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GridMotion: Projeto de recarga inteligente promete reduzir o custo de utilização dos veículos elétricos

O condutor de um VE poderia reduzir sua fatura de eletricidade adiando a recarga do seu veículo para um período em que a eletricidade esteja mais barata (garantindo ao mesmo tempo a utilização do veículo).

Economias suplementares poderiam ser obtidas mediante o fornecimento de serviços visando equilibrar a geração/consumo na rede elétrica graças às soluções do tipo Vehicle-to-Grid (V2G).

Os parceiros do projeto GridMotion reúnem suas competências para lançar um projeto experimental com duração de dois anos a fim de avaliar as economias realizáveis pelos utilizadores de VE graças à carga/descarga inteligente de seus veículos em condições reais.

Dois tipos de frota serão estudados no projeto:

•  Uma de 50 utilizadores dos veículos Peugeot iOn, Partner Electric, Citroën C-ZERO ou Berlingo testará as soluções de carga inteligente unidirecionais, recarregando nos períodos em que o preço da eletricidade estiver mais baixo (por exemplo, durante a noite na França), em função de suas necessidades de mobilidade.

•  Uma frota B2B de 15 Peugeot iOn ou Citroën C-ZERO com estações de carga Enel bidirecionais aplicará o sistema de carga/descarga inteligente (V2G). Esta frota fornecerá serviços de balanceamento à rede elétrica, alternando curtos períodos de carga e descarga1 levando em conta as necessidades futuras de mobilidade dos veículos. Os períodos de carga ocorrerão quando a geração elétrica na rede for excedente e os períodos de descarga serão efetuados quando houver um excesso de consumo na rede elétrica.

Os parceiros estão à procura de voluntários para participar do projeto. Eles devem ter domicílio na França e possuir um VE da marca Peugeot ou Citroën produzido a partir de janeiro de 2015.

Os parceiros desempenham as seguintes funções:

•  O Grupo PSA é responsável pela gestão do projeto e o recrutamento dos participantes.

•  A Direct Energie avalia junto às RTE (Redes de Transporte de Eletricidade), nos mercados de energia elétrica, a flexibilidade das baterias dos veículos elétricos visando ao equilíbrio da rede.

•  A Nuvve encarrega-se da direção operacional dos processos de carga /descarga dos VEs.

•  A Enel fornece os terminais de recarga bidirecionais e contribui com seu know-how em matéria de V2G.

•  A Proxiserve instala os terminais de recarga para os participantes B2C e B2B.

•  A DTU fornece apoio acadêmico e dispõe de um ambiente de testes.

As vendas mundiais de veículos recarregáveis cresceram 42% entre 2015 e 20162. Esta tendência deve se acentuar nos próximos anos, favorecida pelos progressos tecnológicos, pela redução dos preços e por uma pressão cada vez maior em matéria de poluição do ar.

O projeto GridMotion visa demonstrar que, através desses programas de modulação do consumo e de serviços à rede, os veículos elétricos podem contribuir para a estabilidade das redes elétricas ao mesmo tempo em que diminuem seu custo de utilização.

1 A descarga consiste em reinjetar a eletricidade das baterias dos VE na rede elétrica.

http://www.ev-volumes.com/

 

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