sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Novo Audi RS 5 pela primeira vez na versão Sportback

A Audi Sport introduz um novo modelo de alta performance no mercado: o RS 5 Sportback faz sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York (de 28 de março a 9 de abril) na versão que será oferecida nos mercados de EUA e Canadá.

O carro combina design esperto e um alto nível de usabilidade diária, além de desempenho superior.

- Publicidade -

“O RS 5 Sportback é mais que apenas uma novidade na feira – oferece algo novo aos nossos clientes. Nossa interpretação inovadora de um cupê de cinco portas de alta performance não possui antecessores, nem um concorrente direto”, explica Michael-Julius Renz, diretor executivo da Audi Sport GmbH.

“O novo modelo levará os genes RS para a estrada.”

O design externo do novo RS 5 Sportaback combina curvas agitadas e superfícies tensas e atléticas.

- Publicidade -

A distância entre-eixos maior, balanços mais curtos e capô alongado com um domo que envolve o motor são características que enfatizam o dinamismo do modelo.

A característica forma ondulada da poderosa linha de ombros é um destaque visual do cupê de alto desempenho.

Quando visto em um ângulo traseiro, as laterais do modelo se mostram particularmente impressionantes.

- Publicidade -

As caixas de rodas com fortes protuberâncias foram aumentadas em 15 milímetros.

Na dianteira, o RS 5 Sportback traz a grade Singleframe ampla, entradas de ar com grade estilo colmeia, típica dos RS, e spoiler dianteiro de alumínio fosco com o logotipo quattro.

O veículo também apresenta elementos de design adicionais na cor preto brilhante, fazendo com a dianteira pareça ainda mais ampla.

Um difusor específico da linha esportiva, sistema de escapamento RS com saídas ovais e spoiler fixo oferecem esportividade extrema à traseira.

O RS 5 Sportback vem com rodas de 19″ de série, mas pode receber rodas aro 20 opcionais.

O modelo pode ainda ser personalizado com os pacotes ópticos Gloss Black, Carbon e Matte Aluminium.

O motor 2.9 TFSI V6 oferece performance e eficiência, rendendo até 444 cv.

Seu torque máximo de 600 Nm é disponibilizado em uma ampla faixa de giros entre 1.900 rpm a 5.000 rpm.

Dessa forma, o RS 5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima de 280 km/h.

Os dois turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de carga.

Como acontece com todos os novos motores V6 e V8 da marca, os turbocompressores são montados em um ângulo de 90º em relação aos bancos de cilindros, o que significa que o lado de escape dos cabeçotes está para dentro e o lado de entrada está do lado de fora.

Esse layout permite um design compacto e percursos de combustível mais curtos, com perda mínima de vazão – o motor 2.9 TFSI reage de forma extremamente espontânea aos movimentos do acelerador.

O processo de combustão do ciclo B com injeção direta central contribui para a eficiência geral.

A potência do 2.9 TFSI é transferida para o sistema de tração integral permanente quattro com diferencial central por meio de uma transmissão tiptronic de oito velocidades com tempos de trocas otimizadas, ajustadas especialmente para a direção esportiva.

A potência é distribuída assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60 – isso garante uma dirigibilidade dinâmica com tração otimizada ao lado da maior segurança possível.

Quando ocorre derrapagem em um eixo, a maior parte da potência flui imediatamente para o outro eixo – até 85% para a dianteira e até 70% para a traseira.

Esse efeito permite uma distribuição de torque claramente definida e uma cooperação precisa com os sistemas de controle.

O diferencial esportivo opcional desloca seletivamente o torque entre as rodas traseiras.

A suspensão five-link nos eixos dianteiro e traseiro permite um conforto substancialmente melhorado, mesmo nos modos de condução mais desportivos.

Com a suspensão esportiva RS de série, o RS 5 Sportback é 7 mm mais baixo que o S5 Sportback.

Alternativamente, a Audi Sport oferece a suspensão esportiva RS plus, com controle dinâmico de direção (DRC), freios de cerâmica e direção dinâmica específica para a linha RS.

Os motoristas podem criar a sua própria experiência de condução – tornando-a mais personalizada, mais dinâmica ou mais confortável – utilizando o sistema Audi drive select, equipamento de série.

O interior esportivo de alta qualidade do modelo tem acabamento na cor preta e oferece espaço para cinco pessoas.

O porta-malas tem capacidade de 480 litros, que pode chegar a 1.300 litros com os bancos rebatidos.

O encosto do banco traseiro é dividido em uma proporção de 40:20:40. O peso do carro é de 1.840 kg.

A natureza esportiva do cupê de cinco portas de alta performance é enfatizada por detalhes como os bancos esportivos RS com costura em formato de favo de mel de couro Napa e o volante multifuncional esportivo RS com base aplanada revestido de couro.

Os emblemas RS podem ser encontrados nos assentos, no volante, nas soleiras das portas e no câmbio.

Um display especial RS no Audi virtual cockpit fornece informações sobre a pressão dos pneus, torque e força G.

No modo manual, uma luz solicita ao motorista que mude as marchas quando o limite de velocidade do motor for atingido.

Destaques ainda para o pacote de design RS, que inclui costura vermelha contrastante no volante e na alavanca de câmbio, forrações de couro Alcântara e cintos de segurança e tapetes vermelhos com o logo RS.

Para o RS 5, a Audi Sport oferece a cor Sonoma Green como opção de pintura exclusiva.

O RS 5 Sportback será oferecido inicialmente nas concessionárias dos EUA e do Canadá no segundo semestre de 2018.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn