A Audi apresenta a versão 2017 do A3 Sedan Ambition, equipado com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência e torque de 350 Nm.
O modelo topo de linha, produzido em São José dos Pinhais (PR), chega às concessionárias da marca com uma ampla gama de equipamentos de série, que o colocam em um patamar equivalente a modelos de categorias superiores.
Um dos grandes destaques da versão Ambition é o Audi virtual cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
É o primeiro compacto premium a oferecer painel de instrumentos digital no mercado brasileiro.
O dispositivo está disponível opcionalmente e combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos.
Dessa forma, o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, destacando os mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual o foco são as funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Estética e acabamento interno atraentes- O A3 Sedan Ambition 2017 traz novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques, que tornaram o carro ainda mais atraente.
A dianteira tem elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada e contornos mais nítidos, e os faróis bi-xenônio possuem recortes afiados na borda inferior.
A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o design das rodas, que agora têm cinco raios.
Externamente, o modelo manteve de série o teto solar panorâmico “Open Sky”, os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis, além das ponteira de escapamento cromadas e frisos decorativos brilhantes.
O modelo passa a contar também com volante e alavanca de seta semelhantes às do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones.
A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu.
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface, um recurso opcional.
O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidade elevada. O assento do motorista tem ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.
Na versão Ambition, além de todo o equipamento disponível nos modelos 1.4 TFSI Flex, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança, como ar-condicionado com comando digital e duas zonas de temperatura.
O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui o Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.
Outro item importante é o sistema Audi drive select, que regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic de seis velocidades.
O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão.
No modo Individual, o motorista pode especificar seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.
Outro item bastante prático é o assistente do freio de estacionamento, que permite que o carro fique parado sem necessidade de manter a pressão no pedal do freio nos sinais ou congestionamentos, mantendo também as luzes de freio acesas até que o motorista pressione novamente o acelerador.
Esse recurso auxilia, também, nas partidas em subidas, evitando o recuo do carro.
Entre os itens opcionais estão sistema de navegação, smartphone interface, faróis Full LED e lanterna traseira de LED (pacote Ambition Plus).
O modelo oferece ainda opcionalmente o pacote Assistance Plus, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, Park Assist com câmera de ré, Keyless-Go e assistente para luz alta.
Desempenho com eficiência: o 2.0 TFSI – A versão Ambition é equipada com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência, que se destaca por reunir uma série de tecnologias modernas: sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O torque do 2.0 é de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas do acelerador e uma condução suave em qualquer velocidade.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou pelas aletas atrás do volante.
Audi oferece também as versões Attraction e Ambiente: performance e eficiência com a tecnologia flex
O A3 Sedan brasileiro está disponível em três versões. Além da Ambition, são oferecidas a Attraction e Ambiente. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
As versões Attraction e Ambiente contam com o motor 1.4 TFSI Flex produzido no Brasil, com 150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, como no trânsito urbano, em velocidades moderadas.
Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
O motor com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático S tronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas atrás do volante.
Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan 1.4 TFSI Flex da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima chega a 215 km/h.
Uma vantagem da injeção direta de combustível é que não há necessidade de adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível.
A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios.
Preços:
- Attraction: R$ 115.190
- Ambiente: R$ 124.190
- Ambition: R$ 156.190
Audi A3 Sedan Ambition
Motor: 2.0 Turbo FSI
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência máxima: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque máximo: 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 6 velocidades
Peso: 1.320 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 6,9 s
Velocidade máxima: 250 km/h