quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Bridgestone e Dow firmam parceria para desenvolver uma tecnologia de selante para pneus

B-SEALS é a primeira tecnologia de selante para pneus à base de silicone que oferece maior mobilidade sem comprometer a sustentabilidade.

A Bridgestone Americas (Bridgestone) e a Dow firmaram uma parceria para desenvolver o B-SEALS, uma tecnologia de selante reciclável à base de silicone.

A solução de mobilidade estendida foi apresentada na Silicone Expo 2022, evento realizado entre os dias 21 e 23 de junho, em Detroit (Estados Unidos) e representa mais de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento entre as duas empresas.

A tecnologia B-SEALS oferece um excelente desempenho como selante em caso de perfuração, sem comprometer o meio ambiente.

Diferentemente dos selantes convencionais, que costumam ser de difícil remoção, este produto à base de silicone pode ser removido de maneira eficiente depois de aplicado, permitindo que o pneu seja reparado e a sua vida útil ampliada.

Pelo fato de oferecer um selante removível e reciclável, a tecnologia B-SEALS também permite a reciclagem do pneu no fim de seu ciclo de vida.

Nos Estados Unidos, aproximadamente um terço dos novos veículos de passageiros vendidos não são equipados com um estepe, o que gera uma maior demanda por soluções de mobilidade estendida como as tecnologias de pneus autosselantes ou run-flat.

Inicialmente, a Bridgestone oferecerá pneus com tecnologia selante B-SEALS aos fabricantes de equipamento original nos Estados Unidos, com o objetivo de reduzir o peso do veículo e aumentar a eficiência geral conforme mais veículos elétricos chegam ao mercado.

“Vislumbramos um futuro em que os pneus sejam os principais promotores da mobilidade sustentável”, diz Nizar Trigui, Chief Technology Officer da Bridgestone Americas e Presidente de Soluções Empresariais do Grupo.

“Além da capacidade autosselante dos pneus após uma perfuração, estamos desenvolvendo tecnologias que enviarão informações em tempo real sobre a integridade do pneu para o motorista ou gerente da frota, de modo que eles possam tomar decisões mais assertivas sobre a manutenção do veículo. Nossa colaboração com a Dow demonstra que estamos usando a inovação e a colaboração para tornar a mobilidade mais segura, eficiente e sustentável”, finaliza o executivo.

“A Dow tem o prazer de comercializar a primeira solução autosselante para pneus à base de silicone do mundo, a fim de oferecer aos passageiros mais segurança, durabilidade, conforto e sustentabilidade”, afirma Charlie Zimmer, Diretor Global de Negócios da Dow Performance Silicones & Specialty Materials.

“Como líderes globais em ciência de materiais, queremos manter uma forte colaboração com a Bridgestone para promover a mobilidade sustentável com a nossa nova solução para pneus, avançando em nossa jornada coletiva para um mundo neutro em emissões de carbono.”

A apresentação do selante para pneus B-SEALS à base de silicone é o mais recente exemplo de como a Bridgestone está trabalhando para cumprir seus compromissos de sustentabilidade: alcançar a neutralidade em emissões de carbono e fabricar pneus com 100% de materiais renováveis até 2050.

Recentemente, a companhia anunciou uma parceria com a LanzaTech para transformar pneus no fim de seu ciclo de vida em novos materiais e, ao mesmo tempo, explorar processos para a criação de borracha sintética sustentável que não dependam de produtos químicos derivados do petróleo.

Além disso, a Bridgestone continua trabalhando em suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de diversificar a oferta de borracha natural do mundo através do uso de guaiúle em seus pneus até 2030.

A colaboração da Bridgestone com a Dow para desenvolver a tecnologia de selante B-SEALS está alinhada ao Compromisso E8 da Bridgestone, que estabelece oito valores (que em inglês começam com a letra “E”) para consolidar o comprometimento da Bridgestone com um mundo mais sustentável.

O selante B-SEALS promove os valores “Extension”, “Ecology” e “Ease” do Compromisso E8 da Bridgestone.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn