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Audi inicia produção em série do e-tron GT na planta de Bollinger Höfe

Na unidade de Böllinger Höfe, em Neckarsulm, na Alemanha, a paixão encontra a precisão, inovação e sustentabilidade: a produção em série do Audi e-tron GT, o veículo elétrico mais potente da marca, já está em andamento nesse local, onde alto desempenho e reconhecimento ambiental caminham de mãos dadas.

Com eletricidade 100% ecológica e calor de fontes regenerativas, a produção é neutra em carbono.

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“Como a nova referência elétrica e esportiva do portfólio de produtos da Audi, o e-tron GT se encaixa perfeitamente na planta de Neckarsulm, principalmente para a linha de veículos esportivos de Böllinger Höfe”, diz Helmut Stettner, Gerente da Fábrica. A produção em série pôde ser iniciada em tempo, apesar da pandemia do coronavírus, como resultado das competências reunidas e de trabalho em equipe.

“Com o Audi e-tron GT, estamos produzindo o primeiro veículo totalmente elétrico da marca em território alemão e assim damos outro passo gigante em direção ao futuro”, acrescenta Stettner.

Produção neutra em carbono – Todo o processo produtivo em Böllinger Höfe é neutro em carbono. No início de 2020, a unidade de Neckarsulm passou a utilizar eletricidade exclusivamente ecológica.

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Além disso, uma combinação de calor e eletricidade alimentada com biogás fornece o calor necessário para a produção.

E para reduzir emissões que atualmente não podem ser evitadas por meio de fontes renováveis a Audi usa créditos de carbono de projetos certificados.

“Seguindo as pegadas das fábricas de Bruxelas e Győr, agora Böllinger Höfe é a primeira instalação Audi na Alemanha onde as operações de produção são totalmente neutras em carbono. Este é um marco importante para a planta de Neckarsulm e outro passo em nosso caminho de plantas produtivas neutras em carbono mundialmente até 2025”, diz Peter Kössler, Membro do Conselho da Administração para Produção e Logística da Audi, resumindo o objetivo central do Mission:Zero, programa ambiental que compreende medidas para reduzir a pegada ecológica.

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O foco de atuação inclui descarbonização, eficiência de recursos, biodiversidade e soluções de inovação para o uso da água.

Ciclos fechados protegem o ambiente – Um dos melhores exemplos de conservação e reciclagem de materiais é o Ciclo Fechado do Alumínio.

Graças ao processo a planta economiza milhares de toneladas métricas de emissões de CO2 a cada ano devolvendo sobras homogêneas de chapas de alumínio produzidas nas prensas ao fornecedor, onde são recicladas e reutilizadas na Audi.

Em projeto piloto, as sobras de polímeros da montagem do A6 e A7 também são separadas homogeneamente, picadas e então processadas em fibras especiais.

Esses filamentos são usados nas impressoras 3D, onde uma equipe interna produz materiais com precisão de acordo com as demandas dos colaboradores – mais de 100 dessas contribuições são usadas na produção do Audi e-tron GT.

O objetivo do projeto de reciclagem é criar um círculo fechado perfeito de polímero.

Recursos sistematicamente conservados – Os ciclos fechados não são a única abordagem para conservar materiais brutos.

O e-tron GT é o primeiro Audi cuja produção foi planejada sem o uso de protótipos físicos.

Todas as sequências de montagem foram testadas virtualmente usando um programa desenvolvido internamente e aplicativos de realidade virtual.

No caso de papeis, novos projetos como o aplicativo de manutenção que elimina a necessidades de registros escritos convencionais ajudam a reduzir sua utilização.

Atualmente a logística também está testando etiquetas digitais que substituirão adesivos de papel nas prateleiras.

Elas não são somente eficientes em energia, mas também podem ser facilmente reprogramadas caso ocorram mudanças. Esta é uma grande vantagem sobre as etiquetas descartáveis convencionais.

A mistura perfeita de fábrica inteligente e habilidade precisa – Alta qualidade, alto desempenho e paixão por detalhes sempre foram características de Böllinger Höfe. O Audi R8 é montado ali desde 2014.

A produção em escala artesanal do veículo esportivo, que é parte da planta de Neckarsulm, foi expandida, melhorada e recebeu novas ferramentas em 2019 para integração do e-tron GT.

“A produção de dois veículos totalmente diferentes em uma linha de montagem é única dentro do Grupo”, diz Wolfgang Schanz, Diretor de Produção.

“A integração do cupê quatro portas totalmente elétrico transformou nossa pequena produção em série em Böllinger Höfe em uma produção altamente flexível e de alta tecnologia que ainda mantém seu caráter artesanal”.

Os clientes poderão fazer pedidos do e-tron GT após o lançamento mundial em 2021.

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