quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Transmissão manual com os dias contados?

Pelo menos para a Volkswagen sim. Fabricante pretender oferecer apenas caixas automáticas em seus modelos até 2030.

O mundo gira e continua girando. Primeiro as transmissões manuais, depois, automáticas e por último automatizadas. Essa última foi a forma encontrada de reduzir custos e ao mesmo tempo aproximar o brasileiro do prazer e segurança que a transmissão automática oferece.

- Publicidade -

Enquanto todo mundo só fala em carros elétricos, hidrogênio, final de linha para os motores de combustão interna (os motores tradicionais como conhecemos), a transmissão fica ali de lado, olhando, querendo saber o seu destino.

Enquanto num motor de combustão temos cerca de 2.000 peças, o motor elétrico tem próximo de 50 peças. E não é necessária mais uma caixa de transmissão como conhecemos para o veículo elétrico, onde o torque é entregue desde a primeira rotação e se mantém assim por uma ampla faixa. Essa também é a explicação para os elétricos terem vigor em quase qualquer circunstância.

- Publicidade -

Como o câmbio implica em mais peso para o carro carregar e reduz a potência que vai até as rodas (por conta de atritos internos), é mais vantajoso simplesmente conectar o motor direto ao diferencial.

A retirada da caixa não atrapalha nem em manobras: para dar marcha a ré, os elétricos simplesmente invertem a rotação do motor.

Isso permite, até, que eles alcançassem a velocidade máxima de ré, mas são impedidos pela limitação eletrônica de segurança.

- Publicidade -

A partir disso tudo, a Volkswagen planeja oferecer apenas modelos com transmissão automática na Europa. O movimento já inicia em 2023 com Passat e Tiguan e até 2030 todos os demais modelos terão essa mesma opção para combinar com o motor de combustão.

Por outro lado, a fabricante alemã planeja se tornar totalmente elétrica a partir de 2035 ao menos na Europa.

Por aqui, modelos como Taos e até mesmo o Nivus, já não oferecem câmbio manual.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança