A Honda CB Twister ocupa um lugar especial no panorama da indústria motociclística brasileira. Trata-se de um modelo que, desde o lançamento em outubro de 2015, lidera as vendas em seu segmento, e que há três anos traz como diferencial exclusivo versões com sistemas de freio diferentes, ABS ou CBS.
Oferecer tecnologias de freios distintas em um mesmo modelo encerra o importante propósito de atender clientes de perfis diferentes. Os iniciantes, para os quais a frenagem CBS é bastante indicada, e aqueles cuja maior experiência ao guidão, que podem optar pela frenagem ABS.
É certo que ambos sistemas são capazes de garantir excelente performance em termos de segurança, no entanto, a diferenciação não apenas estabelece um degrau em termos de preço como vai de encontro às preferências individuais dos clientes, premiado por este requinte técnico exclusivo da CB Twister.
Naked ágil, que concilia economia, praticidade e desempenho, a CB Twister alia a este indiscutível tripé de qualidades um design inspirado, que a aproxima de modelos de grande prestígio da família CB, como a CB 500F ou CB 650R.
O sucesso da CB Twister se deve também, entre outras tantas razões, a sua dupla personalidade: uma motocicleta que tanto é capaz de atrair novatos, que a elegem como passo sucessivo às utilitárias como Pop, Biz ou até mesmo a CG, como também é escolhida pelos mais experientes, que valorizam a agilidade para o uso urbano e boa performance em rodovia, que não determina custo de exercício excessivo.
O baixo peso da Honda CB Twister, 137 kg, é certamente um fator que colabora para uma grande maneabilidade e facilidade de condução. A estrutura – chassi tubular de aço tipo Diamond – oferece robustez e maneabilidade, e tem como parceiras a suspensão dianteira telescópica de 130 mm de curso e a traseira monoamortecida, de 108 mm de curso. Rodas de liga leve aro 17 polegadas calçadas por pneus radiais, medidas 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira, complementam uma parte ciclística de referência.
A eficiência da CB Twister tem como aliado essencial o motor OHC monocilíndrico 4T, arrefecido a ar, com quatro válvulas, alimentação por injeção eletrônica PGM-Fi e dotado de tecnologia FlexOne. Com 22,4 cv (gasolina) e 22,6 cv (etanol) de potência máxima, exibe torque de 2,24 kgf.m (gasolina) e 2,28 kgf.m (etanol), cifras que garantem a CB Twister a melhor relação peso/potência de sua categoria.
O aparato técnico de grande eficiência se completa com itens que tornam a pilotagem da CB Twister uma experiência superior, tais como o painel black-out equipado de computador de bordo completo e o moderno conjunto da lanterna traseira e indicadores de direção por LED.
Um cuidadoso estudo ergonômico fez da CB Twister exemplo em termos de conforto, no qual merecem destaque o guidão e o banco de dois níveis. Alças para garupa se revelam úteis também para a amarração de bagagem e como elemento estético de grande efeito, em conjunto com a afilada lanterna traseira e suporte de placa com piscas integrados.
As Honda CB Twister 2022 estarão disponíveis nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de dezembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das três versões e seus preços sugeridos, valores que têm como base o Distrito Federal e não inclui despesas com frete ou seguro.
CB Twister CBS: Branco e Azul Perolizado, R$ 17.190,00
CB Twister ABS: Cinza Fosco, R$ 17.990,00
CB Twister ABS: Vermelho, R$ 18.290,00