domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Stellantis e LG Energy Solution formam joint venture para produção de baterias de íon-lítio na América do Norte

Nova planta de baterias com capacidade de produção anual de 40 gigawatts hora (GWh)

Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) e LG Energy Solution assinaram um memorando de entendimento para a produção de células e módulos de bateria na América do Norte.

As partes preveem que a joint venture construa uma nova fábrica de baterias que ajudará a Stellantis a atingir sua meta de ter veículos eletrificados responsáveis ​​por mais de 40% das vendas dos EUA até 2030.

- Publicidade -

Com início de operação programado para o primeiro trimestre de 2024, a fábrica está visando uma capacidade de produção anual de 40 GWh.

As baterias produzidas na nova fábrica abastecerão as unidades de montagem da Stellantis nos Estados Unidos, Canadá e México para instalação em carros elétricos de nova geração, híbridos recarregáveis ​​ou 100% elétricos, que serão comercializados pelas diversas marcas da Stellantis.

“O anúncio de hoje é mais uma etapa do desenvolvimento de nosso plano ousado de eletrificação e do cumprimento dos compromissos anunciados durante nosso EV Day em julho”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

- Publicidade -

“Com esta iniciativa, definimos a nossa próxima ‘gigafactory’, com vista a atingir uma capacidade total de pelo menos 260 GWh até 2030. Agradeço calorosamente a todos os envolvidos neste projeto estratégico. Juntos, estaremos na vanguarda do setor, com níveis de eficiência de referência para a indústria, e entregaremos veículos elétricos que despertarão paixões”.

“A criação de uma joint venture com a Stellantis será um passo importante em nossa parceria duradoura”, disse Jong-Hyun Kim, CEO da LG Energy Solution.

“A LGES se posicionará como um fornecedor de baterias para clientes em potencial na região, graças às nossas habilidades técnicas coletivas exclusivas e às nossas capacidades de produção em massa”.

- Publicidade -

A parceria entre as duas empresas na área de veículos elétricos remonta a 2014. Na época, a LG Energy Solution (então LG Chem) foi escolhida pela Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) para fornecer o sistema de bateria de íon-lítio para o Chrysler Pacifica Hybrid, a primeira minivan eletrificada da indústria.

Com este anúncio, as duas empresas pretendem fortalecer a sua parceria e, ao mesmo tempo, continuar a desenvolver os seus respectivos pontos fortes.

A Stellantis prevê investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, sem perder de vista o seu objetivo de continuar a ser 30% mais eficiente na relação entre Capex e despesas de Pesquisa&Desenvolvimento e volume de negócios.

A localização desta nova planta está em estudo e mais detalhes serão comunicados posteriormente. As obras de construção estão previstas para começar no segundo trimestre de 2022.

A transação será finalizada após a assinatura dos documentos e estará sujeita às condições habituais de fechamento, bem como aprovações regulatórias.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão