O IVECO S-Way NP 460 GNL foi eleito o ‘Caminhão sustentável de 2021’. O prêmio, na quinta edição, foi criado pela Vado e Torno – revista italiana especializada em caminhões.
Os vencedores foram selecionados por um júri de jornalistas profissionais que utilizaram como base de avaliação o índice de sustentabilidade apresentado pela publicação.
O modelo, que venceu na categoria “Trator”, combina o melhor da experiência da IVECO, líder em tração a gás natural, com o alto conteúdo de inovação da linha IVECO S-Way, desenvolvida para oferecer um pacote completo de recursos e serviços personalizados para conectividade com foco no motorista, no frotista e na sustentabilidade.
“Estamos muito orgulhosos com este importante prêmio, que apoia nossa visão do papel vital do gás natural na obtenção de um transporte sustentável de longo prazo. É a única solução que tem disponibilidade imediata. É o ponto de partida no caminho para as emissões zero, e o IVECO S-Way prova que já é uma realidade”, diz Thomas Hilse, presidente da marca IVECO.
O caminhão se destaca pelo desempenho, baixo custo total de propriedade, operação silenciosa e maior autonomia, além de proporcionar uma solução sustentável em termos financeiros e ambientais.
Além disso, a marca projetou a cabine para que ela seja a ‘casa’ do motorista durante as viagens.
O executivo destaca ainda que subsídios e incentivos introduzidos em diferentes países tornam esses veículos uma proposta cada vez mais interessante, como a infraestrutura de distribuição de GNL que está se desenvolvendo rapidamente e já cobre os principais corredores europeus de transporte.
“Já vemos uma mudança na mentalidade dos transportadores, que estão cada vez mais nos procurando para soluções de gás natural. Mais importante ainda, o bio-GNL já oferece uma solução quase zero, abrindo caminho para o transporte de carbono zero com hidrogênio azul produzido a partir do metano.”
A IVECO investe em trações alternativas há mais de 20 anos, o que a torna hoje referência em gás natural no mercado europeu com mais de 35 mil veículos a gás natural comercializados no continente.
A montadora também é reconhecida como uma facilitadora na divulgação da tecnologia e como uma ponte entre os diferentes investidores na abordagem deste setor.
Isso levou ao desenvolvimento, em apenas alguns anos, de uma ampla rede de cerca de 80 postos de abastecimento de GNL somente no território italiano.
“Hoje, a IVECO está colhendo os frutos do seu compromisso em desenvolver um produto que oferece desempenho e é adaptado às necessidades do motorista, juntamente com a tecnologia sustentável avançada que se tornou uma obrigação”, finaliza Hilse.
IVECO S-Way NP 460 GNL – O caminhão, referência em consumo com 4,12 km por kg de gás, reúne o que a tecnologia tem de melhor em conforto, segurança, conectividade e sustentabilidade.
O design da cabine, com foco no motorista, proporciona um ambiente espaçoso e bem organizado, onde todas as funções podem ser controladas remotamente por meio do aplicativo MY IVECO EASY WAY — da iluminação ao ar-condicionado, de informações e entretenimento às janelas e portas.
A nova cabine, com um ambiente que permite o aproveitamento total do espaço (altura livre de 2.1500 mm e altura do túnel reduzida para apenas 95 mm), foi reforçada para garantir resistência mecânica em conformidade com os padrões ECE R29.03 de colisão.
O eixo dianteiro foi ajustado para reduzir as distâncias de frenagem em 15%, aumentando ainda mais a segurança geral.
O sistema de conectividade é o facilitador de uma série de recursos e serviços totalmente novos projetados para melhorar a vida do motorista a bordo e maximizar a lucratividade do proprietário.
Ele mantém o veículo constantemente conectado com os especialistas da IVECO na sala de controle, o tempo todo.
Isso permite o planejamento eficiente de paradas de manutenção e reparo, fornecendo um serviço preditivo para maximizar o tempo de atividade do caminhão.
O sistema Driving Style Evaluation (DSE) provê avisos em tempo real para ajudar o motorista a dirigir com eficiência e segurança.
O desempenho sustentável do veículo inclui uma operação silenciosa e baixas emissões, com redução de 95% no material particulado e 90% no NO2 em relação ao diesel — e, ao operar com biometano, gera 95% menos CO2 criando uma economia circular.