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Nova geração da Hilux revela a evolução da Toyota

Alguns modelos em sua história/evolução ficam marcados por atributos que qualificam seus diferenciais. A picape Hilux é denominada como resistente, forte e pronta para qualquer desafio, imagine agora com o ganho de loja que a Toyota incorpora em sua 8ª geração.

Literalmente o que já era bom, ficou ainda melhor, pois a engenharia da Toyota foi direto no apelo do cliente que busca melhorias e principalmente tecnologias.

Com design renovado reforçado na elegância, completa lista de equipamentos, nova versão, motorização e transmissão, a Hilux reforça o surgimento de uma nova Era nos comparativos das picapes grandes oferecidas no mercado brasileiro.

Nas lojas desde o dia 18 de novembro, o modelo busca manter sua liderança no segmento de picapes médias a diesel no País.

Uma história de evolução – Desde que a Hilux nasceu, em 1968, a Toyota já vendeu mais de 16 milhões de unidades em 180 países. Por sete gerações, a picape ganhou uma reputação lendária e arrebatou um grande número de clientes fiéis em todo o mundo, devido aos seus pilares de qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Em poucas palavras, todos sabem que Hilux é sinônimo de “força”. E a geração que chega agora reforça este posicionamento.

Depois de testar as condições de uso da nova Hilux em cenários extremamente exigentes em todo o mundo, o principal objetivo da equipe de engenharia da Toyota foi torná-la superior à anterior, em todos os aspectos. Mais do que isto, enaltecer a sua principal característica: a força.

Como explicado por Hiroki Nakajima, o engenheiro-chefe responsável pela nova Hilux: “Todo o nosso conceito de desenvolvimento foi centrado na ‘redefinição de força’. O objetivo era fazer uma nova Hilux ‘ainda mais forte’, com base em uma interpretação muito mais ampla da palavra”.

Versões – Para atender às necessidades e exigências de diferentes perfis de cliente, seja no trabalho pesado, lazer ou multiuso, há seis diferentes versões da nova Hilux: chassi-cabine 4×4 e câmbio manual; Standard 4×4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a novíssima e exclusiva top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4×4 e transmissão automática de seis velocidades.

O Mecânica Online® atravessou a América do Sul e foi a bonita e hospitaleira cidade de Mendoza, na Argentina, país de fabricação do modelo e com suas belas paisagens e desafios de estradas, permitiu avaliar as primeiras impressões da nova picape da Toyota.

Tudo começa com a facilidade no ajuste do volante, que permite regulagem de altura e profundidade. Além disto, em relação à geração anterior, a altura entre o assento dos bancos dianteiros e o teto foi elevada, bem como o espaço lateral para os ombros em 1,9 cm (1.441 mm), nos bancos dianteiros.

Na nova Hilux, as partes laterais dos bancos dianteiros são feitas de um material mais resistente. As versões SR, SRV e SRX tiveram o ajuste do banco do motorista aumentado, chegando a 6 cm.

Para aprimorar o espaço e o conforto dos passageiros dos bancos traseiros, o espaço para os joelhos foi ampliado em 3,5 cm.

Medidas em mm Hilux Nova Hilux [diferença]

Exterior Comprimento (A) 5.260 5.330 [+70]

Largura (B) 1.835 1.855 [+20]

Altura (C) 1.860 1.855 [-5]

Entreeixos (D) 3.085 3.085 [0]

Interior Comprimento da cabine (E) 1.802 1.732 [-70]

Espaço para os ombros (F) – Dianteiro 1.422 1.441 [+19]

Espaço para os ombros (F) – Trasiro 1.410 1.410 [0]

Altura do piso até o teto (G) 1.196 1.170 [-26]

Espaço efetivo para a cabeça (I) – Dianteiro 969 977 [+8]

Espaço efetivo para a cabeça (I) – Traseiro 930 928 [-2]

Espaço efetivo para as pernas (J) – Dianteiro 912 928 [+16]

Espaço efetivo para os joelhos (K) – Traseiro 529 564 [+35]

Bancos Ajuste de altura dos bancos (L) 45 60 [+15]

Ajuste de profundidade dos bancos (M) 240 240 [0]

As versões SR, SRV e SRX possuem apoio de braço com dois suportes para copos na parte de trás e bancos traseiros bipartidos em 60/40, facilitando o transporte de itens grandes dentro da picape.

Sem descuidar da força e da confiabilidade, a nova Hilux tem configuração de suspensão aprimorada – independente com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora, na dianteira, e eixo rígido com molas semielípticas de duplo estágio, na traseira, proporcionando uma dirigibilidade ainda mais confortável, reduzindo vibrações ao rodar em pistas irregulares em baixas velocidades, e ondulações, em média e alta velocidades.

Esta nova configuração melhora consideravelmente o conforto, a níveis somente percebidos, até agora, em outras categorias de veículos, como os utilitários esportivos.

Para conseguir este feito, elevou-se o tamanho das molas longitudinais (de 1.300 mm para 1.400 mm) e alterou-se sua posição, diminuindo as vibrações transmitidas por estradas irregulares. O diâmetro dos cilindros dos amortecedores também foi melhorado, para evitar pequenas vibrações.

A espessura da barra estabilizadora foi aumentada, e as molas longitudinais da suspensão traseira foram realocadas 50 mm em direção às extremidades laterais, melhorando a estabilidade em curvas, principalmente quando a picape estiver carregada. Ao mesmo tempo, o novo chassi não só aprimorou a estabilidade, mas o conforto na condução, diminuindo o ruído e a vibração transferida do chão para a cabine.

Quanto ao isolamento acústico, o ruído da combustão e as vibrações do novo motor diesel foram reduzidos. Dentre outras medidas adotadas, o painel de isolamento do som do motor também teve seu tamanho ampliado em 50%. Além disso, foram desenhadas novas mantas isolantes para as portas, diminuindo os sons que vêm do ambiente externo.

Segurança também foi considerada na evolução – Com relação aos itens de segurança ativa, a nova Hilux traz importantes equipamentos, disponíveis de acordo com suas versões.

• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) – Todas as versões

• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões

• Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX

• Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX

• Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX

• Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX

• Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX

• Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX

Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) possibilitam à nova Hilux parar com segurança a qualquer momento, mesma que a picape esteja carregada em sua capacidade máxima, permitindo ao motorista manter o controle do veículo. A distribuição eletrônica de frenagem (EBD) aplica pressão adicional ao sistema de freios, quando detecta uma situação de emergência.

O controle de tração (TRC) modula a frenagem nas rodas, evitando que o veículo derrape, quando detecta uma aceleração excessiva.

O controle de estabilidade (VSC) evita derrapagens e capotamentos, por meio do comando simultâneo do motor e freios, de acordo com a aderência detectada em cada uma das rodas.

O Assistente de Reboque (TSC) permite respostas rápidas de motor e freios, compensando um possível desequilíbrio do carro e/ou desalinhamento do implemento rebocado, o que é geralmente provocado por rajadas de vento.

Com relação à segurança passiva, a nova Hilux é equipada desde a versão de entrada com:

• Airbags duplos dianteiros – Todas as versões

• Airbag de joelho para o motorista – Todas as versões

• Cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores de força e alarme que avisa o não-afivelamento do cinto

Adicionalmente, as versões cabine dupla trazem:

• Cintos de segurança de três pontos (com alarme de alerta) e três apoios de cabeça no banco traseiro

• Pontos de ISOFIX para ancoragem de cadeira de crianças

Na SRX, foram incorporados:

• Airbags laterais para motorista e passageiro da frente.

• Airbags de Cortina, totalizando sete bolsas infláveis.

A estrutura da carroceria tem estribos laterais nas portas e foi projetada para absorver impactos frontais e laterais. A do chassi foi desenhada para suportar energia de impacto frontal até 15% maior à da geração anterior da Hilux.

Latin NCAP – A nova Hilux foi submetida ao crash-test do Latin NCAP, obtendo excelentes resultados: 5 estrelas para proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças.

A avaliação salientou que as cabeças do motorista e do passageiro frontal foram bem protegidas pelos airbags, e que os joelhos dos ocupantes do banco dianteiro também foram preservados, principalmente o do motorista, pela ação do airbag.

Segundo o ensaio, a carroceria da Hilux ficou estável, sendo capaz de suportar cargas mais pesadas, e cumprindo a norma 95 das Nações Unidas, que versa sobre impacto lateral.

Os resultados do teste do Latin NCAP referem-se ao modelo da nova Hilux produzido na Tailândia e devem ser validados em breve no modelo fabricado na Argentina e vendido no Brasil.

Cores – As cores disponíveis para a nova Hilux são: Branco Polar (Sólido), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Atitude e, a novidade, Vermelho Volcano.

Preços – Modelo Preço

HILUX 4X4 D/C SRX 2.8 TDI 6 A/T R$ 188.120,00

HILUX 4X4 D/C SRV 2.8 TDI 6 A/T R$ 177.000,00

HILUX 4X4 D/C SR 2.8 TDI 6 A/T R$ 162.320,00

HILUX 4X4 D/C STD 2.8 TDI 6 M/T R$ 130.960,00

HILUX 4X4 CABINE SIMPLES 2.8 TDI 6 M/T R$ 118.690,00

HILUX 4X4 CHASSI 2.8 TDI 6 M/T R$ 114.860,00

Hilux investe em completa lista de equipamentos como itens de série – Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.

Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo.

Os engenheiros da Toyota têm prestado atenção especial ao design da chave inteligente da versão SRX, focando em seu estilo e formato e considerando o peso e a qualidade dos materiais utilizados.

Nas versões SR, SRV e SRX, o volante traz as funções do áudio, telefone e comandos de voz, para que o motorista possa realizar todas as operações sem tirar as mãos dele.

Somado a esta comodidade, as versões SRV e SRX possuem controle de velocidade de cruzeiro.

Outra novidade é o display colorido de 4,2”, localizado no meio do painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, que equipa as versões SRV e SRX. Dentre as funções disponíveis, destacam-se as informações de fácil leitura do áudio, do sistema de navegação ou da performance de pilotagem. Por exemplo, o indicador “ECO” é uma função que avalia o desempenho da condução e ajuda a reduzir o consumo de combustível.

A versão SR também conta com um display de múltiplas funções, porém um pouco menor e em tela preto e branco.

As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré, para facilitar manobras de estacionamento.

As novas Hilux SRV e SRX também contam com navegador GPS e TV digital.

Nas versões SRV e SRX, a Hilux vem com sistema de ar-condicionado automático digital de design renovado, que inclui saídas de ar para os bancos traseiros, ampliando ainda mais o conforto dos passageiros. Na nova Hilux SR e Standard cabine dupla, o ar-condicionado é analógico.

As versões SR, SRV e SRX possuem porta-luvas refrigerado.

As Hilux SRV e SRX trazem uma inovação que, sem dúvida, é de grande utilidade para os clientes: uma tomada de 220 v, que pode ser usada para carregar celulares, computadores portáteis, câmeras fotográficas e de vídeo, entre outros aparelhos.

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