sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Fábrica Mercedes-Benz em Iracemápolis é destaque pela produção enxuta, sustentabilidade e capacitação

A nova fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, interior de São Paulo, dá início à produção de automóveis utilizando modernos processos industriais. A começar pela implantação da cultura Lean Manufacturing de melhoria contínua e otimização de recursos, que visa assegurar qualidade superior nas linhas de montagem e nos produtos finais que são entregues ao cliente.

- Publicidade -

“Já utilizamos o Lean Manufacturing em outras plantas da Companhia no País e no mundo, e os resultados são excelentes em termos de qualidade, eficiência e produtividade”, diz Chris Wittke, gerente sênior de Engenharia de Manufatura da planta de Iracemápolis. “Este avançado conceito de gestão de produção assegura a competitividade que desejamos”.

Juntamente com a cultura Lean, a nova fábrica se destaca pela produção verde, utilizando conceitos, processos e ações voltados à preservação do meio ambiente e à redução do consumo de recursos naturais. “A planta de Iracemápolis, por exemplo, produz 50% da energia que consome, como resultado de cogeração em um sistema híbrido que utiliza energia elétrica e gás natural”, destaca Wittke. “Também merece registro o sistema de pintura à base de água, que utiliza a tecnologia mais eficiente disponível no mercado”.

Sistema Lean Manufacturing visa melhoria contínua e eliminação de desperdícios –  A produção enxuta é uma abordagem sistemática dos processos de produção que identifica e elimina desperdícios por meio da melhoria contínua. Este conceito é a base para o alcance do elevado padrão de qualidade dos automóveis Mercedes-Benz produzidos na planta de Iracemápolis.

A flexibilidade é outra vantagem do Lean Manufacturing, o que torna a linha de produção apta para eventuais mudanças ou adequações. O êxito desta solução está totalmente relacionado ao comprometimento dos colaboradores das equipes de logística interna e das linhas de montagem.

- Publicidade -

Os fornecedores atuam no sistema just in sequence (JiS) para abastecimento da linha de montagem. No caso dos fornecedores externos, o sistema adotado é o Kanban, sistema de abastecimento de peças e componentes muito comum no conceito Lean.

Muitos benefícios com produção verde e sustentabilidade – Com base em experiência da equipe de Engenharia de Fábrica da Daimler AG, a Mercedes-Benz do Brasil adotou uma solução híbrida para o fornecimento de energia à operação da planta de Iracemápolis.

Trata-se do uso misto da energia elétrica da rede pública com a energia gerada por motores a gás natural em processo de cogeração. Este modelo de Energy Center permite que se tenha a operação da planta com apenas um insumo, gás ou energia da rede, porém não a plena carga. A otimização do uso do gás é o ponto chave desta solução.

A área de pintura dos automóveis é um grande diferencial da nova fábrica da Mercedes-Benz do Brasil. A Empresa utiliza em um prédio próprio a pintura à base de água mais eficiente disponível no mercado.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Nova unidade industrial da Mercedes-Benz do Brasil implanta cultura de melhoria contínua, otimização de recursos e processos de produção;
Planta de Iracemápolis produz 50% da energia que consome;
Fábrica foi construída em apenas 19 meses, com mais de 1 milhão de metros cúbicos de terra removidos na fase de terraplenagem.[/box]

- Publicidade -

Uma solução totalmente compatível com o meio ambiente, que se destaca por benefícios como redução de 30% no consumo de energia, de 43% nas emissões de gás carbônico e de 77% nas emissões de VOC (compostos orgânicos voláteis).

A proteção à natureza é uma preocupação na fábrica de Iracemápolis. Em seus 2,5 milhões de metros quadrados, foram plantadas 53.000 árvores de reflorestamento, visando a compatibilidade ambiental. Estas árvores serão identificadas, assegurando o mapeamento da vegetação local.

Ainda com foco na produção verde, a fábrica utiliza modernas técnicas de tratamento de efluentes, bem como iluminação natural em várias áreas administrativas e de produção, reduzindo assim o consumo de energia.

1 milhão de metros cúbicos de terra foram removidos na terraplenagem – A fábrica de Iracemápolis possui números impressionantes. Na fase de terraplenagem, por exemplo, foram removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de terra, o equivalente a 90.000 caminhões de terra.

A construção dos diversos prédios e demais áreas da fábrica teve início em fevereiro do ano passado, ou seja, as obras foram concluídas em menos de um ano. O prédio da montagem final, por exemplo, foi edificado em 200 dias úteis. A área construída é de 93.000 metros quadrados, o equivalente para abrigar 9.800 automóveis Classe C estacionados lado a lado.

No total, da terraplenagem às obras, a planta de Iracemápolis foi construída em apenas 19 meses, com área total é de 2,5 milhões de metros quadrados, o que se compara a 13 estádios do Maracanã.

Mercedes-Benz realiza 63.000 horas de treinamento para a equipe da nova fábrica de Iracemápolis – A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, que se destaca por uma avançada tecnologia, alta qualidade e modernos processos de produção, já conta com profissionais treinados e capacitados para a produção de automóveis da marca.

“Já realizamos mais de 63.000 horas de treinamento para os colaboradores da nossa nova unidade, sendo que 90 pessoas foram treinadas em fábricas de automóveis da Mercedes-Benz no exterior”, afirma Sven Junghanel, gerente sênior de Projeto Estratégico da planta de Iracemápolis. “O foco é a qualidade dos processos de produção e do produto final a ser entregue ao cliente”.

De acordo com o executivo, assim como ocorre em todas as unidades da Empresa, também em Iracemápolis a Mercedes-Benz dá grande valor às pessoas e ao trabalho em equipe, estimulando um ambiente de extrema sintonia e cooperação. “Com diversos treinamentos, ações de alinhamento interno e integração, estamos desenvolvendo os colaboradores para os processos internos e para uma nova etapa em suas trajetórias profissionais”.

A relação da Empresa com Iracemápolis é muito forte. “Cerca de 30% dos nossos colaboradores são habitantes da cidade, 80% moram nesta região do estado de São Paulo, dos quais 20% têm idade acima de 40 anos e 20% são mulheres”, ressalta Sven. “Isso faz do nosso quadro um time diversificado e com grande identidade local”.

Visando a integração ainda maior da nova fábrica com a comunidade local, a Empresa pratica em Iracemápolis seus princípios corporativos de responsabilidade social. É o que já acontece, por exemplo, em parceiras com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em cursos de formação.

Treinamentos locais e internacionais – Todos os colaboradores da nova fábrica de automóveis Mercedes-Benz foram envolvidos em programas de treinamento. Algumas ações abrangeram toda a equipe. Outras foram aplicadas a multiplicadores, cuja função é retransmitir conhecimento e experiências aos seus colegas.

Em março do ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil e o SENAI firmaram parceria para a qualificação de mão de obra especializada na indústria automobilística na cidade de Iracemápolis. Aproximadamente 500 alunos se inscreveram.

Em junho, logo após o término do curso de montador de sistemas automotivos, a Empresa contratou os alunos com melhor desempenho. Eles passaram, então, a ser treinados na área de PDI (Pre Delivery Inspection – Pré-Inspeção de Distribuição), onde os automóveis da marca são armazenados e preparados para serem enviados à rede de concessionários.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]90 funcionários foram treinados em fábricas de automóveis da Mercedes-Benz no exterior, tendo como foco a qualidade dos processos de produção;
Ações de alinhamento interno e integração promovem engajamento dos colaboradores;
Iniciativas de responsabilidade social aproximam a comunidade local da nova fábrica.[/box]

Posteriormente, 90 colaboradores participaram de treinamentos nas plantas de automóveis Mercedes-Benz do Grupo Daimler na Alemanha, Índia, Hungria e Tailândia. Agora, eles atuam como multiplicadores, disseminando os conceitos de excelência em produção e qualidade da marca Mercedes-Benz entre os funcionários da fábrica de Iracemápolis.

Na fábrica de automóveis Mercedes-Benz da cidade de Pune, na Índia – onde também são produzidos o Classe C e o GLA – foram quatro semanas de treinamento nas áreas de Produção, desde a pré-montagem até a linha de montagem final, passando pelas células de trabalho de instalação de painel, de inspeção e de qualidade. O grupo de multiplicadores sempre esteve acompanhado por monitores das áreas de treinamento do Brasil e da Índia.

Informação e integração para os novos colaboradores – A fim de manter todos os colaboradores da fábrica de Iracemápolis bem sintonizados com as novidades da Empresa, a Mercedes-Benz promove diversas ações de alinhamento interno e integração.

O Welcome Week é um bom exemplo. Com duração de uma semana, neste encontro são abordados temas como história da Companhia, valores da Mercedes-Benz e da Daimler, produtos da marca e processos internos de recursos humanos, qualidade, meio ambiente, compliance, produção enxuta, segurança no trabalho e outros. Além disso, são promovidas dinâmicas que valorizam a importância da comunicação e do trabalho em equipe.

O Townhall Meeting é outra iniciativa voltada à informação e integração. Nestes encontros são apresentados os principais acontecimentos e novidades da fábrica. No primeiro evento, foram abordados temas que envolvem as pessoas, produtos e processos internos.

Em um segundo Townhall Meeting, a preservação da natureza e as ações sustentáveis ganharam destaque. Neste dia, foram plantadas 45 mudas de ipê branco em áreas da própria fábrica, com nomes de funcionários gravados em placas ao lado de cada uma das futuras árvores que ali crescerão.

Responsabilidade social e aproximação com a comunidade – A Mercedes-Benz do Brasil se preocupa cada vez mais em desenvolver ações e formar parcerias sociais que aproximem as comunidades de suas fábricas nos locais onde atua. Naturalmente, isso também ocorre em Iracemápolis, onde, desde 2014, o Projeto Guri da cidade conta com apoio da Empresa, tanto financeiro, como por meio de iniciativas de engajamento.

O Projeto Guri é uma instituição social de educação musical, criada em 1995, que disponibiliza cursos de canto e coral, bem como aulas de instrumentos de cordas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical, para crianças e jovens de comunidades carentes. São 370 polos de ensino no Brasil.

Em Iracemápolis, o Projeto Guri atua desde 2006, com mais de 200 vagas atualmente. A Mercedes-Benz apoia as iniciativas da instituição na promoção da educação musical e da prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano.

No ano passado, no Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, a Empresa realizou uma campanha de arrecadação entre seus colaboradores. Como resultado, mais de 80 livros foram doados ao Projeto Guri, incentivando a leitura entre as crianças e os jovens.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança