quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Avaliação | Fiat 500 Abarth é “malvado” em todos os sentidos

Pouco mais de um ano sendo oferecido no Brasil, o 500 Abarth é um modelo de nicho, ou seja, para poucos. E não faltam razões para essa definição: desempenho, dinâmica e preço.

Quando do lançamento o preço ficava próximo dos R$ 80 mil, agora, já custa R$ 94.000. O modelo é produzido em Toluca, no México.

Podendo ser chamado de “verdadeiramente esportivo”, o 500 Abarth quer brigar com VW Golf GTI, Honda Civic Si e Mini Cooper S.

Fiel ao espírito “pocket rocket” (o famoso foguete de bolso), o Fiat 500 Abarth chega ao mercado brasileiro para reescrever o segmento dos esportivos pequenos.

Especial por ter um dos melhores motores turbo-alimentado do mercado e personalizado pelo simples fato de trazer a assinatura de uma das mais famosas casas de preparação do mundo, a Abarth.

Usando como base o Fiat Cinquecento, sucesso mundial de vendas, o 500 Abarth é praticamente um outro carro.

Desenvolvido para entusiastas da velocidade e projetado por puristas de uma verdadeira condução esportiva, o Fiat 500 Abarth pode ser facilmente identificado pelo duplo escapamento cromado, faróis e rodas de liga leve exclusivas de 16″ com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.

Com performance surpreendente, o 500 Abarth é, sem dúvidas, um marco no segmento.

Reescrito sobre o “tratamento Abarth”, o Cinquecento mais esportivo da história entrega resultados extraordinários de desempenho, como por exemplo a melhor marca de aceleração do segmento, com apenas 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 214 km/h.

Esse grande desempenho é fruto do motor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv. São quase 120 cv por litro, uma das melhores marcas do Brasil. Além disso, o elevado torque máximo de 23 kgfm é distribuído por uma ampla faixa de rotação, entre 2.500 e 4.000 rpm, dando ainda mais agilidade nas acelerações, retomadas de velocidade e prazer ao dirigir.

Em comparação com o motor Multiair 1.4 16V da versão Cabrio Automático, o impulso para 167 cv no Fiat 500 Abarth se dá em grande parte ao seu turbocompressor que atua com até 1,24 bar de pressão máxima, resultando em uma maior quantidade de ar nos cilindros e, por consequência, mais potência e torque.

Considerado um dos melhores motores do mundo na relação consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e entrega de potência, completa o conjunto exclusivo de alto desempenho o filtro de ar de alto fluxo e um sistema de escapamento especialmente desenvolvido para ele, com dupla saída, afinado ao estilo Abarth.

Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o 500 Abarth entrega prazer ao dirigir, esportividade e diversão, graças a nova direção de assistência elétrica, com relação mais direta. Um pequeno carro de corrida, travestido com a elegância das linhas italianas do Cinquecento.

Design exclusivo e ainda mais segurança – O Fiat 500 Abarth é um modelo “pocket” de alto desempenho, com o pedigree de um exclusivo italiano puro sangue.

O parachoque dianteiro ganhou 69 mm extras para alojar os radiadores de ar e água, compondo melhor o design e oferecendo linhas ainda esportivas, enquanto a traseira é marcada pelo novo parachoque, a dupla saída de escapamento e o logotipo do escorpião.

O estilo agressivo do Fiat 500 Abarth encarna a tradição da marca na íntegra, com detalhes propositais e resultado bem intencional. São 16 exclusivos “detalhes Abarth” espalhados pela carroceria e também no interno, todos projetados para compor as linhas e os contornos exclusivos do Cinquecento.

Na dianteira, além do novo para-choque e dos exclusivos faróis, o logotipo do escorpião marca sua presença. O escorpião pode ser encontrado ainda nas laterais, na tampa do porta-malas, no volante de direção e até no motor.

Internamente, seu diferencial está nos bancos anatômicos em formato concha, como condiz a um verdadeiro modelo esportivo. E para se sentir ainda mais dentro de um carro de corrida, o painel vem com medidor de pressão do turbo em destaque, num instrumento exclusivo e dedicado, dando ao motorista/piloto ainda mais intimidade com o modelo e com a performance.

Volante com base achatada, comando do câmbio e painel revestidos em couro com costura vermelha e bancos completamente envolventes remetem à pista de corrida, é verdade, mas com o conforto e a sofisticação de modelos luxuosos.

No painel de instrumentos, todo baseado em cores e luzes que remetem à esportividade, contagiros, velocímetro, marcador de combustível e outras informações são reveladas de maneira digital, através de uma moderna tela LCD TFT.

Independente da entrada de luz externa, as informações serão sempre nítidas e de fácil visualização, dando mais sofisticação e conforto ao usuário. Para suportar tamanho desempenho, o Fiat 500 Abarth foi totalmente revisto.

Da carroceria aos freios, passando por suspensões e até a motorização, o 500 Abarth é um novo modelo. Suas suspensões foram completamente revistas e adotam molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade.

O conjunto altamente esportivo, como convém a um puro sangue, é completado por rodas de alumínio fundido de 16 x 6,5 polegadas com pneus 195/45 R16, que oferecem a melhor relação entre tração e baixo ruído de rolamento.

E, com mais performance, nada melhor do que discos de freios redimensionados e pinças vermelhas, maiores e com poder de frenagem realçado. Com maior capacidade de contornar curvas e mudar de trajetória rapidamente, o Fiat 500 Abarth oferece ainda um dos melhores pacotes de segurança do mercado.

Ele possui sete air bags (dois frontais, dois Side Bags, dois Window Bags e Knee Bag), freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System) e TTC (Torque Transfer Control).

Claro que todas essas ferramentas eletrônicas – e que visam sobretudo a segurança – foram “reajustadas” ao estilo Abarth”, aumentando o prazer de dirigir esportivamente e ampliando a margem de pilotagem do motorista.

Na prática, o motorista fica no domínio do volante por muito mais tempo, mesmo nas condições mais esportivas. São três níveis de controle eletrônico de estabilidade, configuráveis através da tecla ESC.

Quando se aciona a chave de ignição, o ESC automaticamente assume o primeiro patamar, com todos os controles ligados. Nessa configuração, o ESC foi calibrado para manter a trajetória do veículo, atuando nos freios caso a eletrônica identifique um escorregamento de algum pneu e, se necessário, ele até reduz a potência do motor.

Se o cliente optar por desligar o sistema, apertando a tecla ESC, a assessoria eletrônica de estabilidade entra no segundo modo, alertado pela inscrição “ESC off”. Os níveis de escorregamento dos pneus é ampliado, aumentando a integração com o motorista.

Mas caso se queira mais domínio sobre o carro, é só apertar e segurar a tecla ESC por mais de 10 segundos, e o controle eletrônico de estabilidade se reduz quase a margem zero, aumentando a responsabilidade do motorista.

Para ampliar ainda mais a sensação de “piloto”, no painel logo abaixo do rádio, a tecla Sport é mais uma garantia de diversão. O quadro de instrumento assume novas funções, dando mais esportividade ao modelo.

O contagiros ganha destaque e no canto direito surge uma tela que indica a posição do pedal do acelerador, como nos verdadeiros carros de corrida. Além dessas mudanças no painel, a função “Sport” aumenta automaticamente a pressão do turbocompressor na faixa de torque do motor, de 0,8 bar para 1,24 bar, o volante ganha “peso” e o pedal do acelerador responde ainda mais rapidamente.

Com modo Sport acionado, todos os parâmetros dinâmicos do veículo são levados a um degrau superior e o Fiat 500 se torna mais Abarth do que nunca. Disponibilizado em três cores sólidas, Preto Gara, Vermelho Sfrontato e Branco Caldo, mais uma cor metálica, Cinza Nuvoloso, o Fiat 500 Abarth traz ainda a possibilidade de escolha das faixas laterais “Abarth” e calotas dos espelhos retrovisores externos nas cores vermelha, branca e preta.

O pacote pode ser completado ainda com opcionais como o teto solar elétrico Sky Wind e o renomado sistema de áudio Beats Premium Audio System, by Dr. Dre, famoso produtor musical e criador do sistema Beats Music™.

Enaltecendo os princípios de desempenho que fez o nome Abarth um sucesso em todo o mundo, o Fiat 500 Abarth é o mais puro resultado das continuas vitórias no automobilismo, sem abrir mão de uma condução de carro diário, com níveis de acabamento, confiabilidade, esportividade e segurança.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn