segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

Discovery Sport equipado com motor 2.2 SD4 Turbodiesel esbanja disposição em qualquer terreno

No final de novembro de 2015 a Land Rover anunciou para o mercado brasileiro a linha Discovery Sport equipada com motor 2.2 SD4 Turbodiesel de 190 cavalos de potência e impressionantes 43 kgfm de torque máximo, disponível na baixa rotação de 1.750 rpm.

A combinação diesel combina autonomia e força, ampliando ainda mais a versatilidade já conhecida do Discovery. O modelo, em breve, deve sair da linha de produção da nova fabrica da Land Rover no Brasil.

- Publicidade -

Para analisar de perto essa disposição, resolvemos colocar na estrada o compacto premium da Land Rover e partimos em direção a cidade de Garanhuns, cerca de 230 quilômetros de distância da capital pernambucana, Recife.

O motor SD4 proporciona ampla autonomia e uma condução de muito conforto. Dependendo do estilo de condução do motorista, o Discovery Sport Diesel pode percorrer até 900 quilômetros com apenas um tanque de combustível, sem a necessidade de reabastecimento.

A ampla autonomia é possível graças a utilização do sistema de transmissão ZF-9HP com nove marchas, o mesmo utilizado na linha Range Rover Evoque e na versão a gasolina do Discovery Sport.

- Publicidade -

Nele, as marchas mais baixas tiveram a relação encurtada para proporcionar mais torque e, com isso, mais agilidade nas retomadas e também mais robustez no tráfego fora de estrada.

Já as marchas mais altas tiveram sua relação alongada o que proporciona muito conforto e economia de combustível em velocidade de cruzeiro. Para que se tenha uma ideia, a 120 km/h e em nona marcha, o conta-giros está abaixo das 2 mil rotações por minuto.

Além de preservar o motor, tal característica ajuda na maior autonomia de combustível, permite que os níveis de ruídos e trepidações da cabine sejam quase imperceptíveis e auxilia na diminuição das emissões de gases poluentes.

- Publicidade -

A tecnologia de ponta do motor 2.2 SD4 traz sistemas focados na economia de combustível como o sistema IPSM – Intelligent Power System Management, que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico.

Ele é feito com o armazenamento da energia cinética gerada enquanto o veículo está em processo de desaceleração. O sistema dispensa o combustível necessário para manter o sistema de carregamento da bateria em funcionamento.

Como um legítimo Land Rover, a linha Discovery Sport Diesel é equipada com o já renomado sistema Terrain Response® que, ao simples toque em um botão, ajusta em apenas 150 milissegundos todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega.

O sistema conta com os modos de condução normal, grama/neve/cascalho, lama/sulcos e areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível.

Além do Terrain Response®, o modelo conta com o Gradient Release, tecnologia que permite arranques suaves tanto em aclives quando em declives, garantindo máxima segurança em qualquer tipo de superfície.

Para garantir máxima segurança a todos os ocupantes, toda a linha Discovery Sport conta com uma variedade de sistemas. Entre eles, desacatam-se os freios ABS, controle eletrônico de tração ETC, sistema eletrônico de distribuição de frenagem EBD, controle de frenagens em curvas CBC, assistente de frenagem de emergência EBA, controle dinâmico de estabilidade DSC, entre diversos outros.

Não é a toa que o modelo recebeu cinco estrelas nos exigentes testes de segurança Euro NCAP. Além de todos esses sistemas, o modelo também conta com sete air bags para a proteção de todos os ocupantes.

Retrovisores elétricos, sistema de ignição stop/start, sistema de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, entrada USB e sete airbags, incluindo um para proteção dos joelhos do motorista também chegam em todas as versões do modelo.

A versão SE traz rodas de 18 polegadas, faróis de neblina, bancos com revestimento em couro, sensor de estacionamento com câmera de ré e ar condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente.

Destaque por onde passava, a versão topo de linha HSE Luxury, que avaliamos em nosso percurso de ida e volta até a cidade de Garanhuns, traz conjunto de faróis Xenon com assinatura em LED, teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone, bancos em couro Windsor climatizados com memória de regulagem para passageiro e motorista, sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer, com 825W de potência, rodas em liga leve de 19 polegadas, iluminação interna configurável e duas entradas USB na segunda fileira de bancos. A versão também conta com teto panorâmico fixo.

O comportamento do conjunto motriz e suspensão foi muito bom. O tempo todo o modelo se manteve esperto e mostrou agilidade nas manobras.

O Discovery Sport Diesel está disponível no mercado brasileiro em oito opções de cores de carroceria, além de outras quatro opções de tipos de acabamento dos bancos, com suas respectivas combinações de cores de acabamento no painel e nas portas, o que faz do veículo altamente configurável.

O modelo será comercializado nas concessionárias Land Rover de todo o Brasil em três diferentes versões:
• SE, com preço de R$ 230.196
• HSE, com preço de R$ 258.796
• HSE Luxury, com preço de R$ 280.300

O Discovery Sport está disponível com até quatro tomadas de 12V e até seis entradas USB dispostas em cada uma das três fileiras de assentos, de forma a permitir que vários dispositivos eletrônicos sejam recarregados simultaneamente.

O ar condicionado digital com duas zonas têm as saídas de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais efetiva distribuição de ar. Na configuração de assentos 5+2, um controle independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma mais efetiva.

A construção do monocoque combina uma mistura de aço de alta rigidez, liga de aço de altíssima resistência e painéis extremamente leves de alumínio. Isso garante força e leveza para uma incrível dinâmica e altíssimos níveis de rigidez torcional.

O eixo traseiro multi-link aumenta a agilidade, articulação e junto com as suspensões de alumínio cuidadosamente calibradas, entregam um nível de absorção de impactos às imperfeições do solo sem paralelos.

O novo eixo traseiro também diminui os níveis de ruídos e minimiza o uso de carga útil pela suspensão.

Naturalmente, a geometria da carroceria do Discovery Sport foi otimizada para os mais exigentes terrenos, com excelente vão livre, ângulos de ataque e saída, além da habilidade de se transpor áreas inundadas com profundidade de até 600mm. O Discovery Sport é equipado com um conjunto de tecnologias para todo o terreno, incluindo:
• Hill Descent Control® (HDC)
• Controle de Estabilidade de Rolagem (RSC)
• Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)
• Controle Eletrônico de Tração (ETC)

Muitas das inovações que fazem do Discovery Sport imbatível no off-road são igualmente responsáveis por sua extrema eficiência no on-road.
Os destaques são:
• Eixo traseiro multi-link
• Direção Elétrica Assistida (EPAS)
• Transmissão automática de nove velocidades com relação adaptativa de troca de marcha
• Discos de freios dianteiros de 325mm

Tecnologias avançadas – O novo Discovery Sport apresenta tecnologias de ponta para maximizar segurança e conveniência. Tudo a partir de novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen até os nove airbags que minimizam as consequências em caso de colisão.

Para você ter uma ideia do trabalho detalhado desenvolvido pela Land Rover com o Discovery Sport, é possível na tela de oito polegadas sensível ao toque que o motorista tenha uma visão, por exemplo, o navegador, enquanto o passageiro ao seu lado pode assistir um DVD, sem interferência, ou seja, em função da angulação de visão, a mesma tela apresenta funções diferentes.

Outras tecnologias disponíveis para o motorista são:
• Assistente de Estabilidade de Trailer
• Assistente de Reboque com capacidade para até 2 toneladas
• Tela de oito polegadas sensível ao toque de alta definição
• Faróis automáticos
• Limpadores de para-brisa sensíveis à chuva
• Sensores de estacionamento

Design – O Discovery Sport leva o design da Família Discovery a uma direção mais dinâmica, ao otimizar conceitos de volume, proporções e postura de forma a garantir um visual impactante sem comprometer a funcionalidade e a excelente engenharia já reconhecida mundialmente com o seu “irmão mais velho”, o Discovery.

Com 4,5 metros de comprimento, o Discovery Sport é 2,39 centímetros mais curto que o Discovery, que também conta com sete assentos, enquanto sua distância entre eixos de 2,74 metros cria um espaço interno excepcional.

Tal característica permitiu que os designers da Land Rover puxassem as rodas do Discovery Sport para os cantos do veículo para proporcionar um visual robusto, compacto e com baixo centro de gravidade. É um feito da equipe de Design da Land Rover, liderada por Gerry McGovern.

Alguns detalhes já conhecidos nos demais modelos da Land Rover como o capô concha e as duas barras na grade dianteira com detalhes hexagonais também marcam presença no Discovery Sport.

O design do modelo também foi projetado de forma a proporcionar o máximo em eficiência aerodinâmica, com coeficiente de 0,36Cd.

A equipe de design concebeu o Discovery Sport como um veículo pensado de dentro para fora. Mesmo com dimensões compactas, o Discovery Sport traz um interior extremamente espaçoso e configurável, com disposição de assentos 5+2 de série, única na categoria. A cabine recebeu acabamento impecável, com ampla utilização do couro nos revestimentos. O teto solar panorâmico ajuda na iluminação da cabine e dá uma sensação de amplitude aos passageiros.

Manutenção – Os clientes que adquirirem o novo Discovery Sport contarão com um plano de cinco anos de revisões básicas oferecido por um preço fixo. As revisões devem ser feitas na rede de concessionárias e incluem serviços de troca de componentes como óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar condicionado, fluído de freio, sem custo ao cliente, inclusive a mão de obra.

O pacote de revisões faz parte de uma nova estratégia da Jaguar Land Rover em oferecer aos seus clientes veículos com custos de manutenção bastante atrativos.

O Land Rover Discovery Sport já foi confirmado pela Jaguar Land Rover para ser produzido na unidade industrial que a empresa está construindo em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro, a partir de 2016. A fábrica terá capacidade total para produzir 24 mil veículos por ano, com investimento de R$ 750 milhões.

Motorização versão  

CV

 

Ano

Preço sugerido (sem opcionais) Preço sugerido (com opcionais) Opcionais mandatórios (mínimos)
2.2 SD4 Turbo Diesel SE 190 2016 R$ 230.196,00 R$ 235.140,00 025PA -Incontrol Apps (R$1.648) / 025OA-GPS (R$3.296)
2.2 SD4 Turbo Diesel HSE 190 2016 R$ 258.796,00 R$ 260.444,00 025PA -Incontrol Apps (R$1.648)
2.2 SD4 Turbo Diesel HSE Luxury 190 2016 R$ 280.300,00 R$ 288.128,00 025PA -Incontrol Apps (R$1.648) / 074OC-Pack 7 Lugares (R$ 6.180)

Galeria de fotos do  Land Rover Discovery Sport HSE Luxury nos principais pontos turísticos de Garanhuns

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn