segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Montadora apresenta carro autônomo como alternativa para segurança no trânsito

O carro autônomo, que se movimenta sozinho, sem interferência do motorista, pode se tornar uma realidade no Brasil. Jorge Mussi, diretor de Relações Governamentais para a Volvo Car Brasil, palestrante do Fórum Via Futuro, afirmou que é necessária uma mudança específica na legislação de trânsito do país para viabilizar esse tipo de veículo, além de regulamentação para a categoria.

A legislação brasileira obriga os motoristas a permanecerem com as duas mãos ao volante, a menos que uma delas esteja sendo usada para outras atividades relacionadas à direção.

No caso do carro autônomo fabricado pela Volvo, o condutor deverá permanecer com as duas mãos fora do volante para que o veículo inicie o modo autônomo. A Volvo afirma que o país tem chance de receber seu primeiro modelo em 2018, depois de iniciadas as operações na Europa, mais especificamente na Suécia, em 2017.

Mussi chamou atenção para as mudanças que o carro autônomo pode trazer para o trânsito brasileiro. “Em primeiro lugar está a redução do número de acidentes, uma vez que 95% das ocorrências são causadas pelos condutores. Estatísticas comprovam que em 50% dos acidentes os motoristas estão cansados e distraídos e a outra metade está sob efeito de alguma substância”.

O automóvel autônomo da Volvo tem sensores especiais, que mantêm o carro na faixa, adaptando-se à velocidade do trânsito e interagindo com os outros veículos por conta própria.

Essa característica também irá contribuir para uma maior fluidez do trânsito, redução de congestionamentos e consequente diminuição de acidentes, segundo o executivo da montadora.  Além disso, o veículo consome menos combustível e emite menos poluentes.

SERVIÇO

Evento: Fórum Via Futuro – Segurança no Trânsito
Data: 11 e 12 de novembro de 2015.
Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233 – São Paulo.
Horário da abertura: 9h

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn