sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Inteligência artificial vai prever falhas automotivas para evitar recalls

Inovação apoiada pela EMBRAPII coleta dados de automóveis em fase de projeto para identificar possíveis falhas e evitar futuros defeitos

Com objetivo de contribuir para a viabilização de novas tecnologias desenvolvidas com startups, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) tem linhas de fomento específicas para que boas ideias possam se tornar produtos ou processos industriais.

- Publicidade -

Este foi o caso da startup Previsiown, plataforma de inteligência de dados para a indústria automotiva e de mobilidade.

A empresa identificou uma necessidade da indústria automotiva ao constatar que milhares de veículos retornavam às concessionárias para solucionar algum tipo de defeito em garantia ou para atender a um chamado de recall.

- Publicidade -

“Percebemos que grande parte dos problemas nascia na subjetividade da análise de dados do veículo, ainda na fase de projeto no campo de provas, o que futuramente poderia resultar em grandes custos de garantia às montadoras”, explica Ivan Vianna, CEO da Previsiown.

Desta forma, a Previsiown buscou a Unidade EMBRAPII – CPQD, centro de pesquisa especializado em Comunicações Avançadas, onde apresentou seu projeto e obteve o apoio técnico e financeiro da EMBRAPII para o desenvolvimento da tecnologia.

A solução, que já é realidade, usa inteligência artificial para prever, identificar e solucionar problemas intermitentes nos veículos. O objetivo é reduzir o número de eventos de garantia e recalls.

- Publicidade -

Da ideia até o mercado – Para aumentar o apoio às startups, que muitas vezes encontram dificuldade para colocar seu produto no mercado, a EMBRAPII criou o Lab2mkt, programa que oferece apoio adicional no ciclo 3 do desenvolvimento, etapa do projeto que busca o ingresso ao mercado.

O modelo diminui os custos e os riscos tecnológico e mercadológico, potencializando as chances das startups provarem que seu modelo de negócio é viável economicamente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança