sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars e Northvolt terão nova fábrica de baterias em Gotemburgo, Suécia

O novo empreendimento deve criar até 3.000 empregos e complementa o centro P&D das marcas

A Volvo Cars e a Northvolt selecionaram Gotemburgo, na Suécia, para estabelecer uma nova fábrica de baterias que iniciará suas operações em 2025.

- Publicidade -

O novo empreendimento deve criar até 3.000 empregos e complementar o centro de P&D planejado que ambas as empresas anunciaram em dezembro como parte de um investimento de aproximadamente 30 bilhões de SEK.

A nova fábrica e os laços estreitos com a Northvolt fortalecerão significativamente a estratégia de eletrificação da Volvo Cars, já que a empresa pretende produzir e vender apenas carros totalmente elétricos até 2030.

“Nossa parceria com a Northvolt é fundamental para nossas ambições estratégicas na eletrificação”, afirma Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars.

“Estamos comprometidos em nos tornar líderes no segmento de carros elétricos premium e vender apenas veículos elétricos puros até 2030.”

- Publicidade -

A construção da fábrica começará em 2023 e produzirá baterias de última geração, especificamente desenvolvidas para uso em carros Volvo e Polestar de última geração.

A fábrica terá um potencial de capacidade anual para produção de células de até 50 gigawatts-hora (GWh), que forneceria baterias para aproximadamente meio milhão de carros por ano.

A localização sueca da fábrica, que será construída em Torslanda, Gotemburgo oferece benefícios em termos de uma rota direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars, acesso à infraestrutura, um forte histórico de fornecimento de energia renovável e competências relevantes de trabalho, bem como sua proximidade com as unidades de P&D da Volvo Cars e da Northvolt.

“Estabelecer essa fábrica em Gotemburgo é um movimento decisivo, tanto para continuar a transformar uma das regiões automotivas mais dinâmicas do mundo, quanto para se tornar o principal fornecedor global de baterias sustentáveis”, afirma Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt.

Como a produção sustentável é um princípio central da parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt, a usina será alimentada por energia livre de fósseis com foco na condução da capacidade de energia renovável na região, e integrará soluções de engenharia que priorizam a circularidade e a eficiência dos recursos.

- Publicidade -

A produção de baterias para os modelos totalmente elétricos da Volvo Cars e da Polestar representa grande parte das emissões totais de carbono do ciclo de vida de cada carro.

Trabalhando com a Northvolt, líder na produção sustentável de baterias e produzindo baterias perto de suas instalações de fabricação na Europa, a Volvo Cars e a Polestar podem reduzir significativamente a pegada ambiental atribuível ao fornecimento e produção de baterias para seus futuros carros.

“Nossa nova fábrica de baterias apoiará nossa ambição de ter uma rede de fabricação totalmente neutra em termos climáticos e garantirá um fornecimento de baterias de alta qualidade para os anos seguintes”, conta o chefe de engenharia e operações da Volvo Cars, Javier Varela.

“Através de nossa parceria com a Northvolt, também nos beneficiaremos muito de uma cadeia de valor de bateria de ponta a ponta, desde matéria-prima até carro completo, garantindo uma ótima integração em nossos carros.”

O empreendimento de produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars será um importante player na produção europeia de células de bateria e representará uma das maiores unidades de produção de células da Europa.

Volvo Cars e Northvolt nomearam o ex-executivo da Tesla, Adrian Clarke, para liderar a empresa de produção.

O centro de P&D, que entrará em operação em 2022, criará algumas centenas de empregos em Gotemburgo e posiciona a Volvo Cars como uma das poucas marcas automotivas a tornar o desenvolvimento e a produção de células de bateria parte de suas capacidades de engenharia de ponta a ponta.

A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt se concentrará no desenvolvimento de baterias sob medida e conceitos de integração de veículos que dão aos motoristas Volvo e Polestar o que eles querem, como mais autonomia ao veículo e carregamento rápido.

Estabelecer uma integração vertical profunda do desenvolvimento e produção de baterias é importante para a Volvo Cars e a Polestar, uma vez que a bateria representa o maior componente de custo individual em um carro elétrico, bem como uma grande parte da pegada de carbono.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança