Mercedes-Benz

Nova tecnologia promete blindagem mais leve e flexível

A DuPont lançará neste semestre, no Brasil, uma nova tecnologia para blindagem veicular 25% mais leve, 35% menos espessa e 30% mais flexível comparada às soluções tradicionais do mercado.

O produto foi desenvolvido por brasileiros e será fabricado no país principalmente para o mercado local, mas a multinacional já tem planos para exportação a médio prazo.

DuPont Kevlar® Prepreg HA K260 é um tecido balístico de Kevlar® pré-impregnado.

Ele usa a mais recente tecnologia de tecidos feitos com fios de aramida de última geração, o KM2 Plus, combinado com um sistema de resina pré-impregnado especialmente desenhado e otimizado para aplicações em blindagem veicular.

“O HA K260 é o primeiro produto da DuPont especificamente desenvolvido para o mercado de blindagem civil veicular que já vem com o sistema de resina pré-impregnado ao tecido. Utiliza fios de maior resistência mecânica e mais leves, o que torna o sistema otimizado para a aplicação, garantindo o mesmo nível de proteção das soluções tradicionais de Kevlar® original, ao mesmo tempo em que é mais leve, mais flexível e menos espesso”, afirma Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina.

A tecnologia da DuPont foi desenvolvida para atender até o nível IIIA da NBR 15000:2020, que é o nível balístico mais utilizado do mercado.

Ela é projetada para oferecer proteção balística em regiões opacas do veículo, como portas, teto, tampa do porta-malas, entre outras, utilizando os mesmos sistemas de adesão já comumente utilizados na indústria automotiva.

Acabamento idêntico – “Além dos demais benefícios, a nova solução da DuPont deve reduzir o tempo médio de instalação da blindagem, uma vez que o material é mais flexível e menos espesso”, afirma Fonseca.

“É um grande diferencial para a blindadora, pois torna a instalação mais fácil, ágil e precisa, e para o consumidor final, que terá a certeza de que, com uma intervenção mais branda, seu veículo terá acabamento idêntico ao original.”

De acordo com Fonseca, a DuPont espera que a nova tecnologia entre no mercado brasileiro como uma solução premium – não para substituir as soluções tradicionais, mas para oferecer aos usuários um produto de primeira classe.

“É a mais avançada geração de Kevlar®, a mesma solução adotada pelas Forças Armadas e policiais de mais alto nível do mundo”, diz o executivo.

A tecnologia já está certificada para uso no país. Seu lançamento junto às blindadoras deve ocorrer nos próximos meses.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.

Notícias relacionadas

- Publicidade - Mercedes-Benz

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação