sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars terá fábrica exclusiva para produção de baterias

O Grupo Volvo Car pretende estabelecer uma joint venture com a empresa sueca líder de baterias, a Northvolt, para desenvolver e produzir baterias mais sustentáveis, feitas sob medida para alimentar a próxima geração de carros totalmente elétricos Volvo e Polestar.

- Publicidade -

Como um primeiro passo para a joint venture 50/50, o Grupo Volvo Car e a Northvolt pretendem estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia que começará a operar em 2022.

O objetivo do centro é aproveitar a experiência em baterias de ambas as empresas e desenvolver células de bateria de última geração e tecnologias de integração de veículos, desenvolvidas especificamente para uso em carros Volvo e Polestar.

A joint venture planejada também estabelecerá uma nova gigafábrica na Europa com capacidade potencial de até 50 gigawatts hora (GWh) por ano. A produção está programada para começar em 2026.

Como parte dos planos, o Grupo Volvo Car também pretende obter 15 GWh de células de bateria por ano da fábrica de baterias Northvolt Ett existente em Skellefteå, Suécia, a partir de 2024.

- Publicidade -

Juntamente com os acordos de fornecimento de bateria anunciados anteriormente, uma parceria com a Northvolt garantirá as necessidades de células de bateria europeias que irão conduzir os ambiciosos planos de eletrificação da Volvo Cars.

A Volvo Cars pretende vender 50% de carros elétricos puros até o meio desta década e, em 2030, pretende vender apenas carros totalmente elétricos.

Reduzindo o carbono – Hoje, a produção de baterias para os carros totalmente elétricos do Grupo Volvo Car representa uma grande parte das emissões de carbono do ciclo de vida total do carro.

Trabalhando com a Northvolt, líder na produção sustentável de baterias, e produzindo baterias perto de suas instalações de manufatura na Europa, a Volvo Car pode reduzir a pegada ambiental atribuível ao fornecimento de baterias e à produção de seus futuros carros.

“Ao trabalhar com a Northvolt, garantiremos um fornecimento de células de bateria de alta qualidade e mais sustentáveis ​​para nossos carros elétricos puros”, disse Håkan Samuelsson, presidente-executivo do Grupo Volvo Car.

- Publicidade -

“Trabalhar em estreita colaboração com a Northvolt também nos permitirá fortalecer nossas capacidades de desenvolvimento interno.”

Nova fábrica – A nova gigafábrica, planejada para ser movida a energia 100% limpa, deve empregar cerca de 3.000 pessoas.

A localização da nova fábrica ainda será definida.

O primeiro carro a apresentar células de bateria desenvolvidas por meio da joint venture será o sucessor elétrico do modelo XC60, o modelo mais vendido da Volvo Cars.

“A Volvo Cars e a Polestar são líderes da indústria na transição para a eletrificação e parceiros perfeitos na jornada à frente, pois pretendemos desenvolver e produzir as células de bateria mais sustentáveis ​​do mundo”, disse Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt.

“Estamos orgulhosos de nos tornarmos seu parceiro exclusivo de produção de células de bateria na Europa.”

Visando a liderança – A parceria com a Northvolt é fundamental para a ambição da Volvo Cars de se tornar líder no segmento de carros elétricos premium e vender apenas veículos elétricos puros até 2030.

Ela também representa um passo importante na expansão da competência de desenvolvimento interno do Grupo Volvo Car com parcerias com verdadeiros líderes em tecnologia.

Para a Polestar, isso dá um novo impulso às suas ambições de crescimento europeu e sublinha o seu compromisso com o projeto Polestar 0, que visa criar um veículo verdadeiramente neutro para o clima até 2030.

“O desenvolvimento da próxima geração de tecnologia de célula de bateria internamente, junto com a Northvolt, nos permitirá projetar baterias especificamente para motoristas Volvo e Polestar”, acrescentou Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars.

“Com células desenvolvidas internamente para nossos carros elétricos, podemos nos concentrar em dar aos clientes da Volvo e da Polestar o que eles desejam, como alcance e tempos de carregamento curtos.”

“Colaborar com a Northvolt é um passo importante para nossa rede industrial à medida que avançamos em direção à eletrificação total até 2030”, disse Javier Varela, chefe de operações industriais e qualidade.

“As baterias são uma das peças mais importantes em um carro totalmente elétrico e, em parceria com a Northvolt, garantimos uma cadeia de fornecimento eficiente e econômica de baterias de alta qualidade e sustentáveis ​​na Europa.”

A Volvo Cars revelará mais detalhes sobre seu futuro roteiro de tecnologia no Volvo Cars Tech Moment, que será realizado em 30 de junho.

A parceria e joint venture estão sujeitas a negociações e acordos finais entre as partes, incluindo a aprovação do conselho.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança