Mercedes-Benz

Cooperárvore completa 15 anos e lança coleção especial em parceria com o time de Design da Stellantis

Equipe de Design da Stellantis participa da co-criação com a Cooperárvore para o desenvolvimento de novas estampas

A Cooperávore, cooperativa de moda sustentável, localizada no bairro Jardim Teresópolis, em Betim (MG), celebra 15 anos de atividade com o lançamento de uma nova coleção comemorativa: Tempo de Cuidar.

Com estampas alegres, cores vibrantes e palavras que remetem à esperança, a coleção é um contraponto às dificuldades impostas pela pandemia.

As imagens criadas em parceria com o time de Design da Stellantis compõem os 16 produtos da coleção idealizados especialmente para celebrar a data.

Originada do Árvore da Vida, iniciativa social apoiada pela Stellantis, a cooperativa é formada por moradores do bairro Jardim Teresópolis e se tornou exemplo de economia circular.

São desenvolvidos produtos a partir de resíduos do setor automotivo, que são a matéria-prima para criação de bolsas, mochilas, necessaires, artigos de casa, brindes personalizados, entre outros.

Desde sua criação, já foram aproveitadas mais de 39 toneladas de materiais reutilizados doados pela Stellantis, através do Polo Automotivo de Betim, e seus fornecedores, e comercializados mais de 250 mil produtos em feiras, eventos, empresas e vendas diretas ao consumidor. Os produtos já foram exportados para o Paraguai, Itália e Alemanha.

“A Cooperárvore proporciona muito mais do que geração de renda na comunidade em que está inserida. Além do impacto social e econômico positivo, a autoestima dos cooperados se eleva e transforma a vida de muitas famílias. Temos orgulho de apoiar a iniciativa, que agora chega aos seus 15 anos. Parabenizo a todas e a todos que fazem parte da Cooperárvore e desejo muita prosperidade e sucesso com o seu trabalho”, destaca Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina.

Coleção de aniversário e parceria com Design Stellantis – A nova coleção especial do aniversário de 15 anos faz uma releitura de peças que são sucesso entre os clientes, como o porta-vinho, lixocar, sacolas, pipoqueira, sacolas térmicas, almofada de pescoço, mochila esportiva, bolsas, ecobag, necessaires, entre outras, além de contar com três novos produtos: sousplat, luva térmica e bolsa de praia.

Pela primeira vez, os designers da Stellantis se envolveram na co-criação de estampas para o desenvolvimento de uma coleção completa com as cooperadas, desde a pesquisa inicial do tema até as propostas e técnicas de aplicação nos produtos, resultando na coleção de aniversário.

“As estampas que desenvolvemos para a coleção de aniversário com a Cooperárvore são muito simbólicas. Aliamos o design à funcionalidade dos produtos e o significado que todo esse conjunto proporciona foi surpreendente” destaca Peter Fassbender, responsável pelo Design Stellantis para a América do Sul.

As imagens criadas estão relacionadas ao tema “Tempo de Cuidar” e se baseiam em variações gráficas de plantas, frutas, flores e montanhas, buscando associar as imagens a sentimentos como autocuidado, amor, carinho e acolhimento.

“Que essa coleção seja a renovação que todo mundo está precisando”, diz Valéria Carvalho Santos, designer de cores e materiais.

“O processo de co-criação foi muito leve, muito natural”, frisa Paula Amarante, gestora de projetos do time de UX no Design Stellantis, que explica:

“A partir da definição do conceito do tema, buscamos entender o significado de cuidado, as palavras de cura e conforto que vêm à mente das pessoas. Atrelados aos pilares da Cooperárvore, os insights das pesquisas nortearam a definição dos micro temas da coleção”.

E o trabalho conjunto atingiu os objetivos. “Conseguimos traduzir o que queríamos falar através das imagens. Estou muito satisfeita, superou minhas expectativas”, afirma a presidente da Cooperárvore, Daiane Lopes.

Os designers também converteram as estampas produzidas em técnicas tradicionais, como aquarela e lápis de cor, em digitais para serem reproduzidas. Eles esperam que a parceria se renove.

“Vemos como a semente de um novo trabalho para futuras coleções e parcerias entre o time de design e a Cooperárvore”, conta o designer gráfico Anelo Viegas.

Vendas no WhatsApp – Com a nova coleção, os produtos da Cooperárvore ganham um novo canal de comercialização: o WhatsApp.

Mais dinâmico e ágil, as pessoas podem entrar em contato diretamente com a cooperativa. Os produtos da coleção dos 15 anos variam entre R$ 21,00 e R$ 180,00. Para acessar, clique em Catálogo Online ou pelo WhatsApp (31) 97127-7495.

Empoderamento e transformação social – A Cooperárvore é um espaço de transformação social, por onde já passaram 83 cooperados. Criada em 2006 para promover a inclusão social de mulheres do bairro Jardim Teresópolis, a cooperativa se tornou um negócio social, gerando trabalho e renda e fortalecendo a comunidade.

A presidente da Cooperárvore conta que o trabalho impulsionou seu crescimento profissional e pessoal. “Iniciei aqui na produção em 2010, depois passei para a área administrativa e hoje eu estou como presidente”, diz Daiane Lopes.

Fazendo parte da fundação da cooperativa, Iracema Salgado, é outro exemplo de destaque entre as cooperadas.

Ela comenta que não tinha nenhum conhecimento sobre costura e atualmente, além da cooperativa, está montando um ateliê em casa com a ajuda do marido.

Iracema se alegra em dizer que seus filhos, que fizeram cursos no Árvore da Vida, conseguiram empregos nas funções aprendidas.

“Minha convivência na família, com os vizinhos, minha amizade e convivência com cooperados são os presentes que ganhei na Cooperárvore”, comenta Iracema.

Cooperada há 10 anos, Silvane Carvalho reforça o aprendizado e conquista obtidos. “Estava há quatro anos sem trabalhar, quando fiz o curso de costureira e entrei na Cooperárvore. É gratificante trabalhar próximo de casa e na Cooperárvore, que eu amo de coração”, comenta Silvane, que espera que a nova coleção seja um sucesso de vendas.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Publicidade - Casa Scania

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação