A Goodyear Tire & RubberCompany apresentou dois novos protótipos de pneus que podem revolucionar o futuro dos veículos autônomos – carros que dirigem sozinhos – durante a 86ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]- Tecnologias visionárias estão presentes no Salão Internacional do Automóvel de Genebra; – O protótipo Eagle-360, com exclusivo formato esférico, oferece maior capacidade de manobra e conectividade; – O protótipo IntelliGrip, com seu sensor com tecnologia avançada, pode tornar os carros ainda mais seguros.[/box]
O Eagle-360, em formato esférico, é um pneu criado para o futuro. O protótipo foi projetado para oferecer maior capacidade de manobra e conectividade, trazendo em sua concepção o conceito de biomimética – inovação que busca soluções emulando modelos e formas da natureza.
Já o IntelliGrip, que apresenta o que há de mais avançado em termos de sensores e tecnologia para medir o grau de desgaste, é o pneu proposto pela Goodyear para a primeira geração de veículos autônomos. Ambos os pneus foram desenvolvidos com foco em segurança.
Como veículos autônomos dependem de dados da via, de outros veículos, motoristas e pedestres, protótipos como o IntelliGrip podem desempenhar um papel fundamental na troca de informações. De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, o uso de veículos autônomos deve tornar-se uma realidade nos próximos 10 anos.
Neste contexto, estudos recentes mostram que a segurança seria uma das principais preocupações dos motoristas de carros autônomos. Os protótipos apresentados no Salão de Genebra comprovam a capacidade da Goodyear de se antecipar à evolução das demandas dos clientes e consumidores.
“Ao reduzir continuamente a interação e a intervenção do condutor dos veículos autônomos, os pneus desempenham um papel muito mais importante como o principal ponto de contato com a pista”, afirma Joseph Zekoski, vice-presidente sênior e diretor-técnico da Goodyear.
“Os protótipos da Goodyear têm um duplo papel no futuro, primeiro como plataformas criativas que quebram as barreiras do pensamento convencional e também como pilotos de teste para a nova geração de tecnologias.”
Goodyear Eagle-360 – O protótipo Eagle-360 é um pneu com exclusiva forma esférica que oferecerá aos veículos autônomos maior capacidade de manobra, conectividade e biomimética para aumentar a segurança.
Capacidade de manobra: A orientação múltipla desse pneu esférico permitirá que o veículo se movimente em qualquer direção, contribuindo para a segurança do passageiro e dando maior liberdade para manobrar em ruas estreitas ou estacionamentos;
Conectividade: Sensores incorporados elevam ainda mais o nível de segurança ao comunicarem as condições climáticas e das vias ao sistema de controle do veículo e a outros automóveis ao redor, enquanto a banda de rodagem e a tecnologia que mede a pressão dos pneus regulam o desgaste destes componentes em 360 graus para maximizar a quilometragem;
Conectados via levitação magnética: Os pneus contam com um sistema de levitação magnética para suspender o veículo, resultando em uma condução suave e silenciosa para o passageiro.
Biomimética: Inspirado na natureza, o desenho 3D da banda de rodagem imita o padrão da superfície cerebral e age como uma esponja natural, tendo sido projetado para endurecer em pisos secos e ficar macio em pisos molhados, para proporcionar excelente desempenho e resistência contra deslizamentos na água.
Goodyear IntelliGrip – O pneu Goodyear IntelliGrip foi projetado para se comunicar com o sistema de controle do veículo, detectando as condições meteorológicas e da superfície das vias para melhorar a segurança e o desempenho na direção.
Detecta as condições das vias: graças aos seus sensores de tecnologia avançada e ao desenho especial de sua banda de rodagem, o pneu pode detectar condições climáticas e das superfícies das vias;
Tecnologia de uso ativo: o IntelliGrip também conta com uma tecnologia avançada para avaliar as condições do pneu e do veículo;
Algoritmos personalizados: desenvolvidos pela Goodyear, medem variáveis como pressão e temperatura dos pneus. Adaptação às condições das vias: quando o pneu detecta uma superfície molhada ou escorregadia, o veículo autônomo adapta sua velocidade.
Além disso, o pneu pode diminuir a distância de frenagem, garantir melhor resposta nas curvas, otimizar a estabilidade e ajudar os sistemas de prevenção a colisões;
Adaptação tecnológica: a Goodyear está trabalhando com diversos fabricantes de veículos para se adaptar ainda mais às suas demandas, melhorando a conectividade, por exemplo, com Sistemas Elétricos de Controle de Estabilidade, Sistemas de Controle de Freios e Sistemas de Controle de Suspensão.
Embora as rodas sejam conceituais, Zekoski afirma que eles são um elemento essencial de inovação na estratégia da Goodyear e em sua visão de mobilidade inteligente e segura.