cupê elétrico urbano, esconde-se uma nova expressão do PEUGEOT i-Cockpit®, na qual a ênfase dada ao som proporciona uma condução ainda mais instintiva.

Após a visão e o tato, a audição é agora o terceiro sentido solicitado durante esta experiência sensorial em que motorista e passageiros são mergulhados numa atmosfera única graças a um sistema acústico 9.1.2 que associa um conjunto de alta fidelidade 9.1 a alto-falantes de sons graves integrados ao encosto de cada banco, permitindo a espacialização e a dinamização do som.

O designer de som brasileiro Amon Tobin, especialista na área, colaborou com os especialistas de estilo da PEUGEOT para criar tanto a identidade sonora interna do conceito quanto sua assinatura externa, que varia quando o conceito acelera, desacelera ou circula em velocidade constante. Ela foi projetada para alertar pedestres e ciclistas, visando uma perfeita integração ao ambiente urbano.

No habitáculo, o PEUGEOT FRACTAL aposta em tecnologias inovadoras. O Head Up Display vem equipado com um bloco digital com tela holográfica HD, o pequeno volante tem comandos integrados e uma dupla interface sensível ao tato para gerenciar as funções e os ambientes acústicos.

No interior, 80% das peças de superfície são impressas em 3D, incluindo as superfícies anecóicas que guiam o som como numa sala de concerto. E a abertura das portas pode ser comandada à distância com um relógio de pulso Samsung Gear S.

Movido por motorização totalmente elétrica, este cupê urbano desenvolve 204 cavalos de potência e oferece uma autonomia de 450 km graças à fluidez das suas linhas, a um peso limitado a 1.000 kg e a pneus Tall & Narrow com banda de rolamento estreita.

Veloz, atinge 100 km/h em 6,8 segundos, percorre 1.000 m em 28,8 segundos e mostra-se muito a vontade na cidade graças a suas dimensões compactas (3,81 metros) e à altura livre do solo, variável de 7 a 11 cm.

6 – Um estande imperdível

Numa área de 2.900 m2, uma experiência emocionante espera pelo público no Hall 8. São quatro estreias mundiais, conceitos e demonstradores, com o308 GTi by PEUGEOT SPORT, dois carros conceito (PEUGEOT FRACTAL e o PEUGEOT QUARTZ com sua nova pintura bicolor) e o espetacular 308 R HYbrid.

A PEUGEOT vai expor seu know-how esportivo e tecnológico em dois polos temáticos.O polo Esportivo vai apresentar os modelos de série 308 GTi by PEUGEOT SPORT, 208 GTi by PEUGEOT SPORT e RCZ R, o novo 308 Racing Cup e 308 GTi by PEUGEOT SPORT, além do PEUGEOT Vision Gran Turismo. O polo Tecnologias vai demonstrar a gama de motores eficientes PureTech e BlueHDi, o câmbio EAT6 e o chassi do 308 R HYbrid.

Num estande em tons de cobre, a PEUGEOT vai oferecer uma experiência inédita de imersão na área FRACTAL, misturando som – criado por Amon Tobin – luz e vídeo.

Os visitantes também poderão descansar, degustar café e recarregar o telefone celular no espaço lounge, ao mesmo tempo em que descobrem o trabalho de criação dos designers da PEUGEOT, numa atmosfera olfativa concebida em colaboração com Scentys.

7 – Conectividade: mais rápida, mais diversificada

Os PEUGEOT CONNECT PACKs agora estão disponíveis na França e em breve na Alemanha, em todos os veículos novos dotados do equipamento PEUGEOT Connect SOS & Assistance, assim como em mais de 600 mil veículos usados que já dispõem do equipamento desde 2010.

Desde 2003, o sistema já foi disponibilizado para mais de um milhão de automóveis e permitiu alertar o socorro em mais de 16 mil situações de acidente.

Agora o serviço PEUGEOT Connect SOS & Assistance ficará mais completo com os PEUGEOT Connect Packs: Pack Monitoring (livreto de manutenção virtual e conselhos de condução ecológica), Pack Mapping (localização do veículo e alertas de utilização fora da zona e horários definidos) e Pack Tracking (geolocalização do veículo em caso de roubo).

A função Mirror Screen, disponível nos modelos 108, novo 208 e novo Partner, pode ser usada para comandar um smartphone compatível a partir da tela com tecnologia touchscreen. Os aplicativos do protocolo MirrorLink incluem telefone, música, navegação e muitos outros, como iCoyote e web rádios, como o PEUGEOT MUSIC. Todos poderão ser testados diretamente no estande num terminal exclusivo.

A função CarPlay, que estará disponível até o final do ano no novo 208 e no novo Partner, oferece aos utilizadores de iPhone uma maneira incrivelmente intuitiva de fazer ligações, utilizar mapas, ouvir música e acessar mensagens com uma única palavra ou toque de dedo.

Link MyPeugeot

Link MyPeugeot é um aplicativo gratuito que estende a experiência de condução ao smartphone através de uma interface simples e intuitiva que comunica ao condutor o histórico dos trajetos e consumo, a localização do veículo e a continuação do itinerário a pé, a data das próximas manutenções e os alertas do veículo.

8 – PEUGEOT Cycles: a mobilidade individual inovadora e sofisticada

Por ocasião do Salão de Frankfurt, a Peugeot Cycles vai apresentar uma amostra do seu know-how em matéria de mobilidade individual, através de uma gama de produtos cada vez mais tecnológica e sofisticada:

  • HYbrid-Kick é um patinete elétrico desenvolvido em parceria com a Micro, marca de referência na área. Inteligente e adaptado à mobilidade urbana, ele foi concebido para ser transportado e recarregado no porta-malas dos veículos da PEUGEOT. Ele será comercializado a partir de 2016.
  • As HYbrid-Bikes são bicicletas com assistência elétrica. Os modelos AE01, AE21 e eC01 serão expostos em Frankfurt e estarão disponíveis no último trimestre de 2015.

9 – PEUGEOT Scooters: a história continua em duas e três rodas

A mais antiga marca de veículos de duas rodas motorizados do mundo estará presente em Frankfurt com três scooters de sua gama:

  • PEUGEOT Metropolis 400, o scooter de três rodas mais tecnológico do mercado, propõe desde meados deste ano uma nova série especial Blue Line. Em Frankfurt, a PEUGEOT Scooters apresentará a série limitada PEUGEOT Metropolis D-Air, equipada com o sistema Dainese de jaqueta-airbag sem fio mais rápido do mundo;
  • Django apresentará a motorização de 50 cm3, exatamente um ano depois de seu lançamento nas versões de 125 cm3 e 150 cm3. Disponível em quatro níveis de acabamento, este scooter moderno com estilo vintage pode ser personalizado graças ao configurador Django_ID, que oferece mais de 100 mil combinações possíveis;
  • O Speedfight IV de 50 cm3 é a quarta etapa de uma saga que teve início há quase 20 anos. Mais de 600 mil exemplares depois, ele está de volta mais equipado que nunca. O Speedfight Sport Concept será exposto em Frankfurt, onde fará sua pré-estreia.

Desde 2014, a plataforma peugeotmusic.com tem apresentado novos talentos em gêneros musicais tão variados quanto soul, rock, pop, electro e alternativo. Graças à web rádio, os consumidores podem curtir uma seleção musical gratuita sem publicidade e baixar o aplicativo Peugeot Music disponível no Apple Store, Google Store e Store Blackberry.

Em setembro de 2015, o artista e DJ brasileiro Amon Tobin passou a integrar o Peugeot Music depois de ter colaborado com as equipes de designers automotivos em torno do conceito elétrico PEUGEOT FRACTAL, para o qual ele criou uma identidade sonora interna e externa específica. Ele também é o autor de “Slipstreaming”, uma composição criada para expressar a experiência de condução única proporcionada por este carro conceito e será um dos principais artistas da plataforma musical.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança