sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

CXPERIENCE CONCEPT: a inovadora experiência de conforto e design da Citroën!

A marca Citroën revela seu CXPERIENCE, concept car que será exposto no próximo mês em exclusividade mundial no Salão do Automóvel de Paris 2016.

Hatchback de 4,85 m de comprimento, o CXPERIENCE CONCEPT ilustra a vontade da Citroën de se expressar em um território “top” de gama por meio de sua promessa « Be Different, Feel Good ».

- Publicidade -

A novíssima silhueta internacional, fora dos padrões tradicionais, ilustra uma nova etapa e uma nova ofensiva na estratégia da marca.

Em sintonia com o know-how e a história da Marca, esta última criação caracteriza-se pelo seu conforto global, verdadeira assinatura Citroën. O CXPERIENCE CONCEPT é mais uma demonstração do programa « Citroën Advanced Comfort®», concebido para o bem-estar e o conforto dos ocupantes.

Presente em todas as etapas do processo de concepção dos carros e guiado pela evolução das expectativas dos clientes, este programa acompanha a criação ao mesmo tempo estilística, técnica e tecnológica dos novos modelos da Marca.

- Publicidade -

01. UM DESIGN AUDACIOSO E FORA DOS PADRÕES ESTABELECIDOS – § Uma identidade afirmada – Com uma morfologia única e diferenciada, o concept car CXPERIENCE reinterpreta os códigos de um grande hatchback “top” de gama.

Trabalhado nos mínimos detalhes, o concept car CXPERIENCE propõe um design cheio de aerodinâmica, cujo registro das formas e o grafismo pertencem apenas à Citroën e são facilmente identificáveis e memorizáveis.

Concebido pelas equipes de Estilo da Citroën – do Centro de Design de Vélizy – e dando continuidade aos novos códigos estéticos da Marca, o CONCEPT CXPERIENCE destaca-se com uma proposta inovadora, inspirando-se no universo High-tech e nos territórios da Arquitetura, Decoração e Viagem.

- Publicidade -

Logo no primeiro olhar, o concept car CXPERIENCE distingue-se pela sua silhueta hatchback com uma postura cheia de energia e com suas portas desenhadas de forma inteligente.

Um sentido de dinamismo emana de suas linhas audaciosas, casadas a curvas generosas e volumes lisos, refletindo sua própria linguagem estilística.

Reunindo proporções imponentes (4,85 m de comprimento, 2,00 m de largura), um teto muito baixo (1,37 m de altura) e um longo entre-eixos de 3,00 m, o CXPERIENCE CONCEPT também se caracteriza pelas formas fluidas.

Uma cor “Mizuiro” verde água perolado, símbolo de modernidade, de serenidade e de sobriedade, enfatiza ainda mais a aparência de topo de gama do veículo, montado em grandes rodas de 22 polegadas.

Na frente, o concept car exibe a pureza de suas linhas por meio de volumes suaves, uma assinatura luminosa inédita e uma grade dianteira específica.

Os chevrons, com sua barra dupla cromada, estendem-se até os faróis, acentuando a largura do veículo. A atenção é, assim, particularmente chamada para os DRL em “V”, que lhe conferem um olhar tecnológico, constituído de finas lâminas de 3 mm de largura.

Uma segunda assinatura é completada na parte inferior por 3 faróis de LEDs direcionais, posicionados de cada lado do veículo. Para melhorar a eficiência, os para-choques dianteiros incorporam entradas de ar pilotadas.

De cada lado do veículo, abas móveis abrem e fecham, para encontrar a melhor aerodinâmica em movimento durante as manobras.

Na parte traseira, o concept car exibe também seu caráter com para-lamas bem definidos, um vidro traseiro côncavo e um aerofólio móvel que favorece a aerodinâmica. Luzes traseiras em 3D e a presença de fibra ótica laser retomam a forma em “V”.

As luzes de mudança de direção integradas e dissimuladas debaixo de uma fina lâmina de cromo sem reflexo conferem ao CXPERIENCE CONCEPT uma identidade única e tecnológica.

Este conjunto luminoso é embutido dentro de uma zona técnica preta que segue harmoniosamente o contorno do porta-malas deste grande concept, destacando assim, sua largura.

Tais como os produtos mais recentes da Marca, os chevrons implantados na parte traseira do concept car são pintados na cor preta laqueada.

Outro elemento estilístico característico que participa da personalidade única do concept car CXPERIENCE: suas portas com abertura antagônica a 90° facilitam o acesso a bordo.

Elas oferecem uma vista deslumbrante sobre um espaço interno ao mesmo tempo espaçoso e “top” de gama. Uma verdadeira encenação do conforto, que se traduz como um convite à viagem.

§ Um interior sublimando a fluidez – O espaço interno do CXPERIENCE CONCEPT, inspirado nos universos da Arquitetura, Decoração e do Mobiliário, foi desenhado num espírito contemporâneo muito apurado.

Um espaço interno realizado com matérias-primas de alta qualidade e tratado em uma tonalidade amarela cítrica revigorante, sinônimo de otimismo e de frescor.

Além do volante com um único raio, um aceno histórico à Marca, o painel de bordo flutuante é trabalhado na horizontal. Ele aparece em três dimensões, tal como um tubo recortado e esculpido que se estende desde a porta traseira direita até a porta traseira esquerda em um único elemento.

Esta apresentação reforça a impressão imediata de leveza, de espaço e de folga. Quanto à atmosfera em tons de amarelo, ela realça a continuidade visual inédita entre cada um dos espaços dedicados ao motorista ou a seus passageiros.

Os assentos, cuja confecção foi objeto de uma verdadeira atenção, utilizam uma malha amarela que irradia efeito acolchoado. Os encostos são tratados tais como o painel de bordo, em elegante madeira clara, oriunda da essência de nogueira.

As contra-portas, reproduzindo nichos, são também dotadas de matérias-primas de qualidade.

O tecido geométrico “Verde Água” lembra a cor externa e contrasta com o ambiente interno. O assoalho plano espumado foi criado sob medida.

Ele é revestido de couro escuro e texturizado com design desestruturado. De cada lado, amplas soleiras de portas cromadas destacam o minucioso trabalho interno de cores e de matérias.
“Toda a equipe de Estilo trabalhou na mesma direção: criar um novo veículo “top” de gama e de projeção internacional, que se liberte dos códigos habituais para promover os valores Optimistic, Human e Smart da Marca”.

Alexandre MALVAL, Diretor de ESTILO Citroën – 02. O PROGRAMA CITROËN ADVANCED COMFORT®: IMPLEMENTADO EM UMA SILHUETA “TOP” DE GAMA

Se a noção de conforto é intimamente ligada à Citroën, o “Conforto Citroën” se tornou uma verdadeira assinatura da Marca. Ele integra hoje uma dimensão mais global com critérios múltiplos, tais como a luminosidade, a habitalidade, a ergonomia e a conectividade.

Tantos critérios que participam do bem-estar do corpo e da mente, promovendo a troca e o compartilhamento a bordo do concept car CXPERIENCE.

§ Participar do bem-estar do corpo e da mente – Com o programa Citroën Advanced Comfort®, que orientou a concepção do CXPERIENCE CONCEPT, a Citroën revisita os códigos do conforto, trazendo tanto sua visão moderna quanto seu know-how.

Tal como um convite para viajar, o CXPERIENCE CONCEPT filtra o mundo exterior e as solicitações da estrada.

Ele é totalmente focado no bem-estar de seus ocupantes. O espaço interno do concept car foi pensado como um verdadeiro “casulo”, uma segunda “casa”. Este grande hatch estatutário gera, logo que se entra a bordo, um sentimento de ultra conforto intenso e imediato, tanto para o motorista quanto para seus passageiros.

A bordo, tudo foi concebido para promover o bem-estar do corpo, materializado pelos assentos que constituem precisamente o elemento do carro com o qual o corpo dos passageiros fica mais tempo em contato.

Os assentos generosos e envolventes do CXPERIENCE CONCEPT oferecem um conforto e uma manutenção de posição únicos, graças a uma espuma flexível que apresenta uma memória de sua forma, convidando para uma experiência de viagem diferenciada.

Na fileira 1, motorista e passageiro se beneficiam de assentos individuais totalmente acolhedores.

Este espírito de “salão” é mantido na fileira 2, com assentos bem envolventes. Uma sensação física amplificada pela aliança de matérias-primas quentes e naturais.

Além disso, e para tornar cada viagem um momento convivial e sereno, os designers conceberam os assentos dianteiros de tal maneira que o estreitamento do topo de seus encostos e a abertura central de seus encostos de cabeça permitam máxima visibilidade para os passageiros traseiros.

Para completar esta atmosfera relaxante, o CXPERIENCE CONCEPT pode contar com volumes generosos e porta-objetos astuciosos que tornam a vida mais fácil. Uma percepção de espaço emana do painel de bordo graças a seu tratamento gráfico e transversal.

O console central, com um design também fluido, fornece um porta-objetos funcional na frente, bem como um compartimento dedicado à recarga de seu smartphone por indução.

Outros espaços, com porta-objetos utilmente repartidos dentro do espaço interno, participam igualmente do conforto de vida dos ocupantes e do bem-estar diário deles.

O trato dado à luminosidade, que também é parte do programa « Citroën Advanced Comfort® », contribui também ao bem-estar vivido a bordo. Cada um dos ocupantes pode, assim, desfrutar de um espaço banhado de luz entre uma grande janela lateral e dois tetos solares que cobrem todo o comprimento do teto.

A iluminação ambiente, tal como o purificador de ar, também mergulha os ocupantes em um espaço « Feel Good »: uma verdadeira bolha de bem-estar, onde é bom recarregar as energias.

Finalmente, e para garantir uma paz de espírito para o motorista e aliviar sua carga mental, as informações úteis à direção são projetadas em seu campo de visão, numa ampla lâmina chamada de “mostrador virtual no para-brisa”.

§ Promover a troca e o compartilhamento – Em fase com o programa « Citroën Advanced Comfort®», o concept car Citroën CXPERIENCE é acolhedor, confortável e hiper-conectado.

O CXPERIENCE CONCEPT se destaca pela interface homem-máquina intuitiva, pensada para assegurar entre o motorista e seus passageiros uma continuidade numérica através de seus universos digitais.

A inteligência tecnológica promove a interação e simplifica o uso do carro e de seus equipamentos. Ela beneficia todos, tanto nos lugares dianteiros quanto nos lugares traseiros, destacando a vontade da Marca de querer dar uma atenção muito especial aos passageiros, os principais atores da viagem.

Integrado de forma espetacular no centro do painel de bordo, a tela panorâmica de 19” no formato 16/3 é a peça mestre a bordo. Como um verdadeiro centro de comandos do carro, ela permite liberar o painel de bordo dos comandos supérfluos e reforça a impressão de largura e de espaço que reina a bordo.

Seu tamanho faz com que seu uso seja mais fácil, agrupando todas as funcionalidades: o ar-condicionado, os auxílios à direção, a navegação e as fontes de mídias.

Esta tela central táctil é constituída de zonas distintas que atendem ao motorista, bem como ao passageiro através de um sistema de “multi-janelas reconfigurável”: em 1/3 -2/3, em 2/3 -1/3 ou ainda com a tela cheia, de acordo com a experiência a bordo desejada.

A encenação do “Infotainment” permite, de fato, que cada um navegue e obtenha informações sobre a viagem, escolha sua própria música ou ainda visualize seu filme favorito.

Também – e para garantir uma ligação entre o veículo e o mundo exterior – o CXPERIENCE CONCEPT propõe serviços on-line para, por exemplo, gerenciar remotamente a abertura de seu portão ou receber uma entrega em casa.

A continuidade numérica e a ativação de certas características a bordo são asseguradas por dois outros elementos de comando: um smartphone e um tablet portátil.

Na frente, o console central recebe um suporte dedicado ao smartphone. Recarregável por indução magnética e conectado às telas, o smartphone serve como chave para ligar o carro e de designador para ativar muitas regulagens (conforto, fotos, vídeos, etc.).

Na parte traseira, um tablet portátil é colocado à disposição dos passageiros. Apresentado em um estojo requintado, este tablet permite regular individualmente os assentos ou o ar-condicionado, assegurando também de maneira intuitiva e lúdica o « media sharing »[1] por meio notadamente do novo aplicativo Share with U.

Este novo serviço permitirá compartilhar com seus companheiros de viagem seus arquivos de mídia (jogos, música, vídeos) com muita facilidade e desfrutar deles a bordo de seu carro! Uma novidade a ser absolutamente testada no Salão de Paris!

O Citroën CXPERIENCE CONCEPT aposta na retrovisão high-tech. Além das câmeras frontal e traseira, os tradicionais retrovisores externos foram substituídos por duas discretas câmeras laterais cujas imagens são retransmitidas em pequenas telas digitais.

Equipados de frisos cromados, eles são posicionados ao longo das contra-portas e justapostos sobre o mesmo elemento de decoração do que os alto-falantes e as saídas de ar.

Esta visualização otimizada em 360° do ambiente do veículo permite facilitar as manobras e os deslocamentos do motorista. Hiper-conectado e convivendo com seu tempo, o concept car também recebe a ConnectedCAM Citroën™.

Situada logo atrás do espelho retrovisor interno, esta câmera HD de grande ângulo registra o que o motorista vê a sua frente. Testemunha de suas experiências na estrada, ela capta em imagens ou em vídeos momentos da vida para compartilhá-los nas redes sociais ou para guardá-los como recordação.

Para favorecer as trocas a bordo, a atenção dos designers foi também focada na espacialização do som dentro do espaço interno.

As equipes do Estilo Citroën trabalharam sobre a sonorização com base no mesmo princípio do concept car Citroën AIRCROSS, SUV apresentado em exclusividade mundial em Xangai no ano passado.

Os apoios de cabeça dianteiros e traseiros possuem dois alto-falantes exclusivos, além de microfones integrados. Graças a essas bolhas sonoras, cada um pode definir com quem quer se comunicar.

A menos que ele prefira isolar-se e ouvir seu próprio programa de áudio.

A viagem transforma-se, dependendo da escolha, em momentos de compartilhamentos ou de relaxamento individual.

Com a preocupação de facilitar as trocas ou de monitorar as crianças, câmeras integradas, capazes de visualizar cada um dos passageiros, permitem até a realização de uma videoconferência.
«O concept car Citroën CXPERIENCE desafia os códigos e traz uma nova visão do hatchback ”top” de gama, enquanto encarna perfeitamente as ambições do programa « Citroën Advanced Comfort®. O CXPERIENCE CONCEPT ilustra a capacidade da Marca de implementar neste segmento a sua promessa « Be Different, Feel Good »

Linda JACKSON – CITROËN Brand CEO – 03. UMA SOLUÇÃO HÍBRIDA A GASOLINA, RECARREGÁVEL PARA UM PRAZER DE DIRIGIR SEM LIMITES – A inteligência tecnológica se expressa também na escolha de uma solução Plug-in Híbrida para uma mobilidade mais tranquila.

Verdadeiro convite para viajar, o Citroën CXPERIENCE CONCEPT possui uma cadeia de tração plug-in híbrida que combina a eficiência com alto desempenho.

Esta tecnologia híbrida a gasolina recarregável oriunda do know-how do Grupo PSA oferece dinamismo e versatilidade de utilização.

O Citroën CXPERIENCE CONCEPT apresenta prestações dinâmicas excepcionais graças a seu motor a gasolina que desenvolve entre 150 cv e 200 cv, e à energia suplementar fornecida por seu motor elétrico (até 80 kW).

O CXPERIENCE CONCEPT pode acessar em uso urbano um modo 100% elétrico (ZEV -Zero Emission Vehicle) com uma autonomia de 60 km e limitar seu consumo em estradas, combinando as duas energias quando de acelerações sucessivas.

Nas autoestradas, o motor de combustão assume para proporcionar um grande desempenho no volante do concept car, com uma potência acumulada de até 300 cv.

O Citroën CXPERIENCE CONCEPT possui uma bateria de 13 kWh com uma capacidade de recarga de somente algumas horas.

O concept é recarregado em 4 horas e 30 min com um dispositivo de carregamento padrão, ou em menos de 2 horas e 30 min com uma solução de carregamento ultra fácil, graças a um carregador de 6,6 kW adaptado para uma conexão a uma tomada de 32 A.

Ao mesmo tempo estética e funcional, uma assinatura desta motorização é integrada no topo do capô, no prolongamento de cada DRL, sob a forma de dois indicadores de carga da bateria.

O Citroën CXPERIENCE CONCEPT possui arquitetura engenhosa e única. Ela consiste em um posicionamento na transversal da caixa de câmbio automática eletrificada de oito marchas entre o motor de combustão e o motor elétrico, assim como a implementação de uma bateria compacta debaixo do espaço interno, o que permite a eletrificação do eixo traseiro.

A habitabilidade dos passageiros e o volume do porta-malas ficam, assim, preservados.

Esta nova solução Plug-in Híbrida convida a viver uma nova experiência ao dirigir e permite viajar dos centros urbanos para os lugares mais remotos, sem restrições, beneficiando-se de prestações dinâmicas excepcionais graças à energia suplementar do motor elétrico, além de contribuir com o respeito ao meio ambiente.

CITROËN CXPERIENCE CONCEPT

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Comprimento: 4,85 m

Largura: 2,00 m

Altura: 1,37m

Distância entre-eixos: 3,00 m

DESEMPENHOS:

Autonomia elétrica: 60 km

Potência (CEE): 250 a 300 cv

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn