quinta-feira, 12 dezembro , 2024
28 C
Recife

Nova tecnologia amplia economia de combustível no VW Meteor

Controle cruza dados para otimizar a troca de marcha, antecipando até 2 km de condição de rodagem

Já concebido e desenvolvido para o melhor custo operacional, os caminhões VW Meteor agora contam com mais um aliado.

A partir deste mês, os veículos passam a sair da linha de montagem, em Resende (RJ), com uma nova funcionalidade para economia de combustível.

- Publicidade -

Estão equipados de série com um controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

Tudo isso acontece de forma automática, sem necessidade de qualquer interferência do condutor.

A inteligência artificial embarcada do veículo cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento até 2 quilômetros à frente na estrada, o que proporciona maior eficiência no consumo de combustível e conforto.

- Publicidade -

“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

Todo o trem de força da família VW Meteor foi pensado para o melhor consumo de combustível, com desempenho superior para as condições de rodagem no país.

A transmissão automatizada com caixa Traxon processa informações em alta velocidade e dispõe de diversas outras soluções para tornar o veículo eficiente.

- Publicidade -

O Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.

Já o sensor de inclinação auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível.

O modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.

A função kick down, por sua vez, faz com que, quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras.

O VW Meteor também vem com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno