quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Inteligência Artificial (IA) e o processo de aprendizagem profunda irão influenciar o desenvolvimento de uma nova geração de veículos inteligentes

A Volkswagen e a NVIDIA compartilham sua visão de como a Inteligência Artificial (IA) e o processo de aprendizagem profunda irão influenciar o desenvolvimento de uma nova geração de veículos inteligentes da Volkswagen.

Na abertura da edição 2018 do CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas (EUA), o CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, explicam como a Inteligência Artificial está transformando a indústria do automóvel, com destaque para o I.D. BUZZ. A icônica Volkswagen Kombi está renascendo totalmente elétrica e dotada de tecnologia de Inteligência Artificial para o cockpit e para autocondução.

“A inteligência artificial está revolucionando o automóvel”, afirmou Diess. “A condução autônoma, a mobilidade com emissão zero e a interconexão digital em rede são virtualmente impossíveis sem avanços na IA e no Aprendizado Profundo. A combinação da imaginação da Volkswagen com a da NVIDIA, empresa líder em tecnologia de IA, nos permitirá dar um grande passo para o futuro.”

“Dentro de poucos anos, todos os novos veículos deverão ter assistentes de IA para reconhecimento de voz, gestos e facial, assim como para realidade aumentada”, disse Huang. “Trabalhando com a Volkswagen, estamos criando uma nova geração de carros que são mais seguros, mais agradáveis de utilizar do que qualquer outra coisa já feita e acessíveis para todos.”

Foco em capacidade de copilotagem inteligente – Um empolgante resultado potencial da introdução da IA no Volkswagen I.D. BUZZ são as capacitações para a “Copilotagem Inteligente”, que incluirão sistemas de conveniência e assistência baseados no processamento de dados colhidos por sensores posicionados tanto dentro como do lado de fora do carro.

Os sistemas poderão ser incrementados ao longo da vida do veículo através de atualizações de software e ganhar novas capacitações à medida que novos desenvolvimentos ocorram na condução autônoma. Graças ao Aprendizado Profundo, o carro do futuro irá aprender a abordar situações de tráfego detalhadamente e analisar o comportamento de outros na estrada, permitindo tomar decisões corretas.

Baseados na plataforma NVIDIA DRIVETM IX Intelligent Experience, itens baseados na inteligência artificial tais como o reconhecimento facial para abrir o veículo por fora, alertas ao motorista sobre bicicletas, uso de reconhecimento de gestos para controles, compreensão de linguagem natural para um controle por voz e acompanhamento do olhar para alertar o motorista sobre distração são todos viáveis.

O caminho da Volkswagen rumo à Condução Autônoma – O I.D. BUZZ faz parte da família I.D., com a qual a Volkswagen irá lançar sua ofensiva de carros elétricos e introduzir gradualmente a condução autônoma a partir de 2020.

Mais de 20 veículos totalmente elétricos estão planejados até 2025, dentro do objetivo da empresa de tornar-se líder mundial nesta área.

Esses novos modelos são baseados na completamente nova arquitetura MEB, que é consistentemente voltada à emissão zero e mobilidade digital e faz uso dos benefícios gerais das características da propulsão elétrica. Utilizando uma bateria integrada de forma horizontal ao piso do carro e um compacto sistema de propulsão, eles proporcionam um interior generoso e altamente variável.

Para isso há tecnologias pioneiras vindas do segmento dos carros elétricos compactos, como o conceito de operação incluindo um mostrador de realidade aumentada tipo head-up (projetado à frente do motorista).

Desde o início, os modelos baseados na arquitetura MEB oferecerão os mais recentes sistemas de assistência e estarão preparados para os níveis de condução autônoma já disponíveis. Os sistemas eletrônicos MEB também serão introduzidos gradualmente em veículos com sistemas de propulsão tradicionais baseados na arquitetura MQB.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn