Com a forte demanda por equipamentos mais robustos e tecnológicos em caminhões e ônibus, a Clarios, fabricante da marca Heliar, lança no mercado de reposição a primeira bateria com tecnologia EFB para veículos pesados produzida no Brasil.
Os acumuladores elétricos EFB têm uma vida útil 40% maior do que os convencionais e dispensam qualquer tipo de manutenção.
Como líder do mercado, a empresa foi a primeira a investir nessa tecnologia no mundo.
De acordo com o Engenheiro de Produtos da Clarios, Wanderson Violardi, atualmente os caminhões e ônibus estão saindo de fábrica com uma maior tecnologia embarcada, o que demanda baterias mais duráveis e que sustentem maiores ciclos de energia.
“Por isso, lançamos a bateria EFB, que conta com uma maior capacidade de ciclagem e durabilidade e tem uma capacidade de 225 amperes/hora”, afirma.
A sigla em inglês se refere a Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas.
A Clarios estima a produção de 50 mil baterias EFB para veículos pesados por ano na fábrica de Sorocaba.
A Clarios é líder em tecnologia no mercado e foi a primeira no mundo a produzir baterias do modelo EFB.
A produção mundial de baterias EFB para veículos pesados se iniciou em 2014 em sua fábrica na Alemanha.
Em 2016 a empresa passou a produzir, também, na planta de Sorocaba (SP), com destinação exclusiva a grandes montadoras do Brasil.
“Os caminhões de frotas precisam de uma bateria mais robusta, para suportar a demanda de novas cargas elétricas e não ter de parar os veículos para revisão da bateria”, destaca Violardi.
A bateria Heliar EFB para veículos pesados pode ser encontrada na rede de master franqueados Heliar de todo o Brasil.