Em uma espécie de “avant-première” da pré-venda do novo XC40 no Brasil, a Volvo Cars priorizou sua atual carteira de clientes por intermédio da rede de concessionários e também de sua base de CRM e, em apenas três dias, contabilizou mais de 125 reservas do modelo.
Esta ação começou no final da semana passada e as 70 unidades First Edition se esgotaram em 25 horas.
A partir de hoje, as reservas podem ser feitas diretamente em um concessionário da marca, por meio do pagamento de um sinal e colocação de um pedido, com escolha de versão e cores do exterior e interior.
Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o novo XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha), e já tem data para chegar ao mercado brasileiro.
Com lançamento marcado para abril, o modelo com direção semiautônoma mais barato do Brasil entra oficialmente em pré-venda ao público, com preços a partir de R$ 169.950, em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5 R-Design.
“Com o XC40, a Volvo vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais voltados ao segmento que mais cresce no mundo. Acreditamos que esse modelo será mais um sucesso da marca, pois traz soluções inovadoras e recursos que o posicionam acima de seus concorrentes, dimensões de um verdadeiro SUV, inovações em conectividade, o motor mais potente da categoria e novos sistemas de segurança oferecidos também no XC60 e XC90”, afirma o presidente da Volvo Cars, Luis Rezende.
As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture).
Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados.
Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
A versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40 em uma condição de superioridade no segmento.
Prova disso são as medidas do novo utilitário esportivo, que se destacam de seus concorrentes diretos.
Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.
Design jovial, sofisticação e soluções inovadoras – O XC40 segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado.
O exterior combina um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo.
A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.
O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.
Na traseira, a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.
O caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.
O interior do XC40 tem uma abordagem radicalmente nova para os porta-objetos.
O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.
Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers tiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.
O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, uma grande área de armazenamento com uma caixa revestida de tecido e uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo.
No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens.
Conectado aos novos tempos – O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria.
O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.
O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.
Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques.
As funções também podem ser acessadas por comando de voz.
Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.
Outro destaque do Sensus é a qualidade do sistema de som, o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência.
Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência.
O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
Dirigibilidade refinada – O XC40 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade.
O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução.
São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade:
- Eco: privilegia economia de combustível;
- Comfort: prioriza suavidade nas reações do veículo;
- Off-road: para transitar fora de estrada;
- Dynamic: para uma condução mais esportiva;
- Individual: customiza a configuração.
O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm – esta versão chega ao mercado brasileiro a partir de julho.
Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 hp.
O ótimo torque de 350 N.m se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens seguras.
Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.
Em relação à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs compactos de luxo.
O modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo.
O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
O modelo acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h.
Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia.
A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020.
Por isso, em sua estrutura, o XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira.
Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.
Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).
A previsão de chegada do XC40 ao mercado nacional é abril, para as versões T5 Momentum e T5 R-Design, e julho, para a configuração T4.
Revisão com preço fixo – A exemplo do restante da linha Volvo, o XC40 também terá o plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios.
O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas, conforme tabela a seguir:
10 mil km* |
20 mil km ou 1 ano** |
30 mil km* |
40 mil km ou 2 anos**
|
50 mil km* |
60 mil km ou 3 anos** |
R$ 899 |
R$ 1.799 |
R$ 899 |
R$ 2.299 |
R$ 899 |
R$ 3.399 |
*Trocas de óleo intermediárias entre as revisões periódicas, que deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Consulte o manual de garantia e manutenção.
**Revisões periódicas que deverão ser feitas por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro. Consulte o manual de garantia e manutenção.
Tabela de preços:
XC40 T4 – R$ 169.950
XC40 T5 Momentum – R$ 189.950
XC40 T5 R-Design – R$ 209.950
XC40 T5 Momentum First Edition – R$ 199.950 (limitada a 40 unidades)
XC40 T5 R-Design First Edition – R$ 219.950 (limitada a 30 unidades)
Vendas para PCD – O novo XC40 também faz parte do programa Volvo For All, que oferece a pessoas com deficiência isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra do modelo.
Além de todos os benefícios para aquisição dos veículos da marca, a fabricante sueca também disponibiliza em suas concessionárias equipes treinadas e preparadas para atender os interessados nas vantagens do programa.
Tabela de preços para vendas especiais (PCD):
XC40 T4 – R$ 145.950
XC40 T5 Momentum – R$ 165.950
XC40 T5 R-Design – R$ 185.950