sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Laboratório de pesquisa internacional colabora com a Mercedes-Benz na proteção dos seus veículos

A Mercedes-Benz desempenha um papel importante na digitalização da mobilidade e, para fortalecer e garantir a proteção dos dados de todos os clientes, a segurança de seu produto é um pilar estratégico fundamental.

Essa preservação das informações vem sendo implementada ao longo do ciclo de vida do veículo para permitir uma mobilidade cada vez mais segura.

A comunidade mundial da Mercedes-Benz cria e nutre uma mentalidade que é a base de como a empresa entende, desenvolve e vive a segurança e a proteção de dados.

Por isso, a empresa valoriza o trabalho de pesquisadores que dedicam tempo e esforço ajudando a Mercedes-Benz a proporcionar segurança que atenda à velocidade e às necessidades essenciais para possibilitar a inovação.

Os pesquisadores do Tencent Security Keen Lab conduziram uma análise detalhada e abrangente do hardware e do software do MBUX – Mercedes-Benz User Experience.

Esse laboratório de pesquisa de segurança pertence à Tencent, maior portal de serviços de internet da China, e conta com uma equipe de profissionais mundialmente conhecida e respeitada que apoia o avanço dos recursos de segurança de veículos inteligentes conectados.

Em uma pesquisa de oito meses na qual foi testado o sistema de informação e entretenimento MBUX, a equipe encontrou vários obstáculos de segurança e explorou com sucesso algumas superfícies de ataque na unidade principal e no T-Box (Telematics Box).

Eles obtiveram o primeiro acesso físico e, como consequência, posteriormente, o acesso remoto à principal ECU de infoentretenimento: a unidade principal.

Isso permitiu que executassem certas funções do veículo remotamente, como mudar as cores da iluminação interna e exibir imagens na tela de infoentretenimento.

Além disso, eles demonstraram como acessar e comprometer um chip interno no T-Box. Simultaneamente, os dois lados uniram forças para desenvolver soluções para as descobertas e já começaram com o lançamento das correções.

Isso só foi possível devido à excelente pesquisa da equipe do Tencent Security Keen Lab, bem como à estreita colaboração com os especialistas da Mercedes-Benz que começou imediatamente após o Keen Lab informar a empresa em dezembro de 2020.

“A experiência de segurança em todo o mundo é absolutamente valiosa para nós, a fim de melhorarmos continuamente a proteção de dados dos nossos veículos. Portanto, apreciamos muito o trabalho da Tencent Security Keen Lab, além de seu profundo conhecimento. Gostaria de agradecer a toda equipe pela colaboração produtiva que pretendemos continuar no futuro”, afirma Adi Ofek, CEO da Mercedes-Benz Tel Aviv e responsável pela segurança de TI automotiva na Mercedes-Benz.

“Durante os últimos anos, o Keen Lab reforçou sua experiência nas áreas de veículos inteligentes conectados, produtos IoT (A Internet das Coisas), computação em nuvem e virtualização, bem como inteligência artificial”, ressalta Shi Wu, Head da Tencent Security Keen Lab.

“A segurança do automóvel e do usuário é um dos nossos objetivos mais importantes. Estamos felizes em contribuir para tornar os veículos Mercedes-Benz ainda mais seguros e em ter a oportunidade de cooperar com os especialistas digitais da marca”, finaliza o executivo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn