quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

BMW Group Brasil, Energy Source e WEG ampliam parceria para mobilidade elétrica sustentável no Brasil

Projeto permite carregamento rápido com energia livre de CO2 e proporciona uma segunda vida às baterias do BMW i3 usadas

O Brasil terá ao menos 50% do mercado premium automotivo com propulsão elétrica no final da década, e a infraestrutura segue sendo desenvolvida para apoiar o futuro aumento de demanda de forma sustentável.

Após os resultados obtidos no protótipo de carga de veículos elétricos utilizando baterias usadas conectadas a painéis solares, uma nova parceria entre Energy Source, WEG e BMW Group Brasil foi firmada para o desenvolvimento de uma estação de recarga mais inovadora e inédita no mercado brasileiro: utilizando 18 módulos de painéis solares instalados na cobertura de uma garagem (Solar Carport) e 24 módulos de baterias usadas do BMW i3, modelo pioneiro da mobilidade elétrica no país, o sistema agora permite recarga rápida para veículos elétricos.

Por isso o título dado ao programa: “Back to life to take you further and faster” (“De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, em português). A novidade é um protótipo em testes ainda sem previsão de lançamento comercial e que foi instalado na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, SC.

A Energy Source aplicou um algoritmo que otimiza a seleção correta dos módulos das baterias usadas dos veículos elétricos.

O algoritmo analisa e seleciona os módulos aptos a serem enviados para o processo de reuso “Second Life”, permitindo assim prolongar a vida útil destes em até dez anos.

O banco de energia “Power Bank” da Energy Source armazena e monitora o estado dos módulos de baterias e está conectado a um gerenciador de energias WEG, que abastece uma estação de recarga rápida de 60kW, modelo WEMOB Station.

Além disso, o gerenciador de energias WEG conecta 18 painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando o abastecimento do Power Bank 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Quando o banco de baterias está 100% abastecido, o excedente energético dos painéis solares é devolvido à rede elétrica visando, além de compensar, gerar créditos de Carbono (CO2).

“Para nós, da Energy Source, fazer parte de um projeto tão arrojado em parceria com a WEG e o BMW Group Brasil é muito gratificante, nos permitindo disponibilizar todo o nosso know-how e demonstrar ao mercado nacional e internacional a excelência das baterias de segundo uso por nós desenvolvidas, além da infinita gama de possibilidades de aplicação”, comenta David Noronha, CEO da Energy Source.

“Este projeto promove o conceito do sol para a roda (Sun to Wheel) para recarga rápida 100% sustentável dos veículos elétricos. Com tecnologia nacional, estamos desenvolvendo a infraestrutura necessária para suportar a mobilidade elétrica no Brasil”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

“O futuro da mobilidade premium é sustentável e o BMW Group Brasil apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil.

“Já este ano, teremos cinco modelos totalmente elétricos sendo vendidos no país (BMW i3, MINI S E, já à venda, BMW iX, em fase de pré-venda, e o iX3 e i4, com lançamento até o final do ano) e acreditamos que o Brasil possui excelentes profissionais para liderar a transformação da indústria da mobilidade na região”, complementa o executivo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn