sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Conceito MQB vai facilitar democratização de inovações

É muito comum observarmos que quando surge uma nova tecnologia, inovação, ela aparece primeiro nos veículos de categoria superior. Aos poucos ela vai sendo implementada numa quantidade maior de modelos e seu custo vai sendo reduzido, permitindo chegar em toda linha.

Esse processo demora e tem seus custos. O conceito MQB vai de encontro com essa dificuldade que existia nas linhas de produção.

O conceito tem entre seus principais objetivos a padronização do processo de manufatura nas fábricas da Volkswagen, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.

A Estratégia Modular MQB permite ainda a padronização de peças e diversos componentes dos veículos produzidos sob esse conceito.

Assim, ela torna possível a democratização de inovações, com o intercâmbio de tecnologias.

O conceito MQB também permite compartilhar a base estrutural para o desenvolvimento de veículos de diferentes segmentos, gerando sinergia para todas as classes de automóveis.

A combinação de dimensões padronizadas e variáveis, outro benefício da MQB, reduz significativamente a complexidade da produção de um veículo, gerando melhora substancial no processo produtivo e economia de escala.

Fábrica Anchieta – Primeira operação da Volkswagen fora da Alemanha, a unidade Anchieta, em São Bernando do Campo, será a base de produção do Novo Polo.

O modelo global é a principal novidade da Volkswagen do Brasil em 2017 e trará para a fábrica de São Bernardo do Campo algumas das tecnologias mais modernas do Grupo Volkswagen em todo o mundo, como parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil, até 2020, da ordem de R$ 7 bilhões.

Com a chegada do Novo Polo, a fábrica Anchieta torna sua produção ainda mais tecnológica e dá mais um passo em direção à implementação de conceitos de Indústria 4.0, que cria fábricas inteligentes, conectadas e flexíveis.

Veja também | Lançamento do Novo Volkswagen Polo

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn