quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Inclusão social e pioneirismo marcam o lançamento do Iveco Daily Elevittá

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146) é destinada a “assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.

Mais do que acessibilidade, a pessoa com mobilidade reduzida tem o direito de ir e vir, como qualquer outro cidadão. É com esse foco que a Iveco Bus, marca da CNH Industrial, apresenta no Brasil o Daily Elevittá.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Pioneiro no mercado mundial nesse segmento, o veículo é a solução definitiva para o transportador e órgãos que regulam o sistema de transporte de passageiros.

Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do consagrado Iveco Daily 50C17, o modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo.

Conforto, segurança e acessibilidade foram as bases do projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, pela empresa Elevittá, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.

- Publicidade -

“O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada”, ressalta Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina.

Se o bem-estar dos ocupantes está garantido no modelo, o transportador também acumula benefícios ao adquirir o Daily Elevittá.

Leis de acessibilidade do transporte de passageiros, para a categoria M2 (veículos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas), seja escolar, urbano ou fretamento, sinalizam que, nos próximos anos, entre 2017 e 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos, idosos, entre outros).

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Lançamos um produto economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos concorrentes. O Daily Elevittá abre uma nova era no transporte de passageiros”, destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina.

O executivo afirma ainda que o cliente contará com o apoio da rede de concessionárias Iveco, com revendas estrategicamente distribuídas pelo país.

“Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento”, completa Spinetti.

Atualmente, setores como o hoteleiro, de transporte escolar, de fretamento e de locação de veículos são alguns exemplos de mercados que serão beneficiados com a chegada do Elevittá.

Iveco Daily Minibus – O Daily Minibus se destaca pela durabilidade. A plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja superior, quando comparado com veículos monobloco.

Além disso, a tração traseira proporciona o aumento da vida útil dos pneus.

O veículo está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo, ideais para o transporte municipal e intermunicipal.

Potente e econômico, o motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Elevittá.

Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus.

A motorização conta ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador.

O F1C garante a melhor performance do veículo aliada aos menores custos de manutenção e ao baixo consumo de combustível, tornando-se ideal para aplicações urbanas e intermunicipais.

Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto.

O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de semana.

Além disso, o modelo possui amplo espaço que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil