sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Nova tecnologia promete blindagem mais leve e flexível

A DuPont lançará neste semestre, no Brasil, uma nova tecnologia para blindagem veicular 25% mais leve, 35% menos espessa e 30% mais flexível comparada às soluções tradicionais do mercado.

- Publicidade -

O produto foi desenvolvido por brasileiros e será fabricado no país principalmente para o mercado local, mas a multinacional já tem planos para exportação a médio prazo.

DuPont Kevlar® Prepreg HA K260 é um tecido balístico de Kevlar® pré-impregnado.

- Publicidade -

Ele usa a mais recente tecnologia de tecidos feitos com fios de aramida de última geração, o KM2 Plus, combinado com um sistema de resina pré-impregnado especialmente desenhado e otimizado para aplicações em blindagem veicular.

“O HA K260 é o primeiro produto da DuPont especificamente desenvolvido para o mercado de blindagem civil veicular que já vem com o sistema de resina pré-impregnado ao tecido. Utiliza fios de maior resistência mecânica e mais leves, o que torna o sistema otimizado para a aplicação, garantindo o mesmo nível de proteção das soluções tradicionais de Kevlar® original, ao mesmo tempo em que é mais leve, mais flexível e menos espesso”, afirma Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina.

A tecnologia da DuPont foi desenvolvida para atender até o nível IIIA da NBR 15000:2020, que é o nível balístico mais utilizado do mercado.

- Publicidade -

Ela é projetada para oferecer proteção balística em regiões opacas do veículo, como portas, teto, tampa do porta-malas, entre outras, utilizando os mesmos sistemas de adesão já comumente utilizados na indústria automotiva.

Acabamento idêntico – “Além dos demais benefícios, a nova solução da DuPont deve reduzir o tempo médio de instalação da blindagem, uma vez que o material é mais flexível e menos espesso”, afirma Fonseca.

“É um grande diferencial para a blindadora, pois torna a instalação mais fácil, ágil e precisa, e para o consumidor final, que terá a certeza de que, com uma intervenção mais branda, seu veículo terá acabamento idêntico ao original.”

De acordo com Fonseca, a DuPont espera que a nova tecnologia entre no mercado brasileiro como uma solução premium – não para substituir as soluções tradicionais, mas para oferecer aos usuários um produto de primeira classe.

“É a mais avançada geração de Kevlar®, a mesma solução adotada pelas Forças Armadas e policiais de mais alto nível do mundo”, diz o executivo.

A tecnologia já está certificada para uso no país. Seu lançamento junto às blindadoras deve ocorrer nos próximos meses.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança