Mercedes-Benz

Stellantis recebe integrantes de projeto para desenvolvimento de soluções em inteligência artificial

Smart City Canaã dos Carajás é uma iniciativa da prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), em parceira com universidade e empresas, que buscam inovações em mobilidade inteligente.

A Stellantis recebeu no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, a visita de representantes do projeto Smart City Canaã dos Carajás, da prefeitura de Canaã dos Carajás (PA) em parceria com a Universidade Federal do Pará, e membros do consórcio centro IARA.

Na pauta da visita destacou-se a integração de iniciativas para a criação de ambientes urbanos inteligentes com tecnologias aplicadas à mobilidade inteligente e sustentável.

“A Stellantis é uma empresa voltada para a inovação e o futuro da mobilidade. Estas parcerias somam talentos e competências, sendo capazes de acelerar e ampliar nossos resultados na busca por soluções inovadoras. A Stellantis participa no projeto Smart City Canaã dos Carajás como parte do consórcio Centro IARA, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções que fazem parte de sua estratégia de se tornar uma protagonista na mobilidade inteligente e sustentável no país e na região”, explica Wagner Andrade, Head de e-Mobility da Stellantis para América da Sul.

O encontro teve como objetivo discutir as possibilidades e oportunidades de projetos a serem desenvolvidos no conceito de Smart City e Smart Mobility em Canaã dos Carajás, assim como apresentar as instalações do Polo Automotivo de Betim, onde estão concentrados os principais laboratórios e centro de pesquisa do grupo Stellantis na América do Sul.

Nestas instalações, são criadas e desenvolvidas soluções que integrarão o projeto de cidade inteligente.

O Polo Stellantis de Betim se destaca por sua capacidade de realizar todas as etapas da criação de um automóvel, desde a concepção, design, desenvolvimento até a produção em escala industrial.

Integraram a comitiva a prefeita da cidade de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, o secretário de governo, Roberto Andrade, e o responsável pela área de Ciência e Tecnologia do município, Jorge Trajane.

A Universidade Federal do Pará foi representada pelo Dr. Carlos Renato Lisboa Francês, ex-reitor e professor da UFPA e coordenador do projeto.

O grupo Splice, que também compõe o consórcio Centro IARA, foi representado pelo Gerente de Engenharia Alex Akira Bueno Sato e o Dr. Mário Neto Borges, ex-presidente da FAPEMIG e do CNPq, ex-reitor da UFSJ, e que, atualmente, é o diretor do IP FACENS – MG.

O Smart City Canaã dos Carajás é uma iniciativa do município e se destaca por ser um dos primeiros projetos de cidade inteligente do país.

O projeto propõe soluções de IoT (internet das coisas), Inteligência Artificial aplicada a serviços públicos de saúde, segurança, educação e smart mobility.

O projeto tem a cooperação do Centro IARA, sigla para Inteligência Artificial Recriando Ambiente, e da Stellantis.

A prefeita de Canaã dos Carajás (PA), Josemira Gadelha, destacou a importância do projeto e ressaltou a participação da educação na transformação da vida das pessoas.

“Já lançamos o projeto de cidade inteligente e queremos estabelecer parcerias para que a transformação realmente aconteça”, diz. “Esta é uma construção coletiva, em que buscamos conhecimento e estimulamos a participação de nossa população “, acrescentou.

Smart City Canaã dos Carajás – O projeto Smart City Canaã dos Carajás começou em 2020, através de convênio entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Pará, e se uniu ao Centro IARA, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

O convênio é coordenado pelo professor Carlos Renato Lisboa Francês, da UFPA. As iniciativas desenvolvidas pelo IARA na cidade serão voltadas para aplicação de tecnologias dedicadas aos ambientes urbanos, utilizando IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial aplicada a veículos conectados e integrados.

A Stellantis participa do projeto como parte integrante do Centro IARA, para desenvolver soluções de inteligência artificial aplicadas à mobilidade em seus produtos, conforme sua estratégia global de tornar-se uma Sustainable Mobility TechCar Company.

A primeira ação deste projeto utilizará um veículo fornecido pela Stellantis, equipado com sensores e equipamentos conectados dedicados a mapear e reportar situações recorrentes em ambientes urbanos, como acúmulo de lixo nas vias de circulação, condições estruturais das vias e rodovias, identificando, por exemplo, animais de médio e grande porte em vias públicas.

Além disto, vai monitorar áreas da cidade com águas paradas e possível foco de doenças, bem como infrações de trânsito, como veículos estacionados em locais proibidos ou atrapalhando o fluxo.

Todas as informações são enviadas a um centro de processamento para auxiliar o poder público na tomada de decisão e na solução imediata dos problemas detectados. As primeiras aplicações serão implementadas já a partir do segundo semestre deste ano.

“O município de Canaã dos Carajás é a gênese do projeto IARA e aí estão sendo desenvolvidos os primeiros protótipos e trabalhos da rede. A Prefeitura de Canaã investiu mais de R$ 6 milhões de reais em infraestrutura computacional, de telecomunicações e Internet das Coisas”, comenta o professor coordenador do projeto, Carlos Renato Lisboa Francês.

Parceria da Stellantis com o Centro IARA – A atuação da Stellantis no Centro IARA, iniciada em 2021, tem o objetivo de desenvolver soluções inovadoras dedicadas às cidades inteligentes e à mobilidade, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas nos centros urbanos.

Os principais objetivos da Stellantis são desenvolver soluções e estar na vanguarda dos principais desenvolvimentos tecnológicos aplicados a uma mobilidade sustentável.

A iniciativa abrange cinco temas: cibersegurança, educação, infraestrutura, meio-ambiente e saúde. Em infraestrutura, são trabalhadas mobilidade, energia e telecomunicações.

O Centro IARA é uma iniciativa apoiada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, e liderada pela USP (Universidade de São Paulo – Campus São Carlos), onde fica a sede do Centro, sob direção do professor Dr. André Ponce de Carvalho, e que reúne empresas, instituições, universidades e agências nacionais e internacionais, além da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A parceria entre Stellantis, IARA e o Smart City Canaã dos Carajás é uma iniciativa coordenada pelo time de e-Mobility da América do Sul.

A área de e-Mobility da Stellantis surgiu para repensar o modelo de mobilidade com o compromisso de um futuro mais sustentável, e atuar na melhoria do ecossistema relacionado à mobilidade.

O departamento tem integração global, com a missão de desenvolver e fomentar novas soluções de mobilidade alinhadas à eletrificação e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a utilização da propulsão elétrica.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação