terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

MAN e ABB E-mobility aceleram para a próxima fase de eletromobilidade em caminhões de longa distância

No local do antigo Aeroporto de Berlim-Tempelhof, na presença do Ministro Federal Alemão para o Digital e Transportes, Dr. Volker Wissing, a MAN Truck & Bus apresentou em maio um protótipo quase em série do seu próximo caminhão elétrico conduzido em público pela primeira vez

- Publicidade -

Uma característica técnica especial do veículo comercial elétrico pioneiro, que será lançado no mercado em 2024, é sua capacidade de carregamento futuro de megawatts.

A ABB E-mobility, fornecedora líder global de soluções de carregamento para veículos elétricos, pretende levar a tecnologia de carregamento de megawatts à maturidade do mercado nos próximos três anos.

- Publicidade -

A MAN e a ABB E-mobility estão, assim, acelerando para a próxima fase da eletromobilidade: capacidade operacional para caminhões pesados ​​de longa distância com autonomia diária entre 600 Km e 800 Km.

Além disso, com seu compromisso inequívoco com a eletromobilidade, as duas empresas estão sinalizando que a indústria está pronta para prosseguir e que os legisladores devem estabelecer a estrutura política para o transporte rodoviário de emissões zero.

“Precisamos descarbonizar o transporte rodoviário de cargas para atingir nossas metas climáticas. Para que isso aconteça, estamos nos concentrando principalmente no aumento do mercado de veículos comerciais favoráveis ao clima e no desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento de alto desempenho correspondente. O projeto que desenvolvemos apoiando a cobrança de alto desempenho para caminhões elétricos na rodovia A2 está fornecendo aprendizados importantes. O importante agora é colocar mais caminhões elétricos na estrada rapidamente. A parceria entre a MAN e a ABB mostra que estamos no caminho certo “, disse o Ministro Federal de Digital e Transporte Dr. Volker Wissing.

- Publicidade -

Durante o test drive do ministro no caminhão elétrico MAN, Alexander Vlaskamp, ​​CEO da MAN Truck & Bus, enfatizou que “acelerar a expansão da infraestrutura de carregamento é a única maneira de alcançar a evolução do transporte e cumprir as metas climáticas”.

Ele também destacou por que a MAN está confiando em powertrains elétricos a bateria para futuras frotas de veículos comerciais livres de carbono: baixos custos operacionais e a melhor pegada energética geral.

“Como parte do Grupo Traton, já estamos participando de uma joint venture com parceiros do setor para desenvolver e operar uma rede de carregamento público de alto desempenho com o objetivo de pelo menos 1.700 pontos de carregamento de eletricidade verde em toda a Europa”, acrescentou Vlaskamp.

Para permitir viagens diárias de longa distância entre 600 Km e 800 Km, o caminhão elétrico MAN, com lançamento previsto para 2024, já está equipado com os pré-requisitos técnicos para futuros sistemas de carregamento de megawatts.

A ABB E-mobility, como fornecedora líder global de soluções de carregamento, pretende lançar esses sistemas de carregamento rapidamente no mercado.

“Nosso objetivo é facilitar a eletromobilidade em todas as áreas. Na ABB E-mobility, trabalhamos no desenvolvimento dos padrões de desempenho correspondentes há muitos anos. O carregamento de megawatts exigirá uma nova tecnologia de energia com mais de 1.000 volts, portanto, segurança elétrica sistêmica e confiabilidade são essenciais nesses níveis de energia e para os casos de uso previsíveis. A ABB E-mobility é o fornecedor ideal para enfrentar esses desafios, pois podemos acelerar significativamente a pesquisa e o desenvolvimento com base em nossas tecnologias existentes. Nossa ambição compartilhada é levar essa nova tecnologia ao mercado no prazo de três anos. No passado, essas fases de desenvolvimento costumavam demorar muito mais”, disse Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.

Um padrão obrigatório e uniforme também é crucial para a introdução da tecnologia de carregamento de megawatts.

A Alemanha poderia estabelecer referências aqui: mais de 20 parceiros da indústria e da ciência, incluindo MAN e ABB, estão trabalhando no projeto de carregamento de alto desempenho (conhecido como “HoLa”, em alemão), que é financiado pelo governo alemão e é o maior primeiro projeto de recarga de megawatts.

Estão sendo construídos dois pontos de recarga de alto desempenho com sistemas de recarga de megawatts (MCS) em quatro localidades ao longo da rodovia federal A2, o projeto pretende servir de base para a expansão nacional.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança