Mercedes-Benz

BMW iX combina maior autonomia com tecnologias inéditas e sustentabilidade

Com sua propulsão puramente elétrica e uma extensa gama de recursos digitais, o BMW iX é chamado pela marca de carro inteligente, que abre uma nova era da mobilidade e tecnologia no país.

Recentemente a BMW revelou a chegada do BMW iX3 ao país, SUV elétrico com até 460 km de autonomia. Com chegada do iX, iX3 e i4, que se juntam ao MINI Cooper SE e ao BMW i3, o BMW Group terá a maior gama de modelos 100% elétricos do mercado Premium brasileiro. A marca planeja que sua gama elétrica será no mínimo 50% do nosso mercado ao fim da década.

“Temos o compromisso de sempre trazer as tecnologias globais atuais para o cliente brasileiro e seguiremos a buscar novidades para todas as marcas no BMW Group Brasil dentre os 30 lançamentos confirmados para o país em 2022”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil.

Iniciei minha visita na sede do BMW Group São Paulo para acompanhar uma apresentação técnica do modelo realizada por Emilio Paganoni e conhecer em detalhes todas as inovações tecnológicas. De lá segui até Riviera de São Lourenço, Bertioga, e voltei até o aeroporto de Congonhas, São Paulo.

Foi um dia completo para uma rápida imersão em tantos recursos que o modelo disponibiliza, por isso mesmo, recomendo que assista os vídeos relacionados para ampliar seus conhecimentos sobre o BMW iX em nosso canal de vídeos no Youtube.

A eletrificação dos automóveis Premium no Brasil começou há oito anos, mais precisamente em 2014, com o lançamento do BMW i3. O modelo liderou o movimento de carros elétricos no país e pavimentou a estrada para o futuro.

Agora a BMW avança em todos os sentidos quando abordamos um veículo elétrico. Temos inovações nas áreas de direção autônoma, conectividade e serviços digitais, levando a experiência de mobilidade Premium a um novo patamar.

E o que nos deixa feliz é a colaboração do time de engenharia brasileiro, que foi responsável por testar, validar e solucionar diversos problemas nos sistemas de entretenimento, comandos de toque, comandos por gestos, integração por aplicativos e interface de voz.

E a boa aceitação do iX no mercado brasileiro ficou clara quando em apenas 12 horas de pré-venda, o modelo teve todas as 30 unidades do primeiro lote de importação e alocadas na pré-venda comercializadas e com previsão de entrega no mês de junho.

Disponível nas versões xDrive40 e xDrive50, o modelo custa, respectivamente, R$ 654.950 e R$ 799.950. Todos os pedidos confirmaram a reserva com o pagamento antecipado.

BMW iX

Com produção 100% usando energia verde e priorizando a reciclagem de materiais na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o BMW iX chega em duas opções, ambas equipadas com um motor elétrico de tração integral que entregam 523 cv (385kw) e 765 Nm de torque no BMW iX xDrive50 – versão que avaliei no percurso São Paulo, Bertioga, São Paulo e possui autonomia de até 630 quilômetros (ciclo de testes WLTP), tornando-se o veículo elétrico com maior autonomia vendido no Brasil.

O modelo sai da inércia e atinge os 100 km/h em 4,6 segundos. O comportamento do veículo é sensacional. No modo de condução Sport ele prioriza toda potência e torque e responde instantaneamente ao acelerador, com rapidez no ganho de velocidade.

A versão de “entrada” é o BMW iX xDrive 40, com potência de 326 cv (240 kW) e 630 Nm de torque, com autonomia de até 425 km (ciclo WLTP) e acelera de 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos.

A velocidade máxima é limitada a 200 km/h para preservação da bateria.

O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX é comandado eletronicamente e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações.

Seu controle inteligente permite uma transmissão de potência totalmente variável, desde a tração puramente traseira até uma configuração de tração nas quatro rodas com máxima tração.

Com isso, basta acelerar que o iX busca a melhor relação entre tração e segurança na condução. O carro consegue tração independente da condição do tempo ou do pavimento da estrada.

Ainda está previsto para chegar ao mercado, em uma data futura, o BMW iX xDrive60, com potência de 600 cv (440kw) – dados preliminares da fase de desenvolvimento atual do modelo. Em todas as suas variantes, o iX tem emissões zero de CO2.

Sua densidade energética aumentou cerca de 40% em comparação com a bateria de alta tensão do BMW i3 2020. São 76,6 kWh de capacidade total na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50.

Design eficiente – Concebido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico, sua construção tem diversos elementos moduláveis criados pela BMW pensando nos próximos lançamentos com esse tipo de propulsão.

Com estrutura que prioriza o aumento de rigidez e menor peso possível, o utilitário mescla o uso de alumínio com resina reforçada com fibra de carbono em sua construção e carroceria.

O design tem coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25, que entrega um melhor desempenho e eficiência energética.

Posicionada no assoalho do BMW iX para melhorar o centro de gravidade e garantir maior proteção contra impactos, a célula de bateria do BMW iX tem a quinta e mais moderna geração do BMW eDrive.

Na dianteira temos faróis a laser afilados, juntamente com a grade vertical, que estreou nos esportivos Série 4 com o recurso de autorregeneração. A peça, produzida com nanotecnologia, é capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria.

Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX, a grade guarda outra tecnologia. Pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

A lateral tem formas musculosas, rodas com desenho aerodinâmico de 22 polegadas e maçanetas integradas nas portas, que dão um charme e requinte ao utilitário.

Na traseira, lanternas bem finas de LED estão embutidas na tampa do porta-malas e dão um visual elegante ao iX.

Há padrões de acabamento diferenciados para as lanternas das versões xDrive 40 e xDrive 50 Um acabamento em preto brilhante no para-choque completa a aparência imponente da traseira e deixa o utilitário ainda mais atraente.

Apesar do destaque em autonomia, a BMW não poupou desenvolvimento em novas tecnologias de carregamento.

O BMW iX estreia um novo sistema, capaz de proporcionar recargas de até 150 kW na versão xDrive40 e 195 kW na versão xDrive 50. Esse rápido carregamento permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos no BMW iX xDrive50 ou 31 minutos no caso do BMW iX xDrive40.

Além disso, a autonomia pode ser aumentada em até 150 quilômetros para o BMW iX xDrive50 e 95 quilômetros para o BMW iX xDrive40 em 10 minutos.

O BMW iX é o primeiro modelo da BMW a receber uma BMW Wallbox essential de 22 kW e um Flexible Fast Charger. O novo acessório de recarga, Flexible Fast Charger, é um carregador rápido, portátil e flexível.

O kit standard acompanha um conector de 3 pinos com potência de 1.8 kW, mas o cliente encontra opções de cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW.

O carregador tem cabo com comprimento de 6 metros, a maior distância no mercado. Além disso, o Flex Charger tem garantia de 2 anos, assim como a BMW Wallbox. A BMW oferece dois carregadores na compra do iX.

O que faz do BMW iX ser o primeiro carro inteligente do Brasil? A melhor forma de perceber quão inteligente o BMW iX é no uso cotidiano. Algumas situações, porém, podem ser explicadas.

A primeira delas diz respeito ao sistema de regeneração de energia dos freios. Com todos os seus sistemas trabalhando em conjunto e inteligência, o BMW iX é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia.

Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Outro exemplo de inteligência do BMW iX se refere à rotina do motorista. Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.

O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativados por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O sistema de voz aprende com os seus hábitos, se ajustando e fazendo da sua experiência, cada vez mais personalizada.

Segundo Jorge Junior, Head de Marketing e CRM da BMW do Brasil, o lançamento ficará marcado como símbolo de disruptura: “O BMW iX é um carro inteligente, que se atualiza automaticamente via internet e com recursos que combinam machine learning e IA. Ele é símbolo de uma nova era da mobilidade Premium”, destaca o executivo.

Além de inteligente, o BMW iX chega para revolucionar a relação entre carro e homem. Com um interior completamente clean e minimalista, o utilitário aposta na intuitividade do sistema Shy Tech.

É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. Botões feitos de cristais, que reforçam a pegada luxuosa do utilitário.

O amplo espaço interno, com direito a assoalho plano em toda a extensão da carroceria, e assentos recém-desenvolvidos com apoios de cabeça integrados dão o tom para o ambiente luxuoso.

O volante possui formato hexagonal e o Head up display integrado ao painel são outros pontos que chamam atenção.

Mas não o suficiente para ofuscar o BMW Live Cockpit Professional. A incrível tela curvada é composta por duas telas, com 12,3” e 14,9”. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento do BMW iX, e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.

Equipado com a funcionalidade My Modes, o BMW iX permite que o motorista decida o estilo de condução e personalizações do interior.

De acordo com o modo selecionado, é possível mudar a resposta de comportamento do carro, a iluminação da cabine e a exibição das informações no BMW Live Cockpit.

Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras do iX para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, ou mesmo durante a navegação, o que foi muito útil durante o percurso de avaliação, por exemplo.

Há ainda outra função revolucionária ligada ao sistema de navegação do modelo. Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

Lista de equipamentos – Flagship da marca, o utilitário tem todas as tecnologias disponíveis nas prateleiras de Munique.

O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nano fibra para purificar o ar da cabine.

O sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes, 1.615 W de potência e função 4D, que possibilita uma experiência sonora incrível.

Com alto-falantes embutidos nos bancos, é possível ouvir e sentir as vibrações sonoras de uma Ópera Clássica ou de um show de Rock’n Roll e está disponível na versão xDrive50. Testei uma imersão nesse sistema sonoro e a sensação foi de estar numa sala de cinema de alta qualidade.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.

A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.

Além da proteção acústica para pedestres, o BMW iX também possui um som para aumentar a emoção de quem está ao volante.

Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.

A chave virtual ficou ainda mais cômoda. Com o Digital Key Plus, assim que o passageiro se aproxima do veículo, a uma distância de três metros, carregando a chave física ou com um iPhone ou Apple Watch compatível, o carro já aciona as luzes de boas-vindas.

A 1,5 m do carro, as portas são destravadas para liberar o acesso. Na hora de ir embora, basta se afastar que as portas se trancam, automaticamente, quando a chave está a dois metros de distância do carro.

A configuração da chave digital pode ser feita por intermédio do aplicativo My BMW, e o proprietário do carro também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas – inclusive adicionar no Apple Watch (Modelos recentes).

No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant.

Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados ​​para monitorar os arredores do veículo.

Com o Parking Assistant Plus, o BMW iX estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.

Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Além de câmeras externas, pela primeira vez a BMW tem um veículo que vem com uma câmera interna, esta permite que os motoristas tirem fotos do interior. As gravações podem ser feitas e salvas durante a condução ou feitas quando o veículo estiver estacionado mediante a uma solicitação através do My BMW App.

Primeiro BMW a ter compatibilidade com conexão 5G, que ainda não está disponível no Brasil, o BMW iX tem, de série, o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet.

Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes e chamada de Emergência Inteligente.

Com o My BMW App, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível visualizar o 3D View.

Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control como, fluído de freio ou óleo do motor, e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).

O aplicativo mostra uma visão geral de todas as informações sobre o processo de carregamento do carro (status, hora de início e duração, autonomia atual, pré-condicionamento – para aquecer o veículo no inverno ou resfriá-lo no verão -, intervalo de tempo para carregamento, programar a próxima recarga e outras configurações relevantes do veículo). Os clientes também recebem notificações push sobre o status de carregamento.

Outra função interessante do My BMW App é a facilidade para encontrar informações relevantes para a sua viagem, como: autonomia para a sua viagem, pontos de recarga próximos a sua localização, tipos de conector e potência de carregadores.

Sustentabilidade – Produzido na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, o BMW iX usa energia renovável em todos os seus processos, além de usar matérias primas sustentáveis na sua construção, com alto grau de elementos naturais e reciclados.

O BMW Group adquire o cobalto e o lítio necessários para produzir as baterias de alta tensão de fontes controladas na Austrália e no Marrocos e os entrega aos fabricantes de células de bateria.

O projeto dos motores elétricos que equipam o iX permite que o uso de materiais terras raras nos rotores do sistema de acionamento seja evitado. Além disso, a empresa obtém alumínio produzido com energia de usinas de energia solar.

Uma alta proporção de alumínio e plástico reciclável também contribui para a produção eficiente de recursos do BMW iX. O seu interior utiliza madeira certificada, couro tingido com extratos de folha de oliveira e outros materiais naturais. Redes de pesca recicladas estão entre as matérias-primas utilizadas para os revestimentos do assoalho e tapetes.

O novo BMW iX chega ao Brasil nas versões xDrive40 e xDrive50 Sport em nove opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Carbon Black, Preto Safira, Prata Caxemira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Azul Ridge Montanha, Cinza Tempestade Baía e Vermelho Aventurine) e três opções de acabamento interno (Sensatec Oyster, Sensatec Mocha, Sensatec Preto, Couro Amido e Couro Castanea).

Segurança cinco estrelas – Segundo o Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), – o instituto de proteção ao consumidor especializado em segurança automotiva, o BMW iX conquistou cinco estrelas de proteção para ocupantes adultos e crianças, nota máxima em todos os testes de impacto realizados.

O novo top de linha da BMW impressionou tanto pela proteção avançada de seus ocupantes quanto pelo seu sistema avançado de assistência ao motorista, tecnologias capazes de evitar acidentes com pedestres, ciclistas ou veículos ao frear automaticamente até em curvas e esquinas, vigiar a manutenção de faixa e outras situações.

omado a tudo isso, também se destaca o capô capaz de levantar-se para absorver parte do impacto em caso de atropelamento.

Quanto aos impactos, a estrutura do carro usa materiais como alumínio e plástico reforçado por fibra de carbono para manter a cabine íntegra, envolvendo os passageiros em uma gaiola de proteção.

Segurança cinco estrelas

Conclusão – Veículo elétrico de maior valor que já avaliei aqui no Mecânica Online®, o BMW iX chega para marcar o início não apenas da evolução elétrica, que para muitos ainda vai acontecer e aqui não só é realidade, como já está evoluindo para novos patamares em autonomia, regeneração, tempo de recarga, peso e construção das baterias, mas também no avanço dos recursos tecnológicos oferecidos desde o controle por gestos, gerenciamento energético conforme a navegação, presença da realidade aumentada com informações em tempo real, teto-solar panorâmico que não tem cortina para proteção solar e até mesmo a grade vertical dianteira com sistema de autorregeneração.

O que em outros veículos ainda é novidade, no BMW iX já aceitamos como característica comum, entre eles itens como aplicativo com funções remotas de controle e acesso ao veículo, carregamento e espelhamento sem fio do celular, série de assistentes como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant, quando acionados permite ao modelo se comportar como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas, alertas de ponto cego, entre tantos outros recursos.

Com comportamento dinâmico leve, respostas rápidas e vigorosas ao acelerar, o BMW iX atende bem o conceito de veículo inteligente, assim chamado pela BMW e garante uma direção divertida com muita performance, tecnologia e segurança, tudo isso combinando com a autonomia para ir e voltar em segurança, mas com facilidades para recarregar rapidamente a bateria.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE

Motor
Câmbio
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x benefícios
Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação