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Engenharia do BMW Group Brasil apoia desenvolvimento Global do BMW iX, primeiro modelo inteligente do mercado

Time brasileiro foi responsável pela validação de diversos itens de tecnologia globais do modelo, incluindo interface, comandos por gestos, voz e interação homem-máquina

O BMW Group tem como premissa oferecer aos seus clientes as mais novas tecnologias, entregar o Puro Prazer de Dirigir e liderar a transformação da indústria premium de mobilidade.

Nesse sentido, o BMW iX já em pré-venda no país, nasceu como o primeiro carro inteligente do Brasil, traz itens de conectividade e conveniência inéditos na indústria automotiva global e contou com colaboração fundamental do time de engenharia brasileiro.

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Os engenheiros locais foram responsáveis por parte importante do desenvolvimento de todo o sistema de informação e entretenimento do modelo.

Liderados por Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil, o time de engenheiros brasileiros foi o responsável por testar, validar e solucionar diversos problemas nos sistemas de entretenimento, comandos de toque, comandos por gestos, integração por aplicativos e interface de voz.

“O Brasil apresenta excelente nível de profissionais e todos os tipos de topografias necessários pra desenvolver e validar sistemas mundiais”, afirma o executivo.

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“Além de apoiar os processos globais, também aprimoramos a evolução com comandos de voz no português usado no Brasil com foco nos clientes locais”, reforça Negele.

Ao todo, foram reportados e corrigidos 966 problemas. A maior parte deles referente ao sistema de navegação, por conta das características das cidades brasileiras.

Em segundo lugar no ranking de problemas corrigidos estão os comandos de voz. Com esse desenvolvimento, os sistemas que equipam o BMW iX funcionam de forma muito mais natural e fluida.

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Um BMW X5 a diesel protótipo foi o veículo utilizado pelo time de engenharia para o desenvolvimento. Com todo o sistema eletrônico do iX, o modelo rodou por cerca de 40 mil quilômetros para executar as mais variadas testagens.

A maior parte deles em Araquari, mas também ocorreram testes drives no Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Foram realizados, também, testes de bancada dos sistemas. Neste modo, os testes são feitos de forma sem a necessidade de condução, com frequência de 24 horas durante todos os dias da semana.

Além de ajudarem no desenvolvimento, esses dados são utilizados no banco de dados do grupo e auxiliam os sistemas em todas as partes do mundo.

BMW iX – Primeiro carro inteligente do Brasil, o BMW iX mostra suas principais características com o uso cotidiano. Por exemplo, o sistema de regeneração de energia dos freios.

Com todos os seus sistemas trabalhando em conjunto e de forma inteligente, o iX é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento ou a descida de uma serra, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia.

Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Outro exemplo de inteligência do BMW iX se refere à rotina do motorista.

Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.

O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativados por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.

O sistema de voz aprende com os seus hábitos, se ajustando e fazendo da sua experiência, cada vez mais personalizada.

Além de inteligente, o BMW iX chega para revolucionar a relação entre carro e homem. Com um interior completamente clean e minimalista, o utilitário aposta na intuitividade do sistema Shy Tech.

É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. Botões feitos de cristais, que reforçam a pegada luxuosa e premium do utilitário.

Disponível em duas versões, o iX teve suas unidades destinadas para a pré-venda esgotadas em apenas 12 horas.

O primeiro lote de entregas está previsto para desembarcar no Brasil em abril, quando os primeiros modelos serão entregues aos seus proprietários.

Pioneirismo e cuidado com a sustentabilidade – O BMW Group Brasil, dentro da sua estratégia de pioneirismo em mobilidade elétrica e comprometimento com a sustentabilidade, desenvolveu um projeto experimental, no qual criou uma estação de abastecimento para veículos elétricos completamente desconectada da rede pública de energia.

O desenvolvimento foi feito por um time multidisciplinar do BMW Group Brasil com parceiros especialistas. Além do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também estão envolvidos no projeto o Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da marca, e a Energy Source, especializada na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e posteriormente recicladas.

O sistema de recarga foi criado a partir das baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico vendido no Brasil.

O veículo foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual de cada módulo em eventual necessidade de reparo.

No caso de necessidade específica de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para esta solução de recarga, antes de serem recicladas.

O funcionamento da estação de carregamento compreende oito conjuntos de painéis solares que transformam a energia do sol em eletricidade que, por sua vez, é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos.

Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox.

Os primeiros testes foram satisfatórios, aumentando em 100 quilômetros a autonomia de um veículo elétrico após 2 horas de recarga.

Esse resultado permite avançar na ideia do uso de unidades móveis de recarga em eventos ou até mesmo em locais distantes, desprovidos de acesso à rede pública elétrica.

Além disso, novos testes já estão planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir consideravelmente o tempo de recarga.

Outro benefício direto é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas dentro do conceito de economia circular. O projeto da estação de reabastecimento de carros elétricos ainda está em fase de testes.

O BMW Group, que evitou o descarte dos módulos usados de bateria, passou a aproveitá-los no Brasil. Essa ação reforça o compromisso do BMW Group de se responsabilizar pelo futuro da mobilidade sustentável.

Até 2030, a empresa vai reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com 2019.

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