Hoje, o BMW Group adiciona uma nova marca ao seu vasto portfólio, já que a ALPINA passa a fazer parte oficialmente da empresa.
O BMW Group garantiu os direitos da marca ALPINA — trazendo ainda mais diversidade para sua própria linha de carros de luxo. A BMW AG e a ALPINA Burkard Bovensiepen GmbH chegaram a um acordo que garantirá o futuro a longo prazo da marca ALPINA.
Ambas as partes concordaram em não divulgar quaisquer detalhes financeiros. Por mais de meio século, a BMW e a ALPINA tiveram uma estreita cooperação baseada no mais alto nível de confiança.
Agora, a cooperação continuará — mas de uma forma diferente: a ALPINA continuará a usar sua experiência em engenharia no desenvolvimento, fabricação e venda de veículos BMW ALPINA dentro do acordo de cooperação existente até o final de 2025.
Isso resulta em carros de base BMW recebendo extensa modificação pela equipe ALPINA – incluindo o motor e transmissão, bem como o chassi, aerodinâmica e equipamento interior.
Os veículos BMW ALPINA são pré-montados nas linhas de produção da BMW antes da montagem final dos veículos que ocorre em oficinas em Buchloe, incluindo também interiores personalizados produzidos de acordo com as especificações do cliente.
“BMW e ALPINA combinam perfeitamente! A marca ALPINA amadureceu ao lado da BMW nos últimos 50 anos e tem tudo para fazer o coração de um conhecedor automotivo bater mais rápido em todo o mundo. Encontra o equilíbrio certo entre esportividade cultivada, luxo e exclusividade. Estamos muito satisfeitos em adquirir os direitos de marca registrada da ALPINA e adicionar um novo veículo de captura de DNA ao portfólio da BMW”, disse Jens Thiemer, vice-presidente sênior de clientes e marca BMW.
Andreas Bovensiepen, co-diretor administrativo da ALPINA Burkard Bovensiepen GmbH, explica:
“Nós reconhecemos os desafios enfrentados pela indústria automotiva desde o início e agora estamos definindo o caminho certo para a ALPINA e para nossa empresa familiar. Isso marca o início de um novo capítulo. Tomamos uma decisão consciente de não vender a ALPINA para qualquer fabricante, porque a BMW e a ALPINA trabalham juntas e confiam uma na outra há décadas. É por isso que é a decisão certa estrategicamente para a marca ALPINA ser gerenciada pelo BMW Group no futuro.”