sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars faz primeiro teste do mundo de colisão de capacete de ciclista

A Volvo Cars se uniu à POC, principal marca sueca de esportes e segurança, para uma série de testes de colisão de capacetes de bicicleta contra carros.

A iniciativa faz parte de um novo projeto de pesquisa que visa proteger ainda mais os ciclistas.

A parceria é o mais recente exemplo da posição de liderança da fabricante sueca no desenvolvimento de tecnologias de proteção e de sua ambição em melhorar a segurança no trânsito para todos, por meio de uma abordagem de colaboração e compartilhamento de conhecimentos.

Acidentes entre bicicletas e veículos podem levar a ferimentos graves ou morte, e é por isso que a Volvo Cars tem uma estratégia clara para evitar essa situação com a ajuda de tecnologias de segurança ativas.

Um exemplo concreto dessa estratégia é o City Safety, que utiliza câmeras e radares do carro para detectar ciclistas, avisar o motorista de uma colisão iminente e frear o veículo caso seja necessária uma ação adicional.

O projeto de pesquisa Volvo-POC consiste em vários testes de colisão, especialmente projetados nas instalações de pesquisa e segurança da marca em Gotemburgo, na Suécia, e faz parte de uma iniciativa mais ampla para entender os tipos de lesões sofridas por ciclistas em longo prazo.

Durante esses testes, os capacetes de bicicleta da POC são usados por bonecos de teste montados em uma plataforma de onde são lançados em diferentes áreas do capô em um veículo Volvo estático, em diferentes velocidades e ângulos, para várias medições.

Os experimentos são baseados em procedimentos existentes de testes regulatórios para proteção de pedestres.

Isso permite que a Volvo Cars e a POC façam uma comparação direta entre usar e não usar capacete.

Os procedimentos atuais de testes de capacetes para ciclistas são bastante rudimentares, envolvendo equipamentos jogados de diferentes alturas em superfícies planas ou inclinadas, e não levam em consideração acidentes entre veículos e bicicletas.

O projeto Volvo-POC visa refinar e avançar ainda mais nesses testes.

Os aprendizados da iniciativa ajudarão a POC a tornar seus capacetes mais seguros e eficientes na proteção no caso de um atropelamento.

Os testes também fornecerão conhecimentos valiosos para a fabricante sobre esses tipos de acidentes para desenvolvimentos futuros.

“Este projeto com a POC é um bom exemplo do nosso pioneirismo em segurança”, disse Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars e um dos principais engenheiros da área na empresa.

“Frequentemente desenvolvemos novos métodos de teste para cenários de tráfego desafiadores. Nosso objetivo não é apenas atender aos requisitos legais ou passar nos testes de classificação. Vamos além das classificações, usando situações reais de tráfego para desenvolver tecnologia que melhore ainda mais a segurança”.

Com mais de 60 prêmios internacionais em segurança, inovação e design, a POC construiu uma reputação de desafiar a sabedoria convencional para buscar informações e, assim, buscar novas formas de pensar para reduzir acidentes.

“Assim como a Volvo Cars, a segurança está no centro de nossa missão e impulsiona todas as nossas ideias e inovações”, diz Oscar Huss, chefe de desenvolvimento de produto da POC.

“Ao trabalhar de perto com líderes científicos no Laboratório POC, nos esforçamos para liderar o caminho na introdução de novas ideias de segurança. Os padrões de certificação são essenciais, mas nunca devem limitar nossa disposição de olhar além de seus parâmetros para encontrar formas melhores e mais inovadoras de reduzir as consequências de acidentes”.

Nos últimos anos, a Volvo Cars concentrou-se em proteger também pessoas fora de seus carros.

Por exemplo, a fabricante de carros premium lançou o recurso de detecção de pedestres com frenagem automática completa em 2010, além da detecção de ciclistas com freio automático em 2013.

Ambas as tecnologias são padrão em todos os modelos da marca como parte do pacote City Safety, e ajudaram a melhorar a segurança geral do trânsito.

Em uma colaboração anterior, a Volvo Cars e o POC trabalharam em um piloto para conectar capacetes de bicicleta com carros para ajudar a evitar acidentes.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn