terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Besaliel Botelho é reeleito presidente da AEA para o biênio 21/22

Besaliel Soares Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, foi reeleito, ontem, presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para a continuidade do biênio 2021/2022.

- Publicidade -

Com ele, foi eleito para a vice-presidência Marcus Vinicius Aguiar, diretor de relações institucionais da Renault do Brasil.

Besaliel Botelho é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo.

- Publicidade -

Botelho ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e, desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Entre outros, foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia flex fuel.

Em 1997, Botelho assumiu a direção da divisão de negócios Gasoline Systems e posteriormente em 2006 assumiu a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina, onde atua como CEO desde outubro de 2011.

Além de sua trajetória dentro da Bosch América Latina, Botelho é membro da MEI (Movimento Empresarial para Inovação, da CNI – Confederação Nacional da Indústria), e atua no conselho executivo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

- Publicidade -

Também representou a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers) de 2009 a 2010 como presidente.

Marcus Vinicius Aguiar, por sua vez, é engenheiro mecânico com pós-graduação em Administração. Atua há 28 anos no setor automotivo.

É diretor de Relações Institucionais da Renault desde 2014, vice-presidente da Anfavea, membro do Conselho Diretor do IQA.

Conselho Diretor AEA – Também foram eleitos, ontem, os membros do Conselho Diretor da AEA para o mandato 2021-23.

Compõem o novo quadro Ricardo Abreu (associado individual); Antonio Megale e Antonio Sergio Mello (associados mantenedores); Daniel Tavares e Valeria Amoroso Lima (órgãos governamentais) e Alexandre Xavier e Francisco Nigro (academia e institutos de pesquisa).

A presidência do Conselho é de Francisco Nigro e, na vice-presidência, Vicente Pimenta.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança