quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Saiba o motivo do bico de pressão ser tão importante quanto o pneu

Calibrar os pneus do carro é fundamental para manter a estabilidade do veículo, não sobrecarregar as rodas e garantir a sua durabilidade. Por isso, é importante ter a certeza de que a calibragem está sendo feita de maneira adequada e se será capaz de oferecer os valores de pressão exigidos pelos pneus.

O bico de pressão é o dispositivo que permite que o pneu seja calibrado sem vazamento pelo mesmo caminho de entrada do ar. Quando o pneu está cheio e em sua condição normal, a quantidade de ar presente nele pressiona a válvula e garante que não haverá vazamento, diminuindo a pressão.

- Publicidade -

Quando há inserção de ar, a força exercida na válvula é suficiente para empurrá-la permitindo a entrada do ar no pneu. Caso os pneus estejam muito cheios, basta pressionar a haste da válvula e, com isso, haverá a liberação do ar.

Por ser feito de borracha e sofrer ação do tempo, temperatura, umidade, pressão e principalmente suportar a força centrífuga exercida pelo girar da roda, ele desgasta. O bico de pressão tem o mesmo tempo de vida útil do pneu. A cada troca de pneu, deve-se também trocar o bico de pressão.

A troca dos bicos no momento da troca dos pneus evita que um bico de pressão velho, desgastado e ressecado estoure ou vaze fazendo com que se perca o pneu e/ou até cause acidentes graves. A tampa do bico de pressão também tem extrema importância. É ele que garante a estanquicidade e proteja de pó, sujeira, areia, etc, garantindo o funcionamento adequado da válvula.

- Publicidade -

A maioria dos pneus são balanceados na fábrica e tem indicação de qual posição deve estar o bico na relação Roda x Pneu. Depois de instalado, deve ser balanceado novamente. Isso garante o equilíbrio do conjunto evitando a trepidação quando o veiculo ganha velocidade garantindo a estabilidade do mesmo.

Por isso, a checagem deve ser periódica e feita de maneira correta, utilizando tanto a observação das posições do pneu quanto um equipamento medidor de pressão. Verifique também qual deve ser a pressão para o tipo de veículo e para o peso que está sendo transportado.

É muito importante ressaltar que a quantidade de pressão a ser calibrada não é a que está na lateral do pneu, esta informação serve somente para indicar qual a calibragem máxima que aquele pneu suporta sem deformar ou estourar.

- Publicidade -

A calibragem ideal está indicada no manual do veículo e, em vários casos, impresso num adesivo na lateral da porta do motorista.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn