sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

O crescimento do mercado dos veículos movidos a gás

O uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível nos veículos leves e pesados é uma das soluções encontradas como alternativa ao uso de gasolina e diesel com o intuito de diminuir a poluição.

- Publicidade -

No Rio de Janeiro é comum o uso do GNV em veículos de passeio, sendo uma solução baseada no custo x benefício do produto e que atualmente ajuda a combater os GEE (gases de efeito estufa).

Através da Governança Ambiental (ESG) as empresas vêm exigindo do mercado um comportamento “ambientalmente correto”.

- Publicidade -

Pensando nisso, como uma alternativa ao diesel e a gasolina é possível observar alguns caminhões e máquinas agrícolas movidos a gás. E

ssa tecnologia, que utiliza motores ciclo Otto, permite o uso tanto do GNV (combustível fóssil, porém, menos poluente) quanto do Biometano (gás obtido por fermentação anaeróbica de material orgânico).

No gráfico abaixo é possível ver a evolução de veículos pesados movidos a gás no ano de 2021.

- Publicidade -

As empresas que optaram por esse nicho de mercado estão apostando que:

  • O Gás será um elemento de transição até a eletrificação;
  • A substituição do GNV por Biometano em locais pontuais pode ser um nicho de mercado Como por exemplo: as usinas de cana de açúcar, que utilizam o bagaço da cana e a vinhaça para a produção do biometano e consequentemente alimentam suas frotas;
  • Antecipar-se no processo de diminuição da emissão de poluentes fazendo com que sejam associadas à Empresas “Verdes” que se preocupam com o meio ambiente.

Vale ressaltar que os veículos pesados que vemos circulando na frota com essa tecnologia já foram desenvolvidos na Europa e atendem a norma EURO VI (que se tornará vigente, no Brasil,

em 2023). Segundo especialistas, o veículo que possui a tecnologia do motor a gás de fábrica é 100% confiável com relação às normas de emissões.

Entretanto, veículos que fizerem adaptações devem realizá-las em empresas especializadas com o intuito de certificar-se que a adaptação atenderá as normas de emissões.

Para que seja fomentado o uso desse combustível no Brasil se faz necessário algumas ações e entre elas destacamos as duas que mais geram debates:

  1. Infraestrutura para gasodutos,
  2. Incentivos fiscais para o preço do gás.

O potencial do Biometano no Brasil é muito grande, ainda pouco explorado, porém, o mapeamento das possibilidades já foi levantado pelas associações do setor.

Hoje, o país desperdiça 100 milhões de m³ de metano renovável por dia, que equivalem a 35% da energia elétrica consumida no Brasil e 70% do diesel. Já o setor sucroenergético corresponde a 50% do potencial do biogás, que chega a 57,6 milhões de m³/dia (fonte: Abiogás).

A Carcon Automotive acompanha de perto a evolução dos combustíveis alternativos e oferece uma gama de estudos para quem estiver interessado em ingressar nesse mercado.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança