sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Financiamento de motos cresce 18% em janeiro, em comparação com 2021

As vendas financiadas de veículos em janeiro de 2022 somaram 399 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3.

- Publicidade -

O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa queda de 11,4% se comparado a janeiro de 2021, quando os financiamentos de veículos somaram 450 mil unidades.

Apesar da queda no total de veículos, o segmento de motos se destacou e registrou 18,4% de aumento perante o ano anterior, sendo que as vendas a crédito de motos usadas tiveram aumento de 28,8%, e os financiamentos de motos novas cresceram 14%.

- Publicidade -

No segmento de veículos pesados, as vendas a crédito se mantiveram estáveis, com queda de menos de 1% em comparação ao ano anterior, mas com aumento de 6,4% na categoria de veículos usados.

Já os financiamentos de autos leves, mais uma vez, foram os que apresentaram maior queda no período. O segmento registrou recuo de 16,7%, com 62 mil unidades a menos do que em janeiro do ano passado.

O resultado se deu principalmente pelos financiamentos de veículos leves novos, que tiveram queda de 35%.

- Publicidade -

“Os números de financiamentos seguem em recuo, principalmente, devido à diminuição da oferta de autos leves novos. Além do cenário macroeconômico e elevação dos preços dos veículos, tanto novos como usados, as montadoras continuam sofrendo com estoques baixos e atraso na produção por conta da escassez global de alguns componentes como os semicondutores, o que impacta na disponibilidade de novos automóveis para venda”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar a apresentação com os dados completos sobre financiamentos de veículos em janeiro de 2022, clique aqui.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança