sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Falta de manutenção automotiva aumenta o risco de acidentes

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbitos no Brasil.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 2011 e 2020, foram registradas 1.439 mortes nas estradas devido à falta de manutenção dos veículos.

A fim de se antecipar a problemas e contribuir para a segurança no trânsito, é imprescindível manter a revisão regular dos automóveis, verificando itens importantes para a boa conservação e funcionamento do veículo.

“O motorista deve criar o hábito de levar o seu carro ao mecânico para fazer a revisão e garantir que as peças de todos os sistemas estejam em bom estado e sem risco de falharem e ocasionarem problemas. A maioria dos manuais das montadoras indica que essa vistoria deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados”, orienta o coordenador de Segurança da BR Distribuidora, Alexandre Albert. Ele cita medidas simples, como verificações periódicas da calibragem de pneus, do nível dos líquidos de arrefecimento e do esguicho, nível do óleo e a limpeza dos vidros, como aliadas dos motoristas para evitar falhas e prevenir acidentes.

A má conservação do veículo pode trazer consequências perigosas. Com o passar do tempo, junto da falta de manutenção no carro, problemas silenciosos podem começar a afetar o seu funcionamento direto e levar a riscos de acidentes.

“Amortecedores desgastados exigem maior intensidade do uso dos freios, assim como a perda de desempenho do motor devido à falta de lubrificação”, alerta o Coordenador de Segurança da BR.

“Na bateria, pode haver sinais de pane elétrica, dificultando o acendimento de faróis, luzes de freios e de ré, até mesmo na hora de dar seta, além de descarregar em um curto período e gerar um desconforto em situações onde você precisará do carro”, ressalta Albert, citando também o desgaste no sistema de freios, com o risco da perda total da eficiência desse sistema, como mais uma possível causa de acidentes perfeitamente evitável.

O especialista lembra que é possível realizar a verificação de itens básicos de segurança do veículo aproveitando uma ida ao posto para troca de óleo.

Nos centros automotivos Lubrax+, franquia dos Postos Petrobras, 18 itens são vistoriados gratuitamente: filtros de ar, combustível, óleo, cabine e câmbio; fluidos de direção hidráulica, arrefecimento, freio e diferencial traseiro; faróis e lanternas; bateria, extintor, palhetas, água do limpador de para-brisas, itens de emergência, gasolina de partida e calibragem dos pneus.

Qualidade dos combustíveis – O Analista de Produtos e Marcas da BR, Eduardo Alcázar, também reforça a importância do abastecimento com combustíveis de confiança, uma vez que problemas de qualidade podem trazer diversos prejuízos para o carro, como falhas de funcionamento do motor, entupimentos de filtros e injetores, ocasionando desde a perda de desempenho do veículo até transtornos mais sérios.

“O carro pode simplesmente parar por conta do combustível de má qualidade, expondo todos aos mais diversos riscos”, explica o especialista.

“Dentro da BR temos o programa ‘De Olho no Combustível’, desenvolvido tanto para atestar a qualidade dos combustíveis comercializados nos postos de bandeira Petrobras quanto para orientar revendedores sobre as melhores práticas de manutenção dessa qualidade. Desta forma, além de minimizar eventuais problemas com combustíveis, também evidenciamos ao mercado nossa contínua preocupação com a excelência de nossos produtos e assim beneficiamos o revendedor, que ganha maior confiança de seus clientes. Isso estimula a fidelidade de consumidores e revendedores”, reitera Alcázar.

Maio Amarelo – Durante o mês de maio, a importância da segurança viária é lembrada pelas ações do Movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e a necessidade do engajamento de todos para reverter a situação.

A BR Distribuidora está entre as empresas signatárias da campanha, cujo símbolo é um laço amarelo, marca que foi adesivada nas cabines de caminhões da frota a serviço da empresa, em todo país, e também estampa o capô do carro da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, dos pilotos Felipe Massa e Julio Campos, que tem o patrocínio da BR.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn